Questões de Concurso sobre Assinatura Digital - Página 3 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Assinatura Digital

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
152 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A assinatura digital é um recurso em que um usuário, uma empresa ou um site tem à disposição para comprovar sua identidade na internet. Sobre assinatura digital, é CORRETO afirmar que:


A

A assinatura digital possui criptografia garantida por meio de certificado digital.


B

A assinatura digital não requer o uso de um certificado digital (SSD-CD).


C

Assinatura digital ou assinatura eletrônica é toda e qualquer forma de assinar documentos digitalmente que não usa criptografia.


D

Mesmo possuindo certificado de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a assinatura digital não tem presunção de validade e/ou legalidade em relação aos signatários.


E

Toda assinatura eletrônica caracteriza uma assinatura digital, mas nem toda assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica.

Amanda enviou uma mensagem à Virgínia que deve efetuar a verificação de assinatura feita por Amanda para o pacote.


O processo de verificação de assinatura digital a ser executado por Virgínia consiste em alguns passos, nos quais ela deve decifrar a:


A

assinatura digital, com a chave pública de Amanda contida no certificado digital, obtendo o sumário da mensagem gerado e cifrado por Amanda na assinatura;


B

assinatura digital, com a chave pública de Virgínia contida no certificado digital, obtendo o código digital gerado e cifrado pela Autoridade Certificadora;


C

criptografia, com a chave privada de Virgínia contida no código digital gerado e cifrado por Amanda, para a emissão do certificado;


D

assinatura digital, com a chave privada de Amanda contida no resumo criptográfico gerado e cifrado por Virgínia, quando da aquisição do certificado;


E

criptografia, com a chave pública de Virgínia a qual foi enviada por broadcast a todos os usuários da rede.

Uma característica essencial de uma assinatura digital em uma determinada mensagem ou arquivo (por exemplo, um documento em PDF) é:


A

confidencialidade da mensagem


B

garantia de disponibilidade e acesso à mensagem


C

controle de acesso à mensagem


D

autenticação da origem e integridade da mensagem

A falsificação de documentos é um problema recorrente, em que terceiros forjam documentos digitais para se parecerem com documentos legítimos, buscando tirar vantagem em alguma situação decorrente disso. Uma forma de mitigar este problema é o uso de ____________, em que se utilizam algoritmos de ____________ para a geração e posterior verificação da autenticidade do documento apenas na sua versão digital.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.


A

hashes criptográficos - inteligência artificial


B

assinatura digital - criptografia


C

inteligência artifical - blockchain


D

assinatura digital - inteligência artificial


E

firewall - criptografia

O mecanismo de segurança é um método ou processo que pode ser utilizado por um sistema para implementar um serviço de segurança.


Para verificar a autenticidade ou a autoria de um documento com relação ao seu signatário, deve-se validar a(o)


A

envelope digital


B

assinatura digital


C

criptograma simétrico


D

chave simétrica


E

algoritmo simétrico

Observe as Premissas que seguem, acerca das assinaturas digital e eletrônica.

Premissa 1

A geração, por computador, de qualquer símbolo ou

série de símbolos executados, adotados ou autorizados

por um indivíduo para ser o laço legalmente equivalente

à assinatura manual do individuo, pode ser entendida

como assinatura eletrônica.

Premissa 2

A assinatura digital é uma modalidade de assinatura

eletrônica.

Acerca das Premissas, pode-se afirmar que:


A

Como a Premissa 1 está correta, pode-se afirmar que a Premissa 2 não está incorreta.


B

Ambas as Premissas apresentam afirmações que não podem ser consideradas corretas.


C

Sendo a Premissa 1 incorreta, pode-se afirmar que a Premissa 2 está correta.


D

Se a Premissa 2 está incorreta, logo, a Premissa 1 não está incorreta.

De acordo com a lei, uma assinatura eletrônica qualificada é equivalente à assinatura manuscrita. Com a assinatura eletrônica qualificada, empresas e instituições podem comprovar sua identidade em transações eletrônicas de dados, por exemplo, em transações legais na Internet. Pautando-se nessas informações assinale a alternativa correta.


A

As assinaturas qualificadas são equivalentes às manuscritas e, portanto, podem ser usadas para formalizar documentos de alta criticidade.


B

Para criar uma assinatura eletrônica qualificada, é necessário um certificado digital de um provedor de certificação, um leitor de cartão adequado e acesso ao software de validação do governo federal.


C

Embora a assinatura eletrônica qualificada seja a forma mais segura de assinatura eletrônica, ela não requer identificação pessoal durante a implementação inicial.


