Questões de Concurso sobre Certificado Digital - Página 6 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Certificado Digital

 
 
Disciplina 1
Assunto 7
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
216 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um profissional deseja utilizar um certificado digital para a cifração de documentos para a transmissão nas redes de computadores, de forma que o conteúdo do documento assinado se torne inacessível para pessoas que não tenham autorização. Optou por um certificado cuja validade máxima é de um ano e cuja geração das chaves criptográficas é feita por software.


Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que as características descritas permitem concluir que o certificado escolhido foi um certificado do tipo


A

A3.


B

A2.


C

S3.


D

S2.


E

S1.

Segundo o Guia Prático EFD-ICMS/IPI, os arquivos digitais devem ser assinados por meio de certificado digital, tipo A1 ou A3.


Na tabela de referência a seguir, considere as comparações sobre esses dois tipos.


Comparação

Característica

A1

A3

I

Permite a cópia em outros dispositivos

Sim

Não

II

Validade

12 meses ou mais

12 meses

III

Senha obrigatória

Não

Sim

IV

Requer mídias

Não

Sim


Dessas comparações, estão corretas


A

I e II, somente.


B

I, III e IV, somente.


C

II, III e IV, somente.


D

III e IV, somente.


E

I, II, III e IV.

Os certificados de assinatura digital, dos tipos A3/S3/T3 apresentam um nível maior de criptografia, por utilizar chaves de 2048 bits, resultando, dessa forma, numa maior segurança em relação aos que utilizam chaves 1024 bits, certificados do tipo A1. Dentre as possibilidades apresentadas a seguir, assinale a que relaciona as possíveis formas de armazenar os certificados, de final 3 e final 1, e o respectivo tempo de validade para esses certificados.


A

Final 1, podem ser armazenados em dispositivos criptográficos móveis (como smartcards ou tokens) ou permanecer em uma nuvem e serem acessados pelo usuário de qualquer lugar. Final 3, são armazenados no computador. A validade dos certificados de final 3 é de até cinco anos e os de final 1, um ano.


B

Final 1, podem ser armazenados em dispositivos criptográficos móveis (como smartcards ou tokens) ou permanecer em uma nuvem e serem acessados pelo usuário de qualquer lugar. Final 3, são armazenados no computador. A validade dos certificados de final 1 é de até cinco anos e os de final 3, um ano.


C

Final 3, podem ser armazenados em dispositivos criptográficos móveis (como smartcards ou tokens) ou permanecer em uma nuvem e serem acessados pelo usuário de qualquer lugar. Final 1, são armazenados no computador. A validade dos certificados de final 3 é de até cinco anos e os de final 1, um ano.


D

Final 3, podem ser armazenados em dispositivos criptográficos móveis (como smartcards ou tokens) ou permanecer em uma nuvem e serem acessados pelo usuário de qualquer lugar. Final 1, são armazenados no computador. A validade tanto para os de final 3 como para os de final 1 é de até cinco anos.


E

Tanto os de final 3 como os de final 1 podem ser armazenados em dispositivos criptográficos móveis (como smartcards ou tokens) ou permanecer em uma nuvem e serem acessados pelo usuário de qualquer lugar. A validade dos certificados de final 3 é de até cinco anos e os de final 1, um ano.

Sobre criptografia, existe um tipo de registro eletrônico que faz distinção entre entidades e lhes atribui uma chave pública e é formado por um conjunto de dados. Assinale a alternativa que apresenta o termo relacionado a essas características.


A

dicionário de dados


B

certificado digital


C

senha


D

filtro

O certificado digital é um registro eletrônico composto por um conjunto de dados que distingue uma entidade e associa a ela uma chave pública. Considerando o tema Certificado Digital, assinale a alternativa que não representa uma definição correta sobre o uso e sua aplicação.


A

O Certificado Digital permite aplicações no comércio eletrônico, assinatura de contratos digitais e operações bancárias virtuais.


