

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um cubo de madeira de densidade absoluta de 0,50 g/cm3 e aresta de 30 cm encontra-se em equilíbrio, flutuando na água, a uma temperatura de 25 ºC. Assinale a opção que indica corretamente a altura da parte imersa desse cubo.
Dado: considere a densidade absoluta da água a 25 ºC igual a 1,00 g/cm3.
15 mm.
30 mm.
75 mm
125 mm.
150 mm.
Analise as assertivas a seguir e marque a CORRETA.
Em um movimento circular uniforme a velocidade pode variar.
Um corpo somente estará em repouso se nenhuma força atuar sobre ele.
O Princípio da Conservação da Energia não é obedecido se o atrito for considerado.
Um corpo somente pode estar em movimento se a resultante das forças que atuar sobre ele for diferente de zero.
O empuxo é a força que o fluido faz sobre um corpo mergulhado nele e é igual ao peso desse corpo.
Uma esfera de raio r = 0,30 m, encontra-se submersa numa caixa d’agua de dimensões 4,0 m x 5,0 m x 6,0 m, presa por uma corda ao fundo da caixa, conforme ilustra a figura fora de escala. Sabendo que a tensão na corda vale 1000,0 N, assinale a alternativa que apresenta o valor da massa da esfera.
Considere: π = 3,0; g = 10,0 s2m; ρágua = 1000,0 m3kg

27,0 kg
2,7 kg
18,0 kg
8,0 kg
108,0 kg
A pressão pode ser definida como a relação entre a força exercida na direção perpendicular sobre uma dada superfície e a área da superfície.
Certo
Errado
Em 1643, Evangelista Torricelli, discípulo de Galileu, realizou uma experiência para medir a pressão atmosférica da Terra e conseguiu demonstrar que esta sustentava uma coluna de mercúrio (Hg) de 76 cm ao nível do mar. Para isso ele mergulhou um tubo contendo mercúrio em uma vasilha com o mesmo elemento.
Qual alternativa apresenta uma mudança a ser feita no experimento para indicar um valor diferente do medido por Torricelli, conforme descrito no texto.

Diâmetro do tubo.
Formato do tubo.
Troca do líquido.
Volume da vasilha.
Volume do tubo.

Na figura acima, o Helicóptero SH-16 (Seahawk) é uma poderosa arma de guerra antissubmarina da Marinha do Brasil (MB) capaz de detectar, com o seu sonar de imersão, submarinos que estejam ocultos em profundidades que não ultrapassem os 500 metros. A MB, ao tomar conhecimento da existência de um submarino inimigo em águas jurisdicionais brasileiras envia um desses helicópteros do Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino a fim de tentar detectá-lo. Considere o helicóptero sobre a superfície da água e na mesma vertical do submarino, que se encontra submerso tentando ocultar-se a uma profundidade tal que não haja risco algum a sua estrutura em virtude da pressão externa. Sendo assim, marque a opção que fornece a profundidade máxima a que poderá estar o submarino antes que comece a colapsar (implodir) e informe se o helicóptero terá chance ou não em detectá-lo.
Dados: ρatmostérica = 1 atm = 1 x 105 N/m2 ; g = 10 m/s2; dagua = 103 kg/m3; pressão máxima suportada pelo submarino = 2,6 x 106 N/m2.
150 me terá chance de detectá-lo.
250 me terá chance de detectá-lo.
350 me terá chance de detectá-lo.
450 me terá chance de detectá-lo.
550 me não terá chance de detectá-lo.
Em um tubo em U, colocam-se dois fluidos imiscíveis de densidades distintas, d1 > d2,, como na Figura.

Dadas as diferenças de níveis de altura h1 e h2 , qual a razão entre as densidades d1 / d2 ?
2 h2 /
1+ h2 /
1+ h1 /
(1+ h2 +h1 )/2
1+ h2 h1
Analise a figura abaixo.

A figura acima mostra um objeto flutuando na água contida em um vaso sustentado por duas molas idênticas, de constante elástica desconhecida. Numa situação de equilíbrio, em que esse vaso de massa desprezível, contém somente a água, as molas ficam comprimidas de x. Quando o objeto, cujo volume é 1/30 do volume da água, é inserido no vaso, as molas passam a ficar comprimidas de x'. Sabendo que, no equilíbrio, 60% do volume do objeto fica submerso, qual a razão x'/
1,06
1,05
1,04
1,03
1,02
Para aferir a densidade de combustíveis, um sólido cilíndrico de volume V foi utilizado na construção de um densímetro. Quando flutuando em gasolina, cuja densidade é 750 kg m-3, o volume submerso do sólido é igual a V/5.
A densidade do sólido, em kg m-3 , corresponde a
150
250
300
400
600
Nos fluidos em escoamento, podem estar presentes diferentes tipos de força: inércia, viscosidade, pressão, gravidade, tensão superficial e compressibilidade. A razão entre duas dessas forças quaisquer será adimensional.
Um importante adimensional é o número de Reynolds (Re), que relaciona forças de inércia com força(s) de
compressibilidade
gravidade
pressão
tensão superficial
viscosidade
Um cilindro maciço de densidade ρ, raio r e altura h é parcialmente imerso em um fluido de massa específica μ, como mostra a Figura abaixo.