D

Para criar uma assinatura eletrônica qualificada, são necessários os documentos do signatário tais como RG e CPF, que é fornecido com um certificado eletrônico exclusivo, à prova de falsificação.

O que a assinatura digital busca garantir em um documento eletrônico?


A

Formatação adequada.


B

Correção gramatical.


C

Autenticidade e integridade.


D

Estilo visual.


E

Tamanho do arquivo.

Sobre a assinatura digital, relacione as duas colunas, ligando o tipo de assinatura digital à sua descrição/interpretação no idioma nacional.

I. Assinatura eletrônica simples

II. Assinatura eletrônica avançada

III. Assinatura eletrônica qualificada

( ) associada a quem assina de forma unívoca, se utilizando de métodos de criptografia aplicados diretamente ao documento e permitindo a identificação de qualquer alteração realizada. É um tipo de assinatura aceita em interações com ente público de menor impacto, registro de atos em Juntas Comerciais e em quaisquer documentos protegidos legalmente por certo grau de sigilo.

( ) é aquela que se utiliza de Certificado Digital. É um tipo de assinatura que oferece um maior nível de segurança, por isso é aceita em qualquer interação eletrônica com o ente público, sendo obrigatória para a emissão de notas fiscais eletrônicas. Não podem ser emitidas por pessoas físicas ou MEI e em atos de transferência e registro de imóveis.

( ) não utiliza criptografia para autenticação. São aquelas assinaturas realizadas com token, login/senha, biometria, confirmação de código para celular ou e-mail e outros. É um tipo de assinatura aceita em interações com o ente público de menor impacto e que não envolvam informações protegidas por grau de sigilo.

Respondidas as alternativas, a sequência correta é


A

III – II - I


B

I – III – II


C

II – III – I


D

II – I – III

Com relação à segurança da informação, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Os ataques DDoS consistem em inundar a rede com várias requisições para serviços distintos.

( ) Na assinatura digital, o destinatário utiliza uma chave pública para verificar a veracidade da assinatura.

( ) A “negação total” é um modelo de segurança que tem como premissa básica proibir tudo que não é permitido.

( ) A auditoria consiste em verificar quais programas estão, de fato, seguros na máquina do usuário.


Assinale a sequência correta.


A

V F V F


B

F V V F


C

F V F V


D

V F F V

A respeito da segurança da informação em redes de computadores, julgue as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O certificado digital é um registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública.

( ) A “Lista de Assinaturas Revogadas” (LAR), contendo assinaturas digitais não confiáveis, é emitida periodicamente pelas Autoridades Certificadoras (ACs).

( ) A assinatura digital baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, então apenas seu dono poderia ter feito isso.


A sequência correta é


A

V, F, F.


B

V, F, V.


C

F, F, V.


D

F, V, F.


E

F, V, V.

No uso de correio eletrônico, o objetivo principal da assinatura digital é


A

criptografar o conteúdo da mensagem.


B

reduzir o tamanho dos anexos de e-mail.


C

ocultar o endereço de e-mail do remetente.


D

autenticar o remetente e garantir a integridade da mensagem.

“Técnica ou conjunto de técnicas que tratam sobre a proteção da informação, entendida como ocultação frente a observadores não autorizados.”


O texto acima se refere a uma ferramenta que garante a existência de um dos princípios da segurança da informação. Assinale a alternativa que corresponda a ferramenta descrita no trecho.


A

Assinatura digital


B

Backup.


C

Criptografia.


D

Nobreak.


E

Certificado digital.

Sobre assinaturas digitais, assinale a alternativa CORRETA:


A

A assinatura digital permite ao receptor verificar a integridade da mensagem e a identidade do transmissor.


B

Para verificar a integridade de uma mensagem com assinatura digital, o receptor deverá conhecer a chave privada do transmissor.


C

Uma assinatura digital pode ser obtida por meio de um scanner, câmera digital ou mesa digitalizadora.


D

A validade e admissibilidade legal da assinatura digital não são garantidas no Brasil.


E

Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Sobre certificação digital e assinatura com chave privada, avalie as seguintes afirmações:


I) Pode ser utilizada para assinatura eletrônica de documentos.

II) São emitidos por uma autoridade certificadora.

III) Um documento assinado digitalmente pode ter sua autenticidade comprovada.

IV) Um documento assinado digitalmente tem sua confidencialidade garantida.

V) Um documento assinado digitalmente pode ter sua integridade comprovada.

VI) Um documento assinado digitalmente tem a característica de “não-repúdio”, ou seja, o emissor não pode negar a assinatura da mensagem.


Estão corretas:


A

II, III, IV, V e VI


B

I, III e V


C

I, II, III, V e VI


D

I, II, IV e VI

   
Gerar simulado