

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Tendo em vista os aspectos geográficos do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
A Divisão Regional do Brasil consiste no agrupamento de Estados e Municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do País e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos.
A Caatinga é o ecossistema predominante no nordeste do Brasil. Sua vegetação típica é seca e espinhosa, por causa da falta de chuvas durante grande parte do ano. Porém, quando chega o período de chuvas, as folhagens voltam a brotar e a paisagem fica mais verde.
A Região Centro-oeste é a quarta maior área e a primeira em população. Seu clima típico é tropical, mas nas regiões mais altas há o tropical de altitude (mais ameno). Ambos tem verão chuvoso e inverno seco. A vegetação predominante é a Mata Atlântica, devastada pela ocupação da região.
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e é composta por diversos ecossistemas: além da floresta úmida de terra firme, apresenta diferentes tipos de matas, campos abertos e até espécies de cerrado. Além disso, é de fundamental importância para o equilíbrio da Terra, pois seus rios representam cerca de 20% das reservas de água doce do planeta.
Durante seu movimento anual orbital em torno do Sol, o eixo de rotação da Terra não permanece exatamente apontando para uma mesma direção do espaço. A Terra, num período de cerca de 26 mil anos, realiza um movimento no qual seu eixo parece descrever, aproximadamente, a superfície de um cone em torno de uma direção fixa no espaço. Por causa desse movimento, o pólo norte do eixo da Terra aponta para direções diferentes com o passar do tempo. Se o eixo apontar para uma estrela, ela passa a se chamar Estrela Polar. As chamadas estrelas polares variam com o tempo.
Disponível em: http://www.iag.usp.br. Acesso em 26 abr. 2019 (adaptado).
No texto acima é descrito o:
Assinale a alternativa que corresponde a abrangência do neotrópico:
O Neotrópico ocorre do México Central ao Sul do Brasil, as Ilhas do Caribe e quase toda a américa do Sul.
O Neotrópico ocorre do México Central ao Sul do Brasil, incluindo a América Central, as Ilhas do Caribe e toda a américa do Sul.
O Neotrópico ocorre do México Central ao Sul do Brasil, incluindo a américa Central, as Ilhas do Caribe.
O Neotrópico ocorre do México Central ao Sul do Brasil, incluindo a América Central, as Ilhas do Caribe e quase toda a América do Sul.
Todas as alternativas estão incorretas.
É uma das expressões relacionadas ao aspecto espacial do processo de urbanização da sociedade, sendo esta caracterizada como um sistema integrado e articulado de cidades em um determinado território. Esta é a definição de
conurbação
megalópole
crescimento demográfico.
tecido urbano.
rede urbana.
O conceito de lugar para a geografia está, nas principais abordagens, vinculado a uma análise compreensiva e, portanto, não objetiva e nem racionalista da realidade. Nesse sentido, ele se articula a partir da relação ou compreensão do ser diante do espaço geográfico, ou seja, o lugar é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas. Assinale a alternativa CORRETA que se refere ao lugar.
O lugar pode ser visto através de dois ângulos distintos, onde lugar pode ser entendido como ocupar um ponto na rede para estar inserido na geopolítica ou pode ser compreendido como pertencimento espaço vivido.
O lugar esta relacionado à acumulação de capital e sua influência nas relações sociais, isto é, além da construção social compreendido como localização.
O lugar que dá o tom da diferenciação do espaço do homem e não do capital em nosso tempo.
O lugar tem muitos significados que são atribuídos pelas pessoas e traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afetivos e subjetivos que racionais e objetivos: uma praça ou uma rua onde se brinca desde a sua infância, o alto de um morro de onde se observa a cidade.
O lugar é o ponto de referência, o fruto da rede, e que sob uma nova visão política “a corrida para incluir um lugar na rede, a um só tempo, aproxima e afasta os homens hoje”.
De acordo com MORAES, o termo “espaço vital” está relacionado a:
Marx.
Koppen.
Ratzel.
Hegel.
É o terceiro continente mais extenso da Terra com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados. É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo. Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Esse continente é a:
Ásia.