O cilindro é mergulhado a uma profundidade y<h, sem tocar no fundo e, em seguida, é levemente solto.
Considerando que:
• todas as grandezas envolvidas são pertencentes ao SI (Sistema Internacional de Unidades);
• os efeitos de massa adicional e de amortecimento são desprezíveis; e
• o cilindro se mantém na vertical durante todo o tempo, a frequência natural do cilindro é,
[(h.ρ) /
[(h.ρ) /
[(π.μ.g) /
[(μ.g) /
[(μ.g) /
Se trocarmos um combustível de massa específica de 0,73 g/cm3 por outro de massa específica 0,77 g/cm3, qual será o aumento de peso, em newtons, observado no tanque de combustível de 50 litros?
Dado
Aceleração da gravidade: 10m/s2
2
20
365
385
527
Quando uma pessoa que está deitada e levanta-se rapidamente, há uma queda de pressão arterial na cabeça, devido à diferença de altura entre o coração e a cabeça. Isso faz com que ocorra uma diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, causando tonturas. Considerando a densidade do sangue igual a 1,0 g/cm3, a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2 e a diferença de altura entre a cabeça e o coração da pessoa igual a 40 cm, a diferença de pressão hidrostática entre o coração e a cabeça é
4,0 × 100 Pa.
2,5 × 102 Pa.
2,5 × 103 Pa.
Considere a situação na qual a água se move a uma velocidade de 4,00 m/s em um encanamento cuja seção reta é de 4,00 cm2 . A água desce gradualmente 10,0 m, enquanto a seção reta do encanamento aumenta para 8,00 cm2. A partir destas informações e considerando a água como um fluido ideal, podemos afirmar que a variação da pressão no encanamento depois da descida será de:
1,03 × 105 Pa
1,06 × 105 Pa
1,12 × 105 Pa
1,30 × 105 Pa
1,60 × 105 Pa
A energia que pode ser obtida a partir do curso de água, podendo ser aproveitada por meio de um desnível ou uma queda d'água, é denominada de
biomassa.
maremotriz.
geotérmica.
eólica.
hidráulica.
Um número adimensional muito importante para o estudo de fluidos em movimento é o Número de Reynolds (Re). Ele é construído a partir dos valores da densidade do fluido ρ (em kg/m3), da velocidade típica do fluido V (em m/s), da viscosidade do fluido μ (em Pa.s) e de um comprimento típico do problema L (em m).
A forma correta do número de Reynolds será dada por
(ρVL)/μ
μ2/
(ρV)/(Lμ)
ρ+V+L+μ
ρV2/
Marque a opção correta sobre a água.
É inodora pois não tem cor.
Quando passa do estado líquido para o estado de vapor ocorre o fenômeno da condensação.
Só está em condições de ser ingerida se for destilada.
É uma substância polar conhecida como solvente universal.
A água que brota das fontes do subsolo chama-se água potável.
Um determinado corpo é suspenso por um dinamômetro e totalmente mergulhado em um fluido de massa específica desconhecida, sendo ρc a massa específica do corpo, ρF a massa específica do fluido, w o peso e wap o peso aparente.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a correta expressão para a massa específica do corpo.
Na figura acima, o Helicóptero SH-16 (Seahawk) é uma poderosa arma de guerra antissubmarina da Marinha do Brasil (MB) capaz de detectar, com o seu sonar de imersão, submarinos que estejam ocultos em profundidades que não ultrapassem os 500 metros. A MB, ao tomar conhecimento da existência de um submarino inimigo em águas jurisdicionais brasileiras envia um desses helicópteros do Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino a fim de tentar detectá-lo. Considere o helicóptero sobre a superfície da água e na mesma vertical do submarino, que se encontra submerso tentando ocultar-se a uma profundidade tal que não haja risco algum a sua estrutura em virtude da pressão externa. Sendo assim, marque a opção que fornece a profundidade máxima a que poderá estar o submarino antes que comece a colapsar (implodir) e informe se o helicóptero terá chance ou não em detectá-lo.
Dados: Patmostérica = 1 atm = 1 x 105 N/m2 ; g = 1 O m/s2 ; dágua = 103 kg/m3 ; pressão máxima suportada pelo submarino = 2,6 x 106 N/m2 .
150 m e terá chance de detectá-lo.
250 m e terá chance de detectá-lo.
350 m e terá chance de detectá-lo.
450 m e terá chance de detectá-lo.
550 m e não terá chance de detectá-lo.
Um grande tanque de água, aberto no topo, tem dois orifícios que vertem o jato d’água, verticalmente, para cima. O primeiro orifício (A) está a uma distância h abaixo da superfície da água e outro orifício (B) está a uma distância 4h abaixo. Tomando como referências as posições dos respectivos orifícios, verifica-se que

o jato do primeiro orifício (A) alcança altura h e o jato do segundo orifício (B) alcança altura 3h.
o jato do primeiro orifício (A) alcança altura h/2 e o do segundo orifício (B) alcança altura 1,5h.
o jato do primeiro orifício (A) alcança altura h/2 e o do segundo orifício (B) alcança altura 3h.
o jato do primeiro orifício (A) alcança altura h e o do segundo orifício (B) alcança altura 4h.
o jato do primeiro orifício (A) alcança altura h e o do segundo orifício (B) alcança altura 1,5h.