

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As assertivas a seguir trazem possíveis relações das temáticas tratadas no texto com assuntos trabalhados na geografia escolar.
I – Hidrologia: o comprometimento das reservas de aquíferos subterrâneos, em decorrência do avanço da agricultura de subsistência nas áreas centrais do país.
II – Dinâmica econômica do Brasil: a relação entre os complexos regionais brasileiros e a interferência mútua das atividades agrárias e urbanas.
III – Dinâmica climática do Brasil: a interferência da cobertura vegetal na formação de “rios voadores”, garantindo o regime de chuvas em regiões interioranas.
IV – Formação territorial do Brasil: a importância das reservas indígenas como unidades de preservação ambiental e sociocultural.
V – Poluição atmosférica: efeito da aceleração do processo de urbanização nas bordas mais setentrionais do país.
Tendo em vista a consistência teórica, assinale a alternativa em que estão presentes as assertivas com temas e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula.
II, III e IV.
II, IV e V.
I, III e IV.
I, II e V.
“[...] expandiram suas economias e se industrializaram, com a participação de capital japonês e dos Tigres Asiáticos. [...] o processo de crescimento dos Novos Tigres foi um pouco mais modesto do que o dos primeiros. Os Novos Tigres são menos avançados do ponto de vista tecnológico, a mão de obra é menos qualificada e são menos competitivos no mercado mundial”.
(ALMEIDA, Lucia Marina Alves de; TIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da Globalização. (Volume 1, 2 e 3) São Paulo: Ática, 2010. p.200)
Quais países pertencem aos Novos Tigres Asiáticos?
Camboja, Laos, Nepal e Vietnã.
Filipinas, Indonésia, Malásia e Tailândia.
Coréia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan.
Bangladesh, Coréia do Norte, Mianmar e Sri Lanka.
Paul Singer foi um economista e professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Contemporâneo de Fernando Henrique Cardoso, faleceu em 2018. Trazidos da Europa, o objeto de estudo e a atuação de Singer são um tipo de economia que, entre outras coisas, funciona em rede. Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de economia.
Economia globalizada.
Economia doméstica.
Economia solidária.
Economia centralizada.
Economia digital.
O MERCOSUL é um bloco econômico constituído por países da América do Sul e que embora tenha atingido significativo nível de integração econômica ainda é classificado como:
União Integral.
União Fiscal.
União Monetária.
União Aduaneira.
União Providencial.
Tratando-se da Região geoeconômica do Nordeste é CORRETO afirmar:
A Região Nordeste por ter sido a ultima região do Brasil a ser povoada, tem uma densidade demográfica baixa e é considerada atualmente uma das menos desenvolvidas do país e por isso que apresenta um PIB inferior 200 bilhões.
Região Nordeste aparece como a maior, mais rica e que tem o maior PIB do Brasil tornando-a assim a região mais importante economicamente e politicamente.
A região geoeconômica do Nordeste abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, ficando de fora dessa regionalização o leste do Maranhão e o norte de Minas Gerais.
A indústria é mais forte e diversificada em regiões metropolitanas, destacando-se à produção de aços especiais, produtos eletrônicos, equipamentos para irrigação, navios, cascos para plataformas de petróleo, automóveis, baterias e produtos petroquímicos. A região também tem suas bases econômicas fincadas na produção de petróleo.
Para uma melhor compreensão da homogeneidade do complexo regional nordestino, foi realizada apenas uma divisão que leva em consideração os aspectos naturais.
O Extrativismo é o processo de extração de recursos naturais de um ambiente para serem utilizados como alimentos e matérias-primas, sem que haja cultivo prévio. Ocorre, em suma, sem controle e sem preocupações com a conservação da vegetação nativa, provocando sérios problemas ambientais e até a extinção de espécies, tanto da flora quanto da fauna, que dependem desses recursos. O Extrativismo está presente em nosso país desde o período de colonização, sendo que os principais extrativismos vegetais da História do Brasil foram
palmito e peroba.
pau-brasil e látex de seringueira.
castanha-do-pará e açaí.
jatobá e babaçu.
carnaúba e Buriti.