Europa.
África.
América do Sul.
América do Norte.
Assinale a alternativa CORRETA referente à divisão do espaço brasileiro segundo o IBGE.
As Regiões Geográficas Imediatas substituem as Microrregiões, e são limitadas a uma estrutura composta por, no mínimo, 5 municípios e, no máximo, 25 municípios, além de ter uma população mínima aproximada de 50 mil habitantes.
A proposta de centralização do espaço do território brasileiro foi baseada na identificação de cidades-polo e dos municípios a elas vinculados. A escolha dessa metodologia na construção dos recortes do espaço teve como ponto de partida os conceitos de território-rede e território-zona, que ajudam a mostrar a pluralidade das formas de se interpretar o espaço e sua relação com os sujeitos sociais.
O território-rede é um território contínuo, onde é identificado quando os fluxos e fixos se localizam em um espaço ininterrupto e homogêneo. No Projeto Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017, o maior exemplo seriam os arranjos populacionais, que correspondem a uma área contínua de municípios (divisão político-administrativa) que possuem elementos imóveis/fixos, são conurbados e apresentam fluxos (deslocamento cotidiano para trabalho e estudo) em uma porção relativamente coesa do território.
Nenhuma das alternativas.
Não há produção que não seja produção do espaço, não há produção do espaço que se dê sem o trabalho. Viver, para o homem, é produzir espaço. Como o homem não vive sem trabalho, o processo da vida é um processo de criação do espaço geográfico. A forma de vida do homem é o processo de criação do espaço
(SANTOS, Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 4ª ed. 1996, p.193).
O conceito de “espaço” de Milton Santos liga-se principalmente à
Geografia Crítica sob a ótica dos geógrafos franceses culturais.
Geografia Tradicional sob a ótica de Hitter e Humboldt.
Geografia Regional sob ótica de Marx.
Geografia Crítica sob ótica da ontologia do espaço.
Nova Geografia sob ótica de David Harvey e Marx.
Analise as afirmativas abaixo sobre o espaço e a cartografia.
1. São cada vez mais detalhados os estudos sobre o relevo terrestre.
2. Imagens de satélite tridimensionais auxiliam a reconhecer e mapear as formas da litosfera.
3. As cartas altimétricas e os perfis topográficos são exemplos importantes de representação gráfica do espaço geográfico, mas não possibilitam o reconhecimento do relevo de uma região.
4. As curvas de nível são linhas imaginárias que foram criadas a fim de representar os pontos de um terreno que possuem a mesma altitude.
5. Para facilitar a observação das atitudes do relevo em uma representação cartográfica são utilizadas cores iguais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
A paisagem é o conceito-chave para os estudos sistêmicos em Geografia Física e pode ser entendida, segundo Bertrand, como o "resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos, que fazem da paisagem um conjunto único e indissociável, em perpétua evolução."
(BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. RAE GA, n.8, p. 141-152, 2004).
O conceito de paisagem defendido pelo autor pode ser aplicado no ensino de Geografia quando:
se abordam os domínios de natureza especificando as relações entre os componentes físicos naturais e identificam-se as potencialidades e limitações de uso desses ambientes.
se aborda a urbanização e as transformações provocadas pelos avanços do técnico moderno.
se analisam as mudanças sodoespadais oriundas da internacionalização da economia.
se trabalha o conceito de lugar e toda a subjetividade intrínseca a esse conceito-chave, através da fenomenologia.
se trata o conceito de região e suas especificidades através de abordagens descritivas.
O Brasil é um país com grandes extensões territoriais e, portanto, diversificado em relação à sua terra – o perfil da produção agrícola difere de uma região para outra. Sobre a produção agrícola no Brasil, marque a alternativa correta.
A maior produção de arroz do país está concentrada na região Norte do país, não obstante a produção não ser muito comum em território brasileiro, considerando a necessidade de um clima propício para seu cultivo e o pouco consumo no país.
Diferentemente do arroz, a cultura do consumo de feijão do aliado à facilidade de cultivo propicia uma alta produção do produto. A maior parte da produção é voltada ao consumo interno e a maior produtora desse grão é região da Bahia.