B

O Certificado Digital pode ser utilizado pelas pessoas físicas para realizar uma assinatura digital, funcionando como se fosse uma assinatura autenticada em cartório, garantindo o não-repúdio.


C

Com o Certificado Digital o profissional também pode comprovar a identidade em sistemas virtuais integrados para realizar atividades profissionais de várias categorias. Porém uma das limitações do certificado digital é não ter a opção de autenticar o autor de um email enviado.


D

O Certificado Digital funciona como uma assinatura digital para as pessoas jurídicas. Com essa autenticação é possível para as empresas realizarem uma série de transações fiscais obrigatórias, como por exemplo garantir a veracidade de documentos como a Nota Fiscal Eletrônica de uma forma muito mais prática e muitas outras atividades.

A assinatura digital é um controle de segurança que permite a verificação da integridade e da autenticidade do documento digital. Sabe-se que o certificado digital do signatário (CertSignatário) foi emitido pela Autoridade Certificadora 1 (AC1); o certificado da AC1 (CertAC1) foi emitido pela Autoridade Certificadora Raiz (ACZ); e que o certificado da ACZ (CertACZ) é autoassinado.


Para validarmos a assinatura digital do signatário de um documento digital, nessa infraestrutura de chaves públicas em cadeia, é necessário ter-se


A

apenas o CertSignatário


B

apenas o CertAC1


C

apenas o CertACZ


D

apenas o CertSignatário e o CertACZ


E

todos os certificados da cadeia (CertSignatário, CertAC1 e CertACZ)

Sobre certificação digital, analise as afirmativas a seguir.


I. A revogação de um certificado digital é implementada através de listas de revogação emitidas pelas autoridades certificadoras, ou através do protocolo OCSP.

II. O certificado digital do tipo A1 armazena a chave privada em hardware criptográfico, com uso de token ou smartcard.

III. Os certificados digitais emitidos pelas autoridades certificadoras que compõem o ICP-Brasil adotam o formato SPDK/SDSI.


Está correto somente o que se afirma em:


A

I;


B

II;


C

III;


D

I e II;


E

II e III.

De acordo com o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), responsável pela infraestrutura de chaves públicas do Brasil (ICP-Brasil), constitui uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos


A

a assinatura eletrônica.


B

a autoridade certificadora.


C

a mensagem resumo.


D

a autoridade de registro.


E

o certificado digital.

Acerca da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, a Autoridade Certificadora Raiz é a primeira autoridade da cadeia de certificação. Ela executa as Políticas de Certificados e as normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da própria ICP-Brasil. Constitui responsabilidade da Autoridade Certificadora Raiz:


A

a publicação de certificados aprovados pela Autoridade de Registro.


B

a manutenção dos processos, procedimentos e atividades em conformidade com a legislação vigente e com as normas, práticas e regras estabelecidas pela Autoridade Certificadora de nível imediatamente subsequente ao seu.


C

a manutenção e a garantia da integridade, do sigilo e da segurança da informação tratada pela Autoridade Certificadora do Tempo.


D

a emissão, a expedição e a distribuição de certificados de Autoridade Certificadora de nível imediatamente subsequente ao seu.


E

a implementação de acordos de certificação cruzada, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Prestador de Serviço de Suporte.

Em aplicações que utilizam certificados digitais no padrão ICP-Brasil, é muito importante estabelecer a validade de um certificado digital. Sobre o tema, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Qualquer certificado ICP-Brasil contém todas as informações necessárias para verificar a sua validade, não necessitando de quaisquer artefatos externos para ser validado.

II. As autoridades certificadoras (CAs) publicam informações, periodicamente atualizadas, sobre a validade dos certificados que emitiram.

III. Um dos critérios sobre a validade de um certificado é seu período de validade, composto por duas datas: inicial e final.

IV. Uma etapa da validação é a conferência da validade de toda a cadeia de certificação, partindo da autoridade raiz, passando pelas autoridades certificadoras (CAs) até o certificado final.


A

Todas estão incorretas.


B

Todas estão corretas.


