

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere os seguintes elementos de um computador: CPU, memória RAM, SSD, placa de rede, teclado, mouse, monitor de vídeo (não sensível ao toque) e impressora multifuncional.
Assinale a alternativa correta quanto à classificação funcional desses itens.
CPU e RAM são periféricos de entrada; SSD e placa de rede são periféricos de saída; teclado e mouse são componentes internos; monitor e impressora multifuncional são apenas periféricos de saída.
CPU, RAM e SSD são componentes internos; placa de rede é periférico apenas de saída; teclado, mouse e monitor são periféricos de entrada; impressora multifuncional é apenas periférico de saída.
CPU, RAM e SSD são componentes internos; a placa de rede é dispositivo de entrada/saída de dados; teclado e mouse são periféricos de entrada; o monitor é periférico de saída; e a impressora multifuncional é periférico de entrada/saída.
CPU e RAM são componentes internos; SSD é periférico de saída; placa de rede é periférico apenas de entrada; teclado e mouse são periféricos de saída; monitor e impressora multifuncional são dispositivos de entrada.
CPU, RAM e placa de rede são periféricos de entrada/saída; o SSD é um componente interno; e teclado, mouse, monitor e impressora multifuncional são componentes internos de interação direta com o núcleo de processamento.
O Digitador municipal executa rotina intensiva de digitação em computadores, com exigência de produtividade e precisão, alimentando sistemas e produzindo documentos.
Ao longo do turno, é comum alternar entre teclado e mouse, revisar textos, corrigir erros e lidar com prazos. Para manter desempenho sustentável, o servidor deve aplicar técnicas corretas de digitação e noções básicas de mecanografia, reduzindo erros, esforço desnecessário e tempo de retrabalho.
Considerando princípios de digitação correta e práticas associadas à mecanografia, analise as alternativas a seguir e aponte a que está CORRETA.
Utilizar posicionamento adequado das mãos no teclado, recorrer ao uso coordenado dos dedos, minimizar deslocamentos, manter ritmo com revisão periódica e priorizar precisão para reduzir correções e retrabalho.
Digitar predominantemente com dois dedos, focando na velocidade imediata, pois a mecanografia é dispensável quando o servidor conhece o conteúdo e pode corrigir depois.
Manter postura rígida, pressionar teclas com força para garantir resposta do teclado e apoiar continuamente os punhos na borda da mesa, estabilizando as mãos para reduzir falhas.
Fixar a visão alternadamente no teclado e na tela, pois olhar para as teclas reduz erros de digitação, e a mecanografia exige controle visual permanente das mãos.
Aumentar ao máximo a velocidade e desativar correções automáticas, pois corretores geram dependência e diminuem a capacidade do digitador em ambientes de alta demanda.
Durante a atualização de um laboratório de informática, a equipe responsável precisou substituir alguns equipamentos e revisar a função de diferentes dispositivos utilizados nos computadores, buscando melhorar o desempenho geral e a experiência dos usuários. Considerando as funções e características dos principais dispositivos utilizados em um computador, analise as afirmativas a seguir:
I.O teclado e o mouse são dispositivos de entrada, utilizados para inserir dados e comandos no sistema computacional.
II.O monitor é classificado como dispositivo de saída, sendo responsável por exibir informações processadas pelo computador ao usuário.
III.A impressora, embora conectada ao computador, é considerada um dispositivo de entrada, pois recebe dados digitais para transformá-los em documentos físicos.
IV.O scanner permite converter documentos físicos em formato digital, sendo utilizado como dispositivo de entrada de dados.
V.O pen drive é um dispositivo de armazenamento removível, utilizado para guardar e transportar arquivos entre diferentes computadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Com base nos componentes físicos de um computador, o teclado é considerado CORRETAMENTE como um:
Malware.
Hardware.
Periférico de saída.
Software.
Um teclado USB e um teclado bluetooth dependem do mesmo tipo de interface física para comunicação com o computador, diferenciando-se apenas pelo protocolo de transmissão de dados.
Certo
Errado
Os computadores utilizados no serviço público dependem de componentes físicos responsáveis pelas atividades de entrada, processamento e saída, como teclado, mouse, processador, monitores e impressoras. Assinalar a alternativa que apresenta o termo que reúne esses componentes.
Aplicativo remoto.
Sistema central.
Protocolo de rede.
Hardware.
O uso de um teclado ergonômico e a manutenção de uma postura correta são práticas de ergonomia que visam exclusivamente à estética do ambiente de trabalho, não possuindo relação direta com a prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER).
Certo
Errado
Ao utilizar o teclado para digitar o relatório no Microsoft Word e o mouse, para selecionar comandos na interface do programa, a servidora terá de fazer o uso de periféricos de entrada de dados.
Certo
Errado
Sobre o padrão de layout de teclados brasileiro ABNT2, é correto afirmar que:
Adota a disposição de teclas baseada no sistema DVORAK para aumentar a velocidade de digitação.
Possui exatamente o mesmo número de teclas físicas que o padrão americano (US-International).
Possui três teclas Shift para a digitação de letras maiúsculas.
A tecla Alt Gr fica localizada obrigatoriamente à esquerda da barra de espaço e serve para fazer capturas de tela.
Possui a tecla dedicada ao caractere Ç (cedilha) localizada imediatamente à direita da tecla da letra L.
Durante a instalação e manutenção de periféricos em um computador, é necessário observar procedimentos específicos para garantir o correto funcionamento dos equipamentos.
Sobre impressoras, scanners, teclados e mouses, analise as afirmativas:
I. A instalação de uma impressora pode exigir a conexão física ou em rede do equipamento, bem como a instalação ou configuração de drivers apropriados.
II. Um scanner pode necessitar de software específico para permitir a digitalização e o gerenciamento das imagens ou documentos capturados.
III. Teclados e mouses conectados por USB podem ser desconectados e conectados com o computador ligado, desde que o sistema operacional ofereça suporte ao recurso de conexão automática desses dispositivos.
IV. A limpeza periódica de teclados, mouses e scanners pode contribuir para o correto funcionamento e aumentar a vida útil desses periféricos.
V. A manutenção de uma impressora consiste exclusivamente na substituição do computador ao qual ela está conectada.
Estão CORRETAS:
I, II, V, apenas.
I, III, IV, apenas.
II, III, IV, V, apenas.
I, II, III, IV, apenas.
No contexto da digitação, a precisão refere-se à habilidade de digitar corretamente as informações, enquanto a rapidez mede a quantidade de caracteres por minuto digitados, sendo ambas essenciais para um Digitador.
Certo
Errado
No uso cotidiano do computador, os dispositivos que permitem a comunicação entre o usuário e a máquina são chamados de periféricos. De modo geral, o teclado e o mouse são classificados como periféricos de ________, enquanto a impressora e o monitor são classificados como periféricos de ________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
processamento — armazenamento.
armazenamento — execução.
comunicação — controle.
entrada — saída.
Um computador liga e exibe imagens normalmente, mas não permite digitar porque o teclado deixou de responder. Outro teclado foi conectado e funcionou. Assinale a alternativa CORRETA:
O problema comprova falha no sistema operacional.
A substituição alterou o software editor de texto.
O monitor era responsável por receber os comandos digitados.
O teste indica provável falha no teclado, componente de hardware de entrada.
Analise as assertivas abaixo sobre os componentes de um computador:
I. A unidade de armazenamento SSD tem velocidade inferior ao HD, sendo utilizada apenas como complemento para armazenar arquivos temporários.
II. O teclado e o mouse são exemplos de periféricos de entrada, pois enviam informações ao computador.
III. A memória RAM é responsável por armazenar permanentemente dados e programas em execução, sendo essencial para o desempenho do sistema.
Está(ão) CORRETA(S):
I, II e III.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Em uma discussão sobre a arquitetura de computadores, um estudante apresenta algumas afirmações sobre seus componentes e periféricos.
Qual das alternativas abaixo contém apenas afirmações verdadeiras?
I. A unidade central de processamento (CPU) é o "cérebro" do computador, responsável por executar as instruções dos programas.
II. A memória de acesso aleatório (RAM) é um tipo de memória não volátil, ou seja, os dados são mantidos mesmo sem energia.
