

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
São periféricos de um computador os dispositivos externos que são conectados ao desktop ou ao notebook, que têm a função de atribuir dados de entrada ou de saída. Tomando por referência noções sobre esse assunto, analise as afirmações a seguir e atribua “V”, se verdadeiras, ou “F”, se falsas:
( ) | Mouses sem fio são periféricos de entrada. |
( ) | Joystick, HD Externo e Impressora são periféricos de saída. |
( ) | Scanner, teclados e caixas de som são periféricos de entrada. |
( ) | Joysticks e canetas ópticas são periféricos de entrada. |
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
F, V, F, V.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, V, V, F.
Em relação aos periféricos de um computador, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Periférico de entrada.
(2) Periférico de saída.
(_) Webcam.
(_) Microfone.
(_) Impressora.
(_) Scanner.
2 - 2 - 1 - 1.
2 - 1 - 2 - 1.
2 - 2 - 1 - 2.
1 - 1 - 2 - 1.
1 - 1 - 2 - 2.
Os dispositivos de entrada e saída de um computador são o conjunto de aparelhos tecnológicos usados pelas unidades de um sistema de processamento de informação para que se possam comunicar uns com os outros.
Marque a alternativa CORRETA que corresponde a um dispositivo de entrada.
Leitor de código de barras.
Fone de ouvido.
Monitor.
Caixa de Som.
Os dispositivos de entrada permitem ao usuário alimentar os programas que serão utilizados, fornecendo dados que serão processados e "devolvidos" pelos dispositivos de saída Nesse sentido, pode-se afirmar que constitui(em) dispositivo(s) de entrada: I. Web Cam; II. Teclado; III. Disquete; IV. Impressora.
Está(ão) INCORRETA(S):
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Na configuração atual dos microcomputadores e notebooks, diversos dispositivos são utilizados exclusivamente na entrada do processamento, na obtenção dos dados a serem processados pela máquina.
Dois exemplos de dispositivos que se enquadram nesta categoria são, respectivamente,
pendrive e mouse.
mouse e plotter.
plotter e teclado.
teclado e scanner.
scanner e pendrive.
São periféricos de entrada, em um computador:
Caixas de som.
Impressora.
Monitor.
Teclado.
São dispositivos de Entrada, Entrada e Saída e de Saída, respectivamente:
o teclado, mouse e impressora;
o mouse, scanner e monitor de vídeo touch-screen;
o mouse, monitor de vídeo touch-screen e impressora;
o teclado, monitor e mouse;
scanner, impressora e microfone.
As placas de vídeo (GPUs) integradas (onboard) têm como diferença em relação às placas de vídeo dedicadas algumas características importantes.
Uma das características das GPUs onboard é:
precisam ser instaladas em um slot de expansão especial;
não possuem suporte ao Direct3D;
podem ser substituídas apenas por outras GPUs onboard;
podem ser substituídas por atualização de software;
utilizam parte da memória principal para funcionar.
O hardware é a parte física de um computador. O software diz respeito aos programas que fazem com que a máquina funcione. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de hardware:
GMAIL, JAVA, EXCEL
NAVEGADOR, CALCULADORA, PAINT
HD, MEMORIA RAM, FONTE
WINDOWS, ANYDESK, WPS
Os dispositivos de entrada e saída de um computador são o conjunto de aparelhos tecnológicos usados pelas unidades de um sistema de processamento de informação para que se possam comunicar uns com os outros. Alguns dispositivos pertencem a mais de uma categoria fazem tanto o papel de entrar como o de saída de dados, são chamados.
Marque a alternativa CORRETA de acordo com o contexto acima.
Híbridos.
Armazenamento.
Voláteis.
Processamento.
É um dispositivo que serve para mover o cursor na tela, selecionar e mover elementos e acessar e modificar recursos e softwares através de cliques em seus botões. Esse dispositivo chama‐se:
Placa de vídeo.
Mouse.
Webcam.
Monitor.
Pen‐drive.
Periféricos são componentes externos, ligados ao computador, que auxiliam na interação entre o homem e a máquina. São classificados em: entrada; saída; e, entrada/saída (exercem as duas funções). Trata-se de um periférico de entrada:
Plotter.
Joystick.
Impressora 3D.
Display touch screen.
Considerando o tema computadores e seus dispositivos físicos, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Placa de Rede é um dispositivo cuja função é adequar o formato dos dados para que estes possam ser transmitidos a um computador de uma rede através de um cabo ou através de tecnologia sem fio (WiFi), ou seja, de uso obrigatório nos equipamentos que estiverem conectados a redes.
II. Placa Mãe é a placa mais importante da máquina, pois tem a função de integrar todos os componentes eletrônicos do computador. A função da placa mãe é permitir que estes circuitos comuniquem-se uns com os outros: esta placa possui uma porção de “portas”, de vários tipos, onde os dispositivos são conectados, e o hardware da placa mãe faz que com que haja a comunicação entre os componentes – por isso, todos os componentes de um computador são conectados à placa mãe.
III. Placa de Vídeo é um dispositivo que envolve vários componentes eletrônicos que tem a função de melhorar a qualidade de imagens exibidas na tela. Entre estes componentes estão uma GPU (Graphics Processing Unity), ou seja, um processador exclusivo para as imagens, e memória do tipo VRAM (Video RAM), memória exclusiva para as imagens.
IV. Barramento também conhecido como BUS é o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o HD e memórias aos periféricos e às placas externas que se encaixam na placa mãe. O processador, como estratégia de melhor performance, não tem ligação direta com o barramento, fica ligado direto na placa mãe.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Identifique a relação correta entre os periféricos e a classificação como dispositivos de entrada ou saída:
Mouse – dispositivo de saída.
Monitor – dispositivo de saída.
Teclado – dispositivo de saída.
Impressora – dispositivo de entrada.
Caixa de Som – dispositivo de entrada.
Os microcomputadores, atualmente, funcionam com base no uso de diversos dispositivos, enquadrados em três categorias como abaixo caracterizados.
I. Operam exclusivamente na entrada de dados para processamento.
II. Operam exclusivamente na saída dos dados processados.
III. Operam tanto na entrada ou na saída, dependendo do momento em que são utilizados.
Dois exemplos de dispositivos que estão enquadrados na categoria III são:
scanner e mouse óptico
joystick e monitor de vídeo
teclado e mesa digitalizadora
pendrive e impressora multifuncional
Componente que tem a função de eliminar “ruídos” causados por interferências eletromagnéticas de outros equipamentos eletroeletrônicos:
Filtro de linha.
Fonte.
Nobreak off-line.
Nobreak on-line.
Suíte.
Sobre o Windows 10, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Alguns mouses e teclados incluem interfaces de gerenciamento personalizadas, mas não substituem as configurações do Windows, uma vez que estas são para funcionamento com o sistema.
II. No mouse, é possível restaurar o ponteiro selecionado para o padrão do esquema original sempre que quiser clicando em Usar Padrão.
III. No teclado é possível testar as configurações do Intervalo de Repetição e da Taxa de Repetição na parte inferior da área Repetição de Caractere.
IV. É possível avançar e voltar entre páginas Web visitadas, pressionando a tecla Ctrl e, então, girando a roda do mouse.
Está correto o que se afirma em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
Monitores e impressoras são considerados como dispositivos de saída de dados, enquanto mouses e teclados são considerados como dispositivos de entrada de dados.
Certo
Errado
Com relação à conexão de monitores de vídeo e projetores em computadores de mesa e portáteis (laptops e seus derivados), são utilizadas tipicamente as interfaces:
VGA, DVI, HDMI;
USB, RJ-45, HDMI;
PCI-e, VGA, DVI
AGP, DVI, IDE;
HDMI, PCI-e, USB.
A operação denominada desfragmentação é realizada:
Na memória RAM.
Na memória ROM.
Na placa mãe.
No disco rígido.
No processador.