

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em uma rede Ethernet 1000 BASE-T sobre par trançado, qual é o comprimento máximo, em metros, do cabo que liga um computador ao hub?
10
20
50
100
200
Considere uma rede com topologia estrela, em que todas as máquinas estejam ligadas a um dispositivo central que fecha a conexão entre todos os nós da rede, retransmitindo os pacotes que chegam para todos os nós, não apenas para o nó solicitante. O dispositivo citado no texto é o conhecido como:
patch.
bus.
root.
switch.
hub.
Um firewall permite que um administrador de rede controle o acesso entre o mundo externo e os recursos da rede que administra, gerenciando o fluxo de tráfego de e para esses recursos.
As afirmativas definem os tipos de firewall.
I. Todo o tráfego que sai ou que entra na rede interna passa por um roteador e é feita a filtragem de pacotes primeiramente, analisando os cabeçalhos de datagramas e, então, aplicam-se as regras de filtragem especificadas como: endereço IP, portas, tipos de mensagem ICMP e datagramas de inicialização de conexão usando bits TCP SYN ou ACK.
II. Para assegurar um nível mais refinado de segurança, os gateway de aplicação são implementados, sendo servidores específicos de aplicação através dos quais todos os dados da aplicação (que entram e que saem) devem passar.
III. Varredura de portas (portscanning) refere-se à técnica de contatar sequencialmente números de portas em uma máquina e ver o que acontece em resposta.
IV. Analisador de pacotes (packetsniffer) é um programa que funciona em um dispositivo acoplado à rede e que recebe passivamente todos os quadros de camada de enlace que passam por sua interface de rede.
Assinale a alternativa correta.
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira.
Somente I, II são verdadeiras.
Somente III, IV são verdadeira.
Um firewall é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança ao tráfego que passa por um determinado ponto da rede. Em relação à tecnologia de firewall e correto afirmar, EXCETO:
Um firewall do tipo filtro de pacotes pode restringir acesso a protocolos desconhecidos na porta 443 (HTTPS).
Um firewall do tipo filtro de pacotes pode restringir tráfego através da porta (TCP ou UDP).
Um firewall do tipo filtro de pacotes pode restringir o tráfego de pacotes que não tenham sido iniciados a partir da rede protegida.
Um firewall do tipo filtro de conteúdo pode restringir acesso HTTP para portais de entretenimento.
No planejamento de uma rede sem fio, é comum que o administrador configure o roteador de modo que ele gerencie um pool de endereços IP e informações sobre os parâmetros de configuração do cliente, tais como gateway padrão, nome de domínio, servidores de nome, etc.
Nessas condições, o roteador será, também, um servidor
TKIP
WEP
WAP
HTTP
DHCP
Sobre os elementos de interconexão de redes de computadores, relacione a primeira coluna com a segunda.
(1) hub | ( ) é um dispositivo de conectividade que subdivide a rede em segmentos menores. |
(2) switch | ( ) é uma combinação de hardware e software que reconhece as mensagens em uma rede e transfere as mensagens endereçadas aos nós de outras redes. |
(3) roteador | ( ) controla o tráfego de comunicações quando diversas redes são conectadas em conjunto. |
(4) bridge | ( ) recebe o sinal de uma das portas de entrada e o encaminha para todas as suas portas de saída. |
A sequência CORRETA da segunda coluna é:
2 - 3 - 4 - 1
2 - 4 - 1 - 3
3 - 1 - 2 - 4
3 - 1 - 4 - 1
2 - 4 - 3 - 1
O uso da internet nas estações de trabalho das intranets pode acarretar danos, às vezes irrecuperáveis, às informações armazenadas nos servidores dessas redes. Para tentar evitar esses danos, entre as medidas de segurança que devem ser adotadas pelos administradores de redes, encontra-se a(o)
utilização de servidores de proxy
formatação de mídias removíveis antes do uso
bloqueio de backups periódicos das informações armazenadas
uso de programas peer-to-peer (P2P) para troca de dados
uso de sistemas operacionais baseados no Windows
A conexão entre computadores e meios físicos de dados é realizada através do dispositivo placa de rede. Toda placa de rede recebe um número único para a sua identificação denominado
IPV4.
