Questões de Concurso sobre Conceitos Básicos - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Conceitos Básicos

 
 
Disciplina 1
Assunto 25
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
606 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O dispositivo de caractere é um tipo de dispositivo de E/S, o qual envia ou recebe um fluxo de caracteres, sem considerar qualquer estrutura de blocos. Ele não é endereçável e não dispõe de nenhuma operação de posicionamento. Assinale a alternativa que apresenta exemplos desse tipo de dispositivo de E/S.


A

discos rígidos, CD-ROMs e pen drives


B

discos rígidos, interfaces de redes e mouses


C

impressoras, interfaces de redes e mouses


D

interfaces de redes, CD-ROMs e pen drives


E

discos rígidos, impressoras e pen drives

Assinale a alternativa que apresenta somente os periféricos externos de um PC (personal computer).


A

pen drive, teclado e memória RAM


B

impressora, teclado e processador


C

memory card, scanner e mouse


D

monitor de vídeo, mouse e memória RAM


E

HD externo, impressora e processador

Na configuração de microcomputadores e notebooks, é comum a integração de dispositivos de entrada e saída de dados. Nesse sentido, uma categoria engloba periféricos que operam exclusivamente na saída dos dados já processados, enquanto outra opera exclusivamente na entrada de dados para processamento pela máquina.


Assinale a opção que apresente, correta e respectivamente, um exemplo de cada categoria.


A

scanner e pendrive


B

plotter e pendrive


C

scanner e teclado


D

plotter e teclado

Tendo como base o conceito de dispositivos de entrada e saída, assinale a alternativa que representa dispositivos somente de entrada:


A

Teclado, mouse e monitor touchscreen.


B

Monitor, scanner e mouse.


C

Caixa de som, monitor e teclado.


D

Teclado, mouse e microfone.


E

Microfone, mouse e pen drive.

Analise e responda.

I- Impressora.

II- Teclado.

III- Monitor.

Os periféricos citados acima são, respectivamente, considerados dispositivos de:


A

saída, entrada e saída.


B

entrada, entrada e entrada.


C

saída, saída e saída.


D

entrada, entrada e saída.


E

entrada, saída e entrada.

Os componentes físicos de um computador, tipicamente representados por partes mecânicas, eletrônicas e magnéticas, são chamados de hardware. Um computador é composto por processador, memória e dispositivos periféricos que podem ser categorizados com relação ao fluxo de dados entre o computador e o meio externo: somente entrada (E), somente saída (S), ou simultaneamente entrada e saída (E/S). Os dispositivos de mesa digitalizadora, monitor de vídeo com tela sensível ao toque, e webcam são categorizados RESPECTIVAMENTE como:


A

E/S, E/S, E


B

E, S, E/S


C

E/S, S, E/S


D

E, E/S, E/S


E

E, E/S, E

Para que serve a barra de espaços do teclado do computador?


A

Para apagar o caractere apontado pelo cursor.


B

Para desligar o computador.


C

Para mover o cursor um espaço para a frente.


D

Para mover o cursor um espaço para trás.


E

Para pausar todas as atividades em andamento no computador.

Os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) servem basicamente para a comunicação do computador com o meio externo. Eles proveem o modo pelo qual as informações são transferidas de fora para dentro da máquina, e vice-versa, além de compatibilizar esta transferência através do equilíbrio de velocidade entre os meios diferentes.


1ª Coluna


(I)Entrada.

(II)Saída.


Enumere as lacunas abaixo de acordo com os tipos de dispositivos acima:


2ª Coluna


(__)Teclado.

(__)Monitor.

(__)Mouse.

(__)Caixa de Som.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde a sequência de cima para baixo das lacunas acima.


A

II, I, I, II.


B

I, II, I, II.


C

II, I, II, I.


D

I, I, II, II.

Existem três tipos principais de impressoras para microcomputador: Matricial, Jato de Tinta e Laser:


(I)Matricial.

(II)Jato de Tinta.

(III)Laser.


Enumere as lacunas abaixo de acordo com os tipos de impressoras acima:


(__)A tecnologia mais comum de impressão é o da matriz de pontos, que funciona por meio de uma cabeça de impressão contendo um grupo de agulhas. Os caracteres são impressos no papel mediante a combinação dessas agulhas.

(__)Sistema semelhante ao utilizado nas máquinas de xerox, por sensibilização do papel e uso de toner para impressão. Possui alta velocidade e alta resolução, tanto na escrita quanto em modo gráfico. Se forem coloridas usam toner de 3 ou 4 cores.

(__)Injetam gotas de tinta (ou bolhas de tintas aquecidas) que formam o carácter a ser impresso. As gotas passam por um eletrodo e recebem carga elétrica. Esse tipo de impressora trabalha com enorme rapidez, tendo capacidade para imprimir muitos caracteres por segundo. Sua qualidade de impressão é muito boa. São muito adequadas à cores.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde a sequência de cima para baixo das lacunas acima.


A

I, II, III.


B

I, III, II.


C

III, II, I.


D

II, III, I.

Analise as afirmativas abaixo e assinale "V" para verdadeiras e "F" para falsas:


(__)Hardware é a parte física do computador, ou seja, todos os equipamentos.

(__)A memória ROM pode ser chamada de alguns nomes, exemplo: memória do usuário, memória primária ou principal, memória volátil.

(__)Os periféricos são dispositivos que auxiliam o computador na entrada e saída de dados, ou seja, auxiliam na comunicação entre o computador e o usuário.

(__)Memória cache é uma parte do Winchester que será usada pelo sistema para armazenar informações que deveriam estar na memória RAM.


Assinale a alternativa CORRETA de cima para baixo:


A

V, V, F, F.


B

F, F, V, V.


C

V, F, V, F.


D

F, V, F, V.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado