

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os periféricos externos são dispositivos imprescindíveis para o funcionamento do computador.
Certo
Errado
Sabe-se que os dispositivos de entrada levam informações do mundo real para o virtual. Já os dispositivos de saída fazem o caminho inverso, levando a informação para o usuário. Todavia, existem dispositivos que realizam ambas as tarefas. Assim, analise as alternativas abaixo e marque aquela que apresenta um dispositivo de entrada e saída (simultaneamente):
Scanners.
Teclados.
Impressoras Matriciais.
Monitores touch screen.
Sobre hardware e software, analise as afirmativas a seguir:
I- Softwares são programas de computadores.
II- O Windows 10 é exemplo de um hardware.
III- Placa-mãe é um software instalado dentro do computador.
IV- Existem dois tipos de hardware no computador: os internos e os externos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e III apenas.
I e IV apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
Assinalar a alternativa que apresenta apenas exemplos de hardware:
Monitor, webcam, processador.
Mouse, placa de vídeo, antivírus.
Word 2010, Windows 10, firewall.
CPU, antivírus, firewall.
Teclado, Excel 2010, monitor.
No contexto da organização e arquitetura dos computadores atuais, a figura abaixo mostra interfaces existentes na placas-mãe/gabinetes de microcomputadores versão desktop.

Os dispositivos de entrada e saída de dados são integrados à configuração das máquinas por meio de interfaces específicas e adequadas. Um pendrive pode ser conectado a USB 2.0 ou USB 3.0, uma SmartTV a HDMI, cabos de rede Fast ou Gigabit Ethernet ao RJ-45 e um mouse com fio ao conector PS2 a ele destinado.
Nessas condições, os conectores USB 3.0, HDMI, RJ-45 e PS2 para mouse são identificados na figura, respectivamente, por:
J05, J02, J09 e J01
J05, J03, J09 e J11
J06, J02, J10 e J01
J06, J03, J10 e J11
Assinale a alternativa que apresenta uma porta de expansão para periféricos em um computador.
Porta TCP/IP.
Barramento ISO.
PCI Express x16.
Porta UDP.
Barramento AGD.
Ao escolher um aparelho digitalizador (scanner) de imagens, o comprador depara-se com os valores 2400x2400 dpi e 8-bit (mono) 24-bit (color) em uma etiqueta de especificações.
Essas duas informações correspondem, respectivamente, aos seguintes atributos de um digitalizador de imagens:
tamanho da imagem; tipo do sensor;
dimensão do papel; codificação de cor;
dimensão do sensor; tipo do sensor;
resolução de imagem; profundidade de cor;
resolução de cor; profundidade do sensor.
Dentre os dispositivos listados assinale aquele que é um HARDWARE:
Windows Explorer.
Scanner.
MS Word.
Google Chrome.
A aquisição de uma impressora multifuncional deve levar em conta diversas características, sendo a primeira delas o tipo de serviço que a mesa prestará (cópias por dia, qualidade da cópia, escritório, residência, etc). O mercado nos permite escolher diversos tipos, capacidades e tamanhos. Com base neste tema analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em geral, as impressoras multifuncionais disponíveis atualmente no mercado podem ser encontradas com quatro tipos de conexão: USB, Ethernet, Infrawire e Wi-fi.
( ) São comumente encontradas resoluções de impressão de 600 dpi ou 1200 dpi.
( ) Quanto a Largura de papel, os formatos A1 e A4 são as mais conhecidas e oferecidas em lojas de eletrônicos.
( ) Se for com tecnologia Laser, a alimentação comum é 220Vac (20 A), devido a demanda energética exigida pelo cilindro fusor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V - F
F - F - F - F
F - V - F - F
F - V - V - V
No que diz respeito à entrada e saída no contexto dos computadores, os periféricos empregados na configuração dos microcomputadores e notebooks podem ser enquadrados em três categorias, conforme listadas a seguir.
I. Dispositivos que operam exclusivamente na entrada dos dados a serem processados.
II. Dispositivos que, dependendo do momento em que são empregados no processamento, operam tanto na entrada como na saída.