IPV6.
MAC.
RASH.
BIT.
Ao analisar o cabeçalho dos pacotes, o firewall consegue saber:
Os protocolos usados e as portas de origem e destino dos pacotes.
Quais os hosts que estão ativos.
Quais servidores de rede apresentam problemas.
Quais estações utilizam sistema operacional GNU/Linux.
Qual alternativa não apresenta um dos componentes de uma rede de computadores.
Cabeamento STP
No-break
Placa de rede
Roteador
O controle de transmissão de dados em uma rede de computadores, filtrando e permitindo ou não a passagem dos dados, é a principal função realizada pelo dispositivo denominado
firewall.
firmware.
modem.
roteador.
antivírus.
Em relação à Internet, “dispositivos constituídos pela combinação de software e hardware, utilizados para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores” refere-se a:
antimalwares.
antivírus.
DMZ.
firewalls.
firewalls pessoais.
Um hub é, em termos físicos, uma topologia em estrela, mas que pode ser caracterizado, em termos lógicos, como uma topologia em barramento.
Certo
Errado
Os gateways de transporte permitem a comunicação entre dois computadores que usam protocolos distintos orientados a conexão. Por exemplo, eles permitem que um computador que utilize o protocolo TCP/IP se comunique com uma máquina que usa o protocolo ATM.
Certo
Errado
Os switches são equipamentos que atuam na camada física, enquanto os hubs atuam na camada de enlace de dados.
Certo
Errado
Um roteador de rede de computadores IP realiza o encaminhamento dos pacotes IP entre as redes. Para que um pacote não fique indefinidamente na rede e seja descartado caso exceda o tempo de vida, o roteador monitora o
ID.
TTL.
TOS.
VER.
IHL.
Para configurar uma rota em um roteador Cisco, pode-se utilizar o seguinte comando:
route 192.168.0.0 255.255.255.0 10.1.1.1
route -net 192.168.0.0 -netmask 255.255.255.0 gw 10.1.1.1
ip route 192.168.0.0 255.255.255.0 10.1.1.1
iproute 192.168.0.0 255.255.255.0 10.1.1.1
Julgue os seguintes itens relativos ao modelo OSI e os dispositivos de rede e assinale a alternativa correta.
I Repetidores: A finalidade de um repetidor é gerar os sinais (limpos) da rede novamente e os retemporizar no nível do bit para que eles trafeguem em uma distância maior nos meios.
II Hubs – Concentradores: Hubs Inteligentes – Possuem portas do console, o que significa que podem ser programados para gerenciar o tráfego da rede. São mais úteis na resolução de problemas.
III Bridges – Pontes: Dispositivo transparente da camada 2 do modelo OSI que usa o software (mais rápido que switch) para aprender os endereços MAC e filtrar o tráfego.
IV Switch – Comutador: Dispositivo da camada 2 do modelo OSI que usa o hardware para aprender os endereços MAC e filtrar o tráfego. É também conhecida como bridge multiporta.
É também conhecida como bridge multiporta.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Um proxy pode suportar mais de um protocolo da camada de aplicação.
Certo
Errado
Redes de computadores podem ser interconectadas utilizando diferentes tipos de dispositivos. Sobre tais dispositivos, analise as afirmativas a seguir e selecione a alternativa CORRETA.
I- Dispositivos de rede, como Switches, operam na camada de enlace. Eles recebem os frames, examinam o MAC address (endereço físico) e encaminham os frames entre as redes;
II- Bridges(pontes) são dispositivos de interconexão que operam na camada física, e cuja função é apenas transportar bits entre redes idênticas;
III- Um roteador é um tipo de dispositivo que atua na camada de rede. Uma característica importante dos roteadores é a capacidade de conectar redes que usam diferentes protocolos na camada de enlace;
IV- Os Gateways são dispositivos que atuam exclusivamente na camada de aplicação, como é o caso dos servidores Proxy;
V- Hubs são essencialmente dispositivos analógicos que não entendem os protocolos digitais e que apenas regeram os sinais de uma rede para outra.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.