A produção de trigo no país concentra-se na região Sul, sendo o Paraná e Rio Grande do Sul os principais produtores. Esses dois estados, juntamente com São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina respondem com mais de 90 % da produção de trigo do país.
A produção de soja no país é liderada pelos estados de Goiás e Minas Gerais, e devida as peculiaridades de seu cultivo, não há possibilidade de migração desse cultivo para diferentes áreas do país.
O Brasil é o maior exportador de café do mundo, e uma das maiores inovações desse cultivo foi a eminência, nos últimos anos, do estado de Rondônia como maior produtor brasileiro de café superando outros estados tais como Minas Gerais que atualmente ocupa 3º lugar na produção.
“A Bolívia quer uma saída para o mar. O problema é que há um país no caminho, o Chile. Depois de um longo processo que começou em 2013, esta semana marca o início da última fase do julgamento em que as duas nações enfrentam na Corte Internacional de Justiça de Haia, na Holanda. Durante dez dias, os dois países apresentarão suas declarações finais - depois delas, os juízes terão alguns meses para chegarem a um veredito.”
Fragmento da reportagem da BBC, publicada em 10/03/2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43480669
Um acordo decorrente de um conflito ocorrido em fins do século XIX gera, até hoje, debates e polêmicas entre Chile e Bolívia. Graças à derrota na chamada Guerra do Pacífico, a Bolívia perdeu parte de seu território e se tornou o segundo país da América do Sul sem saída para o mar. Além da Bolívia, o país sul-americano que não tem saída para o mar é o:
Equador.
Peru.
Suriname.
Paraguai.
Definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá por meio de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza. Mas nem sempre essas fronteiras são visíveis ou muito bem definidas, pois sua conformação obedece a uma relação de poder”
Considerando as principais categorias da Geografia, a afirmativa acima retrata melhor o conceito de
lugar.
paisagem.
região.
território.
espaço de dominância.
A primeira divisão do território brasileiro em regiões, feita pelo IBGE, ocorreu em 1940.De lá para cá ocorreram mais algumas divisões até que, em 1988 o IBGE criou uma nova divisão que vigora até hoje, que, inclusive, é a mais usada nos meios de comunicação. Assinale a alternativa que indicada CORRETAMENTE às regiões brasileiras de acordo com o IBGE:
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Centro-Sul e Sul.
Norte, Amazônia, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Região concentrada e Sul.
Norte, Nordeste, Amazônia, Centro-Sul e Sul.
Considerando-se a obra de SUERTEGARAY e em relação a alguns conceitos geográficos, analisar a sentença abaixo:
-
Para Souza, territórios são no fundo relações sociais projetadas no espaço (1ª parte). Para Milton Santos, paisagem é o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza (2ª parte).
-
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Geografia, ao pretender o estudo dos lugares, suas paisagens e territórios, tem buscado um trabalho interdisciplinar, lançando mão de outras fontes de informação.
II. O espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade. A percepção espacial de cada indivíduo ou sociedade é também marcada por laços afetivos e referências socioculturais.
III. O estudo de Geografia possibilita, aos alunos, a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza, têm consequências – tanto para si como para a sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Com base na obra de SUERTEGARAY e em relação à conceituação de paisagem, analisar a sentença abaixo:
De uma perspectiva clássica, os geógrafos perceberam a paisagem como a expressão materializada das relações do homem com a natureza num espaço circunscrito. Para muitos, o limite da paisagem atrelava-se à possibilidade visual (1ª parte). Milton Santos concebia a paisagem como é sempre um presente, uma construção horizontal, uma situação única (2ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em sua 1ª parte.
Correta somente em sua 2ª parte.
Totalmente incorreta.
Com relação à escala geográfica de análise, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) A escala de análise é construída com base na escala do fenômeno.
( ) A escala de análise é definida a partir da formulação de um problema.
( ) A escala de análise se refere à abrangência física de um objeto real.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
F – F – V.
V – F – F.
F – V – F.
V – F – V.
V – V – F.