Como se sabe, a África é rica em recursos naturais, produtos valorizados no comércio internacional. Problemas como infraestrutura precária, dificuldades de acesso à agua, corrupção e impacto de doenças como a Aids e a malária na população em idade economicamente ativa são obstáculos ao desenvolvimento de um comércio internacional mais intenso. Contudo, o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais com os países emergentes contribuiu, há cerca de dez anos, para a remodelação das dinâmicas regionais em curso no continente. Entre os países que ampliaram as relações com a África, pode-se citar:
o Brasil e o Reino Unido.
o Brasil e a China.
a França e a China.
a Índia e o Reino Unido.
o Japão e a França.

“Eu sou Favela”
Bezerra da Silva
Em defesa de todas as favelas do meu Brasil,
aqui fala o seu embaixador"
A favela, nunca foi reduto de marginal
A favela, nunca foi reduto de marginal
Ela só tem gente humilde Marginalizada
e essa verdade não sai no jornal
A favela é, um problema social
A favela é, um problema social
Sim mas eu sou favela
Posso falar de cadeira
Minha gente é trabalhadeira
Nunca teve assistência social
Ela só vive lá
Porque para o pobre, não tem outro jeito.
Apenas só tem o direito
A um salário de fome e uma vida normal.
A favela é, um problema social
A favela é, um problema social
O processo de favelização das cidades brasileiras realiza-se em virtude de vários fatores entre eles está:
A má distribuição de renda, marginalização de uma parcela da sociedade e urbanização acelerada e desordenada.
da falta de Mobilidade urbana, resultado do contexto histórico e resultados da formação dos quilombolas.
da ausência de espaços nas cidades, prevalência das áreas de morros, condições da paisagem natural.
da carência dos recursos públicos, violência urbana, e das condições sócio espaciais.
da desinformação da população sobre a disponibilidade de empregos, falta de identidade com o lugar e preferencia da população pelas áreas de morros
Nos países centrais do sistema capitalista, a democratização do acesso a terra, a reforma agrária, foi uma das principais políticas para destravar o desenvolvimento social e econômico, produzindo matéria prima para a nascente indústria moderna e alimentos para seus operários. No Brasil, nem mesmo as transformações politicas e econômicas para o desenvolvimento do capitalismo foram capazes de afrontar a concentração de terras. Ao longo de cinco séculos de latifúndio, também foram travadas lutas e resistências populares. Marque a alternativa CORRETA no tocante à organização dos camponeses brasileiros relativo ao período de 1945 a 2008.
I. No período de 1945 -1957 houve a ocorrência de diversos conflitos de terra envolvendo milhares de camponeses em importantes regiões do país entre eles: revolta dos posseiros, em Teófilo Otoni (MG); revolta de Porecatu (PR); Revolta de Trombas e Formoso (GO), revolta do Sudoeste do Paraná, dentre outras;
II. No período de 1954 - 1964, ressurgimento das Ligas camponesas e expansão para Pernambuco e mais dezesseis estado. Incremento da luta por uma reforma agrária radical;
III. No ano de 1964 durante o golpe militar, foi o período que os movimentos camponeses foram mais fortalecidos no Brasil;
IV. No ano de 1984 houve a Fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), em Cascavel (PR), com representação de dezesseis estado;
V. A partir da década de 1990, a questão do uso da terra, voltou a ser o centro das atenções do governo e da sociedade, entretanto, não houve articulação de novos movimentos autônomos no Brasil.
Os Itens I, III e V estão corretos;
OS Itens I, II e IV estão corretos.
Os Itens III, IV e V estão corretos;
Os Itens II, III, e V estão corretos;
Apenas III e V estão corretos;
E o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matérias-primas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos. Isso significa uma área:
do setor primário;
do setor secundário;
do setor terciário;
nenhum das anteriores;
todas as anteriores.
