Questões de Concurso sobre História do Brasil

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
9.552 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) A ZFM originou-se como uma política pública de orientação desenvolvimentista, tendo sido idealizada ainda nos anos 1950 e implementada em 1967, no governo militar.

( ) A partir da década de 1990, com a liberalização da economia e a ascensão dos Tigres Asiáticos, a ZFM passou a permitir a participação de capital estrangeiro, japonês, no Polo Industrial de Manaus.

( ) A partir da crise de 2008, com a retomada do protecionismo global, a ZFM voltou a atuar predominantemente no comércio e se tornou um polo de importação de produtos eletrônicos.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

V – V – F.


B

V – F – V.


C

F – V – V.


D

V – F – F.


E

F – V – F.

Descreveu o Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968:


Art. 10 – Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.

Art. 11 – Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.


Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm. Acesso em: 25/08/2022.


Nos artigos do AI-5 selecionados, o governo militar procurou limitar a atuação do poder judiciário, porque isso significava:


A

A substituição da Constituição de 1967.


B

A ampliação dos poderes nas mãos do Executivo.


C

A garantia legal para o autoritarismo dos juízes.


D

A revogação dos instrumentos jurídicos implantados durante o regime militar de 1964.

"Numa primeira aproximação, o sistema colonial se apresenta como o conjunto das relações entre as metrópoles e suas respectivas colônias, num dado período da história da colonização: na Época Moderna, entre o Renascimento e a Revolução Francesa. Parece-nos conveniente chamar essas relações, seguindo a tradição de vários historiadores, Antigo Sistema Colonial da era mercantilista." (NOVAIS, Fernando A. Estrutura e dinâmica do Antigo Sistema colonial. São Paulo: Brasiliense, 1998, p. 19)


Sobre o Antigo Sistema Colonial da era moderna, avalie as opções a seguir, assinalando a CORRETA.


A

O Antigo Sistema Colonial da era moderna é compreendido como o período que se inicia no século XVII, com a colonização do Brasil, e termina no século XVIII, com as revoluções burguesas.


B

A base material do Antigo Sistema Colonial é essencialmente capitalista, na medida em que visou essencialmente aos mercados coloniais.


C

O mercantilismo foi a política econômica própria do Antigo Sistema Colonial.


D

O território brasileiro começou imediatamente a ser explorado em moldes coloniais, após a chegada dos europeus, em 1500, o sendo a cana de açúcar o produto preponderante, explorado especialmente nos engenhos do Nordeste.


E

As colônias, no âmbito do pacto colonial, notabilizaram-se pela manufatura de produtos que eram consumidos quase exclusivamente na Europa.

Analise as afirmativas abaixo sobre o Município de Pinhalzinho.


  1. Nas terras em que hoje se localiza o município de Pinhalzinho, os primeiros habitantes foram os espanhóis e, mais tarde, chegaram os colonos, na sua maioria, vindos do Rio Grande do Sul.
  2. No período anterior à emancipação, seu território pertenceu, primeiro ao município de Chapecó, depois ao município de São Carlos.
  3. Possui um território de aproximadamente 128,7 km2 e uma população estimada, em 2020, de 26,332 pessoas, na sua maioria descentes de italianos e alemães.
  4. O município conta com um parque industrial diversificado, com destaque para os setores agroindústrial, madeireiro e têxtil.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Sobre a Constituição de 1824, assinale a alternativa que aponta suas características gerais:


A

outorgada, semi-rígida, formal, analítica e dogmática.


B

promulgada, rígida, material, sintética e histórica.


C

outorgada, rígida, formal, analítica e dogmática.


D

promulgada, semi-rígida, material, analítica e dogmática.

   
Gerar simulado