C

Apenas I e III estão corretas.


D

Apenas II e IV estão corretas.


E

Apenas II, III e IV estão corretas.

Sobre certificação digital, analise as assertivas abaixo:

I. O certificado digital é uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meio eletrônico.

II. A assinatura digital é um mecanismo que identifica o remetente de determinada mensagem eletrônica.

III. A assinatura digitalizada, caracterizada pela reprodução da assinatura manuscrita como imagem, é equivalente à assinatura digital.

Quais estão corretas?


A

Apenas II.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

I, II e III.

O que define uma tecnologia, que por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às informações eletrônicas. O uso desta tecnologia permite identificar pessoas e empresas no mundo virtual.


A

Certificado Digital.


B

Intranet.


C

Extranet.


D

Firewall.

Em relação às diferenças entre certificado digital e assinatura digital, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Certificado digital.

(2) Assinatura digital.


( ) Verifica a identidade da pessoa que está enviando um documento.

( ) Obtém-se através de uma agência de segurança on-line ou autoridade emissora.

( ) Protege os direitos do destinatário do documento negando o não repúdio.

( ) Estabelece a legitimidade ou propriedade de uma plataforma on-line, como um e-mail ou um site.

( ) Obtém-se por meio de autoridade de certificação.

( ) Protege as pessoas que realizam transações on-line contra ataques cibernéticos etc.


A

1 - 1 - 1 - 2 - 2 - 2.


B

1 - 2 - 1 - 2 - 1 -2.


C

2 - 1 - 2 - 1 - 2 - 1.


D

2 - 2 - 2 - 1 - 1 - 1.


E

2 - 2 - 1 - 1 - 2 - 2.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que corresponda corretamente as definições relacionada com a segurança da informação, assinatura digital e com a Certificação Digital.


I. A Assinatura Digital trata-se de um mecanismo que identifica o remetente de determinada mensagem eletrônica e essa assinatura possui autenticidade, integridade, confiabilidade e o não-repúdio. Seu autor não poderá, por forças tecnológicas e legais, negar que seja o responsável por seu conteúdo.

II. O Certificado Digital é um produto que deve ser compreendido como um software personalíssimo, pois não se trata de um produto igual para todos os adquirentes. No procedimento de sua emissão são verificadas as características pessoais de cada adquirente. Na prática, o certificado digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web.

III. Para assinar digitalmente um documento é necessário, antes de tudo, possuir um certificado digital próprio. Ele é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa, também conhecido como e-CPF ou e-CNPJ. Esta entidade irá conferir os documentos necessários, a identidade do titular e criará a identidade digital.


A

Apenas I e II estão corretas.


B

Apenas I e III estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

Todas estão corretas.

Na certificação digital com relação à Autoridade Registradora – AR, é correto afirmar:


A

A Autoridade de Registro não pode estar localizada, fisicamente, em conjunto com a AC, é permitido apenas que a mesma seja localizada, remotamente, em outros servidores.


B

É possível que a Autoridade Registradora – AR possua permissão e capacidade de emitir certificados digitais.


C

A principal função de uma AR é funcionar como um intermediário na comunicação entre cliente e AC, reduzindo a sobrecarga na AC.


D

A Autoridade Registradora - AR é responsável pela manutenção e gerenciamento da lista de Certificados Revogados.


E

Uma das funções da Autoridade Registradora- AR é responder às requisições de consultas de verificação de certificados geradas pelos clientes com vistas à validação dos certificados.

Certificados Eletrônicos, no Brasil, são emitidos:


A

por autoridades certificadoras;


B

pela Receita Federal;


C

pela Polícia Federal;


D

pelas prefeituras;


E

pelos cartórios.

Um departamento de uma organização mantém o seu próprio ambiente de dados, com unidades de rede não acessíveis a outros setores da empresa.

Nesse caso, o princípio crítico de segurança aplicado é o da


A

ação preventiva.


B

autenticidade.


C

confiabilidade.


D

confidencialidade.


E

disponibilidade.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado