

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Dois fios condutores retilíneos idênticos, vistos em corte na figura acima, transportam corrente elétrica de mesmo valor em sentidos contrários. No fio 1, a corrente está subindo e saindo do papel e no fio 2 entrando. O vetor campo magnético, produzido por essas duas correntes elétricas, no ponto P é representado por
![]()
![]()
![]()
![]()
campo magnético é nulo no ponto P.
Considerando que, na situação descrita no texto, no instante t, a carga q ainda se encontra na presença dos campos elétrico e magnético e que t = 0 é o instante em que a onda atinge a carga, a força magnética F m que atua nessa carga é dada por




Com relação ao eletromagnetismo, assinale a alternativa incorreta.
A lei de Ampère é válida apenas para correntes contínuas.
A lei de Biot-Savart descreve o campo magnético produzido por um elemento de corrente.
Campos magnéticos surgem de cargas móveis, ou seja, a partir de correntes.
O sinal negativo na lei de Faraday não se relaciona com o sentido da força eletromotriz induzida.
A lei de Lenz afirma que a da força eletromotriz induzida está em um sentido que se opõe, ou tende a se opor, à variação que a produz.
A, D, G e J representam, respectivamente, raios cósmicos, ultravioleta, micro-ondas e VLF.






Uma partícula com carga Q1 = 1 x 10-6 C interage em um dado instante com uma partícula com carga Q2 = -2 x 10-6 C, e a separação entre estas é de 0,3 m. Nesta configuração, a força de interação entre estas duas partículas é
atrativa e tem módulo 0,9 N.
repulsiva e tem módulo 0,2 N.
repulsiva e tem módulo 0,9 N.
atrativa e tem módulo 0,2 N.
atrativa e tem módulo 1,0 N.

Pode(m) representar os campos eletromagnéticos de uma onda eletromagnética plana monocromática propagando-se no vácuo em uma região sem cargas e correntes:
B, E e H representam, respectivamente, raios X, luz visível e ondas de rádio.





C, F e I representam, respectivamente, infravermelho, ondas de rádio e raios X.
Em um transformador ideal, que converte 120V em 12V, se o enrolamento no primário contém 1000 espiras, é correto afirmar que, no secundário, a corrente é
contínua, e seu enrolamento possui 100 espiras.
alternada, e seu enrolamento possui 120 espiras.
alternada, e seu enrolamento possui 12 espiras.
alternada, e seu enrolamento possui 100 espiras.
contínua, e seu enrolamento possui 120 espiras.

A partir da Lei de Gauss, podemos afirmar que










O vetor campo magnético terá direção perpendicular ao plano definido pelos vetores força magnética e velocidade da partícula, e seu sentido, com referência à figura mostrada, será aquele que atravessa a folha de baixo para cima.
A figura mostra alguns trechos das linhas de um campo eletrostático. Nela, estão marcados os pontos A, B e C, e a linha tracejada AC é perpendicular às linhas de campo que a interceptam.

Denotando por VA, VB e VC os potenciais eletrostáticos nos pontos A, B e C, respectivamente, podemos afirmar que