

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em uma frase curta – e resumida – podemos afirmar que Geografia é o estudo do espaço geográfico. E este espaço é o local onde vivem os seres humanos. E a base geográfica é formada por alguns conceitos que criam toda uma possibilidade de análise deste “espaço geográfico”. Sobre estes conceitos específicos da Geografia, analise as assertivas abaixo:
I. As paisagens naturais derivam de uma composição particular de elementos, como o clima, o relevo, os tipos de solo e a vegetação. Essas características naturais mudam conforme o tempo passa e, em consequência, as paisagens naturais estão sempre se modificando, mesmo que geralmente tais transformações ocorram de modo lento e pouco perceptível.
II. As paisagens humanizadas ou antrópicas exibem o resultado de diversas intervenções das sociedades sobre a superfície terrestre ao longo do tempo. Elas são resultado do trabalho social, assim como da organização da produção da vida coletiva realizada por gerações que, por meio das técnicas disponíveis em cada época, constroem objetos úteis de acordo com seus objetivos.
III. Quando estudamos conceitos básicos de Geografia podemos afirmar que “região” e “território” apresentam o mesmo significado – a representação de uma unidade territorial com características próprias, capazes de diferenciá-las de um todo.
IV. A distinção entre paisagens humanas e as paisagens naturais torna-se cada vez mais difícil em virtude da ampla atuação humana sobre a superfície da Terra. Muitos estudiosos, inclusive, afirmam que já não existem mais paisagens naturais no planeta, pois toda a superfície terrestre possui, de alguma maneira, a interferência da ação humana e sofre, em diferentes intensidades, impactos dessa ação.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
O texto faz menção a um modelo de industrialização característico de países como Brasil, México e Argentina, em que se buscava obter a capacidade de produzir internamente bens antes importados, o que se tornou um empecilho para o comércio externo regional.
Certo
Errado
A territorialidade é definida pela relação com o espaço, manifestando-se na escala mais próxima do vivido.
Certo
Errado
Sobre o processo de desenvolvimento da estrutura regional do estado de Mato Grosso, analise as proposições.
I- O processo de modernização da ocupação do estado de Mato Grosso foi todo custeado pelas empresas de colonização, que instalaram a infraestrutura necessária para tal fim, bem como disponibilizaram políticas creditícias e incorporaram novos espaços ao processo produtivo.
II- Do ponto de vista social, a atuação estatal foi desastrosa, uma vez que foi responsável pelos processos de concentração fundiária e de produção, que por sua vez desencadearam os conflitos pela posse da terra por parte dos expropriados.
III- A tendência para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso é a continuidade de expansão da fronteira agrícola com monoculturas de exportação.
IV- O território mato-grossense é resultado de um conjunto de espaços geográficos moldados ao longo do processo de formação econômico-social do país, posto em prática de forma efetiva a partir do século XVIII.
Estão corretas as proposições
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
O professor Milton Santos (Milton de Almeida Santos) nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, no dia 03 de maio de 1926. Em entrevista ao Prof. Dr. Délio Mendesiii (1998), é descrito como geógrafo e livre pensador brasileiro; homem amoroso, afável, discreto e combativo. Em uma de suas obras, Por uma geografia nova (1978) , o conceito de espaço é central e compreendido como:
Um conjunto de instituições públicas que são responsáveis pela administração de um território, que procura atender e resolver os interesses e desejos de sua população.
Um conjunto de formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações que estão acontecendo e manifestam-se através de processos e funções.
Um conjunto de ideias em comum, que podem ser culturais, religiosas ou até mesmo econômicas transcendendo as fronteiras territoriais de determinada área.
Um conjunto de características que se encontram num território delimitado por fronteiras, dominado por um Estado e com características físicas, naturais, econômicas, sociais e culturais.
Um dos mecanismos de gestão territorial mais usados para um país é propor novas divisões político administrativas. Regiões e Estados podem passar, frequentemente, em decorrência das mudanças de atividades econômicas empreendidas, por proposições que resultem na melhora da gerência daquela porção territorial. Analise o trecho da reportagem publicada pelo Senado Federal em 2021:
Pedido de vista coletivo adiou a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (17), do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 508/2019, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós. A proposta deve voltar à pauta do colegiado na próxima reunião. O assunto volta a ser analisado pelos parlamentares dez anos depois da realização do plebiscito sobre a divisão do estado do Pará em três: Pará, Carajás e Tapajós. Na época, a população rejeitou o desmembramento. O novo plebiscito, se aprovado, consultará os eleitores sobre a criação do estado de Tapajós mediante desmembramento do território compreendido por 23 municípios situados a oeste do estado atual, entre eles, Santarém. O relator, Plínio Valério (PSDBAM), defende a criação do novo estado. Segundo ele, o movimento de emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos. O senador apontou que a região conta com importante produção de cacau, além de minérios, mas a “pujança” econômica não é revertida em serviços públicos para a população — Esses municípios reclamam autonomia porque não têm as benesses dessa pujança. Essa gente quer partilhar dessa riqueza — disse.