III. Dispositivos que operam exclusivamente na saída dos dados já processados.
Exemplos, um de cada uma das categorias I, II e III são, respectivamente
roteador wifi, modem e impressora multifuncional
isostick, webcam e adaptador de rede gigabit ethernet
teclado, monitor touchscreen e impressora laserjet
scanner de mesa, joystick e disco rígido SATA 1 TB
O periférico que pode ser onboard ou offboard e é responsável pelo funcionamento da tela é chamado de:
Placa disco rígido.
Placa Ram.
Placa de vídeo.
Placa Chave.
Sobre hardwares, é INCORRETO afirmar que:
Scaner, gabinete e multifuncional, são exemplos.
Suas peças podem ser substituídas por outras.
É a parte lógica do computador.
Pode estragar com o tempo.
Das alternativas abaixo, assinale aquela que contém apenas elementos considerados como hardwares:
Windows 7, Windows 10 e Ubuntu
Mouse, monitor e disco rígido
Linux, Windows 10 e Android
Word, Excel e PowerPoint
Instagram, Facebook e Twitter
_______________ é a parte FÍSICA do computador, todos os elementos materiais que o compõem, a parte “palpável”, ou seja, é toda parte que conseguimos identificar e tocar.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
Software.
Hardware.
Word.
Jogos.
Nenhuma das alternativas está correta.
Ao substituir o monitor de vídeo de um computador em operação, a imagem apresentada na tela ficou borrada e com bordas faltando.
A ação mais adequada para a resolução desse problema é:
atualizar o sistema operacional;
ajustar a imagem usando os botões do monitor de vídeo;
substituir o driver de vídeo;
alterar a resolução de vídeo do sistema operacional;
substituir a placa de vídeo.
Os computadores, notebooks e desktops são combinados a hardwares externos essenciais à entrada e saída de dados. Relacione os tipos de periféricos abaixo com suas respectivas funções:
A | Joystick |
B | Caixa de Som |
C | Plotter |
D | Mesa Digitalizadora |
( ) | Periférico de entrada utilizado para entrada de dados de vídeo. |
( ) | Periférico de saída utilizado em imageamento. |
( ) | Periférico de saída utilizado na emissão de dados de áudio. |
( ) | Periférico de entrada utilizado como suporte de execução de comandos em softwares e aplicativos. |
A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é
B, C, D, A.
A, B, D, C.
D, C, B, A.
B, A, C, D.
A respeito dos componentes do computador, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) A placa-mãe de um computador é chamada de CPU.
( ) O processador do computador se conecta à placa-mãe por meio da porta USB.
( ) A memória RAM armazena informações sobre os programas que estão em execução.
A sequência correta é
V, F, V.
V, V, F.
F, V, F.
F, F, V
O hardware de um computador corresponde aos seus componentes físicos. A seguir, escolha qual das afirmativas é VERDADEIRA a respeito desses componentes.
O hardware é composto dos programas ou aplicativos utilizados pelo usuário na execução de tarefas com o computador.
Os registradores e a memória cache L1 (em inglês, Level 1 - Nível 1) são memórias voláteis do tipo SRAM (em inglês, static random-access memory).
São exemplos de dispositivos de hardware: disco rígido, placa-mãe e sistema operacional Windows 10.
A CPU (em inglês, Central Processing Unit) é responsável, exclusivamente, pelo processamento gráfico em um computador.
O barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) Express é responsável pela comunicação entre o computador e periféricos lentos, a exemplo de pendrive, impressora e teclado.
Uma impressora equipada com dispositivo WiFi para conexão à rede sem fio pode ser compartilhada entre diversos usuários na mesma rede. Sobre o compartilhamento de impressoras em rede, assinale a alternativa correta.
Em rede WiFi, qualquer impressora está limitada a dez usuários conectados ao mesmo tempo.
Compartilhada em rede cabeada, uma impressora deve ser compartilhada no mesmo ambiente, sala, dos demais computadores.
A maioria das impressoras permite que a qualidade da impressão seja controlada através de software.
O número máximo de impressoras, de qualquer tipo ou marca, que pode ser compartilhada em rede é de cinco.