

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As figuras a seguir ilustram, simplificadamente, o princípio de funcionamento de um GPS: três satélites, posicionados a distâncias R1, R2 e R3, emitem ondas eletromagnéticas que comunicam a receptores situados na superfície da Terra suas respectivas distâncias ao longo do tempo. Tais satélites perfazem duas voltas por dia na Terra, enquanto satélites geoestacionários demoram um dia para dar uma volta no nosso planeta.

A partir das informações e das figuras apresentadas, julgue os seguintes itens.
Considere que uma onda eletromagnética parta do vácuo e adentre a atmosfera terrestre. Nessa situação, a onda terá sua velocidade reduzida, mas não necessariamente sofrerá desvio em sua direção de propagação
Certo
Errado