(Fonte: Agência Senado, 2021. Disponível em: Adiadas votações de projetos sobre criação do estado de Tapajós e Lei Geral do Esporte — Senado Notícias
Assinale a alternativa correta sobre a proposta de nova divisão territorial do Pará.
Favorece o estado paraense na Região Metropolitana de Belém, uma vez que a fundação de Carajás direcionaria as atividades econômicas (minerárias) para o entorno da capital.
Impede que outras áreas do atual limite paraense se desenvolvam, pois concentrará as atividades econômicas somente em Carajás (Oeste do Pará), onde atualmente há pouco desenvolvimento econômico.
Impactará na recentralização de projetos econômicos territoriais do setor primário (agropecuário e minerário), concentrando atividades pastoris em Carajás e extrativas em Tapajós.
Cria diversos litígios no Estado, já que limita parte da bacia do Rio Amazonas no Estado de Tapajós e Carajás, somente, impactando na capacidade de irrigação e, consequentemente, na produtividade agrícola.
Modifica profundamente a estrutura espacial do entorno de Belém, já que elegerá como foco outras áreas do Estado, criando tendência de urbanização de cidades como Santarém (Carajás), diminuindo a importância de Belém.
A Amazônia do século XXI é muito mais do que um ícone de representação simbólico-cultural em termos de seu valor como natureza e cultura e para o equilíbrio do planeta. Ela representa uma fronteira para a ciência e a tecnologia, em uma era marcada pelo avanço da biotecnologia e da engenharia genética.
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
(_) A união dos laboratórios mais avançados aos conhecimentos das populações tradicionais permitirá a identificação dos principais ativos existentes nos complexos ecossistemas tropicais.
(_) O conhecimento das comunidades tradicionais, cujas atividades econômicas possuem forte dependência dos recursos naturais, deve ser valorizado como conhecimento empírico.
(_) A Amazônia deve ser vista como um mosaico de ambientes e sociedades que, além da riqueza natural, abriga uma diversidade cultural a ser incorporada pela ciência.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
V – V – V.
V – F – V.
V – V – F.
F – V – V.
F – V – F.
Leia o trecho a seguir.
"A teoria gravitacional do comércio, elaborada pelo Prêmio Nobel de Economia Jan Tinbergen (...), explica com quem as nações comercializam. O nome é uma analogia clara à teoria da gravidade, da física, em que quanto maior é um corpo e mais próximo está em relação a outro, maior é a força gravitacional que o primeiro aplica no segundo."
JARDEWESKI, C. F.; FROTA, A. F. M. Espaço geográfico global. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 186 (Adaptado)
Considerando-se essa teoria aplicada ao comércio internacional, é correto afirmar que (,)
I – quanto maior é a economia de uma país e quanto mais próximo esse país se encontra de outro, maior é o fluxo de transações comerciais entre eles.
II – proximidade e similaridades linguísticas e históricas podem fortalecer laços culturais entre dois países.
III – para se criar uma balança comercial favorável é economicamente viável o país produzir aquilo de que precisa.
IV – a Divisão Internacional do Trabalho atual apresenta o protecionismo alfandegário imposto pelos países.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
Na Geografia, a análise marxista não desapareceu (assim como não desapareceram as chamadas Geografias Tradicional e Quantitativa), mas adquiriu outras nuanças. De uma certeza de que o espaço socialmente determinado constituía o cerne da análise geográfica, foram surgindo outras formulações, marxistas e não marxistas, ora elegendo como objeto de estudo ________ como espaço subjetivo vivenciado pelo sujeito, ora ________ como expressão de domínio de grupos de poder, provocando o fortalecimento da análise geopolítica na Geografia.
(CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos, 2003, p.18. Adaptado).
As lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por dois conceitos basilares da Geografia:
o território … o lugar
o território … a paisagem
o lugar … o território
a paisagem … o lugar
o lugar … a região
Santa Catarina localiza-se ao sul do Brasil e tem cerca de 95,4 mil km2 de extensão, segundo informações do governo do Estado.
Sobre o território catarinense, é correto afirmar:
1. É o menor Estado em território da Região Sul do país.
2. Divide-se em apenas duas regiões: litoral e oeste.
3. A capital catarinense situa-se na região litorânea.
4. O Estado faz fronteira com o Rio Grande do Sul, o Paraná e a Argentina, além do Oceano Pacífico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Em qual das cinco regiões nas quais o Brasil está divido se encontra o estado de Santa Catarina?
Região centro-sul.
Região sul.
Região sudeste.