"[...] é a junção de empresas do mesmo ramo (horizontal) ou de ramos diferentes (vertical, desde a matéria-prima até a venda) em uma organização empresarial com a finalidade de dominar e pressionar o mercado de um produto ou serviço, eliminando a concorrência".
(TERRA, L.; ARAÚJO, R.; GUIMARÃES, R.B. Conexões: Estudos da globalização. São Paulo: Moderna, 2010. p.90)
O texto descreve as características da concentração financeira denominada
cartel.
truste.
holding.
fordismo.
A respeito das relações de trabalho na agropecuária brasileira são feitas as afirmações:
I. Apesar da situação perdurar há muitas décadas, os trabalhadores migrantes são contratados temporariamente para períodos de colheita e, até hoje não existe uma regulamentação adequada para o trabalho temporário.
II. A especialização e a concentração produtiva estão discriminando a força de trabalho rural. A nova configuração da estrutura produtiva rural está contribuindo para aumentar a utilização da força de trabalho rural, ou seja, há uma situação de pleno-emprego no campo, o que tem garantido a melhoria sensível das condições de vida do trabalhador rural.
III. A modernização tecnológica da agropecuária brasileira expandiu-se para todo o processo produtivo, resultando em crescente profissionalização do setor: surgem novas atividades, muitas das quais vinculadas à produção, mas exercidas na zona urbana.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
I.
I e II.
II.
As mudanças recentes no cenário econômico global – com a adoção de políticas mais favoráveis à circulação do capital internacional – beneficiaram tanto a entrada de investimentos de empresas estrangeiras no Brasil quanto a saída de corporações brasileiras para o exterior.
Roberto Alexandre Zanchetta Borghi (pesquisador bolsista da Fapesp).
A respeito do tema abordado no texto e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.
A crise econômica de 2008, que atingiu fortemente a indústria das economias centrais, permitiu ao Brasil aumentar velozmente sua capacidade produtiva em função dos capitais que aqui chegaram.
Com a forte retração do mercado interno de bens de consumo duráveis no Brasil, em especial entre 2004 e 2010, a isenção de impostos para o setor automobilístico permitiu a entrada de mais capitais e a sua recuperação.
A volatilidade dos fluxos de capital internacional acentuou‐se nas últimas décadas, verificando‐se, no Brasil, a entrada maciça de capitais produtivos e, em decorrência de novas medidas governamentais, a quase ausência de entrada de capitais especulativos.
O aumento das taxas de juros em países centrais, como os Estados Unidos, representa fator de estímulo à indústria brasileira, uma vez que, nesse caso, investir em países emergentes se torna mais atrativo para o capital, tanto o produtivo quanto o especulativo.
Grande parte dos lucros das montadoras de automóveis instaladas no País é remetido de volta a seus países de origem, notadamente em momentos de crise.
Leia o fragmento textual a seguir:
Governo arrecada R$ 12,13 bilhões com leilão de 4 (quatro) usinas hidrelétricas. Todas as usinas foram vendidas por valor 9,73% acima do lance inicial; grupo chinês levou usina de São Simão, o maior negócio, por R$ 7,18 bilhões.
(fonte adaptada: g1.com>acesso 15 de março de 2018)
Assinale a alternativa CORRETA em relação as usinas hidrelétricas.
É gerada a partir de coletores solares que ao captar a energia provinda do Sol.
Tem como fonte de produção a força da água em movimento.
É resultante da combustão de materiais de fontes não renováveis, por exemplo, carvão, petróleo e gás natural, e também outros de fontes renováveis como a lenha e o bagaço de cana.
Tem como fonte de produção a força dos ventos para movimentar enormes aerogeradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica.
É gerada a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio, que se divide em duas ou mais partículas, liberando uma grande quantidade de energia.