III. Teclado, mouse e monitor são exemplos de dispositivos periféricos que permitem a interação com o computador.
IV. Discos rígidos (HDDs) e unidades de estado sólido (SSDs) são utilizados para armazenamento primário de dados e programas.
Somente as afirmativas I e III.
Somente as afirmativas II e IV.
Somente as afirmativas I e IV.
Somente as afirmativas III e IV.
O teclado é o periférico em que se encontram os principais comandos para operar um computador, é pelo teclado que os textos são digitados. Referindo-se às funções das teclas, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) A tecla Enter é utilizada para iniciar parágrafo, quebrar uma linha no texto ou efetuar confirmações.
( ) A tecla Tab é utilizada para iniciar caracteres especiais ou ativar momentaneamente as teclas maiúsculas do teclado (mantendo a tecla Shift pressionada).
( ) Shift é usada na edição de textos. Serve como marcador de parágrafos. Ela é útil também quando precisamos movimentar o cursor de um campo a outro, ou seja, para preencher cadastros, entrar no e mail, etc.
( ) Chamada de Backspace, essa tecla serve para retroceder o cursor, apagando os caracteres à esquerda do cursor.
( ) A tecla Caps Lock ativa/desativa as letras maiúsculas do teclado.
( ) A Print Screen é utilizada para capturar imagens que são exibidas na tela do computador.
( ) A tecla Control tem utilidade principalmente quando usada em conjunto com outras teclas, nos chamados “atalhos do teclado”.
( ) A tecla Esc ou escape é usada para abandonar uma tela, programa ou menu.
( ) A Delete ou Del apaga um caractere à direita do cursor. No Windows, deleta arquivos ou pastas.
Após a análise, pode se afirmar, respectivamente:
F, F, V, V, V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V, V, V, F, V.
F, V, F, V, V, V, V, F, V.
V, F, F, V, V, V, V, V, V.
V, F, F, F, V, V, F, V, V.
O layout de teclado, de computador ou notebook, ABNT2 – Português do Brasil, se baseia num padrão global que dispõe sobre a disposição das teclas. O nome desse layout de teclado é:
ASDFGH.
AZERTY.
DVORAK.
QWERTY.
QWERTZ.
Referindo-se as teclas e funções no teclado do computador, analise as sentenças:
I - A tecla Enter é utilizada para iniciar parágrafo, quebrar uma linha no texto ou efetuar confirmações.
II - A tecla Shift é utilizada para iniciar caracteres especiais ou ativar momentaneamente as teclas maiúsculas do teclado (mantendo a tecla Shift pressionada).
III - A tecla Tab é usada na edição de textos. Serve como marcador de parágrafos. Ela é útil também quando precisamos movimentar o cursor de um campo a outro, ou seja, para preencher cadastros, entrar no e-mail, etc.
IV - Tecla Caps Lock ativa/desativa as letras maiúsculas do teclado.
V - A tecla Print Screen é utilizada para capturar imagens que são exibidas na tela do computador.
VI - A Delete ou Del apaga um caractere à direita do cursor. No Windows, deleta arquivos ou pastas.
Após a análise, pode-se afirmar:
As sentenças I, II, III, IV, V e VI estão corretas.
As sentenças I, II, III, IV, V e VI estão incorretas.
Somente as sentenças III, IV, V e VI estão corretas.
Somente as sentenças I, II, V e VI estão corretas.
Somente as sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Um candidato contratado para atuar como digitador em um órgão público passa por um treinamento sobre o uso correto do teclado. O instrutor explica que o primeiro passo para digitar com eficiência é posicionar os dedos sobre as teclas-guia. Segundo as normas de digitação, as teclas-guia utilizadas pelos dedos indicadores são:
A e Ç.
F e J.
S e L.
G e H.
F e K.
Assinale a alternativa que completa a frase com as palavras corretas:
“Nos teclados mecânicos, a ativação das teclas ocorre por meio de __________, enquanto nos teclados de membrana, o acionamento ocorre através da pressão sobre _____________ ".
sensores ópticos / contatos capacitivos
switches individuais / camadas condutivas
sensores magnéticos / circuitos elétricos abertos
molas mecânicas / conectores de fibra óptica
atuadores lineares / placas de ressonância