Região sudoeste.
O conceito de paisagem constitui-se num dos mais emblemáticos e instigantes dentre aqueles considerados como fundantes do pensamento geográfico. Sobre esse conceito, é CORRETO afirmar que:
Paisagem é uma palavra moderna e remonta à história da sistematização do pensamento geográfico.
Paisagem é um conceito de uso corrente na cultura, nas artes e na arquitetura e a geografia apropriou-se para fundamentar os seus conteúdos.
Paisagem é uma palavra de uso corrente milenar e a geografia deu a esta o status de um conceito científico.
Paisagem, nas diversas correntes do pensamento geográfico, refere-se ao espaço, com todos os seus atributos naturais e culturais, delimitado pelo alcance da visão.
Paisagem é um conceito típico da geografia tradicional, portanto, negligenciado nos estudos da geografia contemporânea.

Um dos pontos turísticos estadunidenses é o Monte Rushmore, local onde estão esculpidos os rostos dos presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.
Localiza-se no estado americanos de:
São Francisco.
Oklahoma.
Nebraska.
Óregon.
Dakota do Sul.
O território brasileiro é extenso e composto por 5 regiões, cada qual com seus estados e municípios.

Fonte: https://www.mapasparacolorir.com.br/mapa/brasil/brasil-regioes. png . Adaptado.
Considerando os estados brasileiros que compõem cada uma das regiões destacadas no mapa, associe o município capital do Estado à respectiva região a que ele pertence.
CAPITAIS
1 - Vitória
2 - Sergipe
3 - São Luís
4 - Florianópolis
5 - Campo Grande
REGIÕES DO BRASIL
( ) Sul
( ) Norte
( ) Sudeste
( ) Nordeste
( ) Centro-Oeste
A sequência correta dessa associação é
1, 5, 3, 4, 2.
2, 1, 5, 3, 4.
3, 2, 4, 5, 1.
4, 3, 1, 2, 5.
Analise as afirmativas abaixo a respeito do Monte Everest.
1. Localiza-se na Ásia.
2. Encontra-se na Europa.
3. É considerado o ponto mais alto do planeta, com aproximadamente 8.800 metros de altura.
4. Situa-se na cordilheira Himalaias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
“Os conceitos contribuem para a Educação Geográfica e desempenham um importante papel na formação do raciocínio espacial dos alunos”.
(ADAS, Melhem. Os conceitos-chave da Geografia.
Expedições geográficas - 6. Ed. Moderna, 2014)
O conceito geográfico relacionado com o espaço percebido e vivido, dotado de significado, envolvendo em primeiro plano a dimensão cultural-simbólica, denomina-se:
rede
lugar
paisagem
espaço-geográfico
Lugar consiste em uma dimensão do espaço geográfico próximo, na qual uma relação de identidade é estabelecida.
Certo
Errado
Analise as afirmativas a seguir:
I. O solo alóctone é o solo desenvolvido a partir de material de origem proveniente das rochas imediatamente subjacentes. Em contraposição, temos os solos não alóctones (ou autóctones), que são aqueles gerados a partir de sedimentos transportados de outras áreas.
II. O termo ESPAÇO GEOGRÁFICO é utilizado pela Geografia apenas para caracterizar o lugar que não sofreu qualquer modificação no meio ambiente feita pelos humanos ao longo da história.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Assinale a afirmativa INCORRETA com relação ao município de Paranatama:
Durante muito tempo teve a denominação de “Serrinha”, em razão da existência da serra do Catimbau no seu território.
Pelo Decreto-Lei n.º 92, de 31 de março de 1938 (Já na categoria de Vila), passou a chamar-se “Itacoatiara”.
Ganhou o nome de “Itacoatiara”; em homenagem a uma árvore típica do município, que recebe o mesmo nome.
Pelo Decreto-Lei n.º 952, de 31 de dezembro de 1943, que estabeleceu a divisão territorial judiciário-administrativa do Estado, teve seu topônimo mudado para Paranatama.
Em 04 de fevereiro de 1964, foi elevada à categoria de cidade.
As discussões pautadas na relação entre Geografia e gênero vêm ganhando contornos cada vez mais amplos e profundos nas últimas décadas. Uma das categorias de análise bastante utilizada nesses estudos é o território. Seu uso se torna pertinente, visto que o território
deve ser entendido, também, através da apropriação que incorpora uma dimensão simbólica e indenitária.
pode ser percebido como o meio utilizado e, também, transformado pelas atividades humanas.
deve ser apreendido, unicamente, por meio de um domínio ou controle politicamente estruturado.
pode ser compreendido por meio da delimitação espacial, seja municipal ou estadual.
pode ser interpretado como o espaço onde as pessoas vivem, mantêm suas relações e, ainda, estabelecem vínculos afetivos.