Questões de Concurso sobre Hardware

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.219 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as afirmativas a seguir:


I. Mouse e teclado são periféricos que podem ser conectados ao computador através de cabos ou por conexão wireless.

II. Não é possível conectar simultaneamente dois teclados ao mesmo computador.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é a falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Os dispositivos de entrada têm como função coletar e converter informações, além de introduzi-las na máquina. Dessa maneira, é correto considerar como dispositivo de entrada:


A

caixa de som.


B

webcam.


C

impressora.


D

monitores de vídeo.


E

plotters.

A memória RAM do computador é considerada uma memória de acesso aleatório. Ela é responsável por armazenar, de forma temporária, os dados. Logo, não os retém quando o computador é desligado.


C

Certo


E

Errado

No monitor, o tubo de raios catódicos (CRT) é a parte responsável por emitir, na tela, todo processamento realizado.


C

Certo


E

Errado

O hardware e o software são elementos que fazem parte de um computador, onde cada um deles tem sua função para o desempenho e o bom funcionamento. Mas estes componentes não estão presentes somente nos PCs e notebooks. Eles podem ser encontrados também em celulares, TVs, tablets, impressoras e até mesmo nas máquinas de lavar e micro-ondas. Diante do exposto, qual das alternativas a seguir apresenta, respectivamente, um tipo de software e um tipo de hardware?


A

Memória RAM e SSD.


B

Excel e Windows 10.


C

Impressora multifuncional e Word.


D

Microfone e scanner.


E

Paint e HD.

De acordo com o modelo de Von Neumann, a função da Unidade Central de Processamento (UCP) – ou processador – é, essencialmente, capturar dados e instruções que compõem um programa e processá-los, não importando sua origem ou seu destino. No entanto, para que o processador possa executar os programas, seus dados e suas instruções devem antes ser carregados:


A

na memória


B

no flash drive


C

no disco rígido


D

na interface de rede

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


O ________ é um dispositivo portátil que armazena arquivos de computador, permitindo uma conexão a uma porta USB.


A

mouse


B

Microsoft Excel


C

pen drive


D

teclado

A respeito do uso de copiadora, são tarefas que podem ser realizadas nesse equipamento, exceto:


A

Digitalização de documentos.


B

Impressão em cores.


C

Enviar fax.


D

Imprimir em preto e branco.


E

Receber mensagens de e-mail.

O tempo para acessar os dados contidos na memória RAM é idêntico ao tempo gasto para acessar os dados do disco rígido (HD).


C

Certo


E

Errado

A placa de vídeo tem como função a exibição de imagens na tela do computador (monitor).


C

Certo


E

Errado

Das alternativas a seguir, qual NÃO é um componente principal do computador, ou seja, não é essencial ao funcionamento da máquina?


A

Placa mãe.


B

Processador.


C

Memória RAM.


D

Fonte de alimentação.


E

Placa de vídeo.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um periférico de entrada, um periférico de saída e um periférico para armazenamento.


A

SSD, plotter, HD.


B

DVD, storage, SSD.


C

Teclado, storage, SSD.


D

Mouse, plotter, storage.


E

Mouse, impressora, mesa digitalizadora.

Um dos componentes do Hardware é a unidade central de processamento (CPU) ou processador central que tem como função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Assinale a alternativa que apresenta e define corretamente as partes da CPU:

Fonte: https://www.ime.usp.br/ http://www.ic.uff.br


A

São quatro as partes principais da CPU, o PROCESSADOR que busca os dados na memória, a UNIDADE DE MEMÓRIA(UM) que armazena e busca as instruções e as decodifica, as UNIDADES DE ENTRADA (INPUT) que interpreta os comandos do usuário, através do teclado e mouse e as UNIDADES DE SAÍDA (OUTPUT) que recebe os dados interpretados em linguagem humana e as apresenta ao usuário.


B

São três as partes principais da CPU, a UNIDADE DE CONTROLE (UC) que busca a instrução da memória e decodifica-a, a UNIDADE ARITMÉTICA E LÓGICA (ULA) que realiza operações aritméticas e booleanas e os REGISTRADORES que são uma memória rápida para guardar informações de controle e resultados intermediários.


C

São três as partes principais da CPU, a UNIDADE DE MEMÓRIA(UM) que armazena e busca as instruções e as decodifica, a UNIDADES DE ENTRADA (INPUT) que interpreta os comandos do usuário, através do teclado e mouse e as UNIDADES DE SAÍDA (OUTPUT) que recebe os dados interpretados em linguagem humana e as apresenta ao usuário.


D

São três as partes principais da CPU, a UNIDADE DE MEMÓRIA(UM) que armazena e busca as instruções e as decodifica, o KERNELL (KNL) que interpreta os comandos binários e interrupções e os REGISTRADORES que são uma memória rápida para guardar informações de controle e resultados intermediários.


E

São cinco as partes principais da CPU, a UNIDADE DE CONTROLE (UC) que busca a instrução da memória e decodifica-a, a UNIDADE ARITMÉTICA E LÓGICA (ULA) que realiza operações aritméticas e booleanas, os REGISTRADORES que são uma memória rápida para guardar informações de controle e resultados intermediários, as PORTAS USB que habilitam a comunicação do hardware com o ambiente e os BARRAMENTOS SCSI que conecta as unidades de saída e entrada.

Determinado professor de informática de uma instituição de ensino separou, durante o final de semana, alguns materiais para preparar uma aula abordando conceitos básicos de informática. Ao analisar o material coletado, o professor catalogou os seguintes itens:


I. A placa-mãe é a placa principal, formada por um conjunto de circuitos integrados que reconhece e gerencia o funcionamento dos outros componentes do computador.

II. A CPU é a caixa metálica onde ficam armazenados os principais componentes do computador, como fonte, unidades de disco e memória; é construída, exclusivamente, em layout vertical.

III. Um software é o conjunto de programas que permite o funcionamento e a utilização dos itens de hardware que formam o computador, sendo o software aplicativo, o básico essencial para o funcionamento de qualquer computador.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I, apenas.


C

II, apenas.


D

III, apenas.

Nos computadores, o hardware engloba todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processo de informações. Em relação ao processamento e armazenamento de informações, analisar os itens abaixo:


I. Memória RAM (Random Access Memory) ou Memória de Acesso Randômico: é uma memória volátil que serve para rodar aplicações depois que o computador já está ligado.

II. Memória ROM (Read-Only Memory) ou Memória Somente de Leitura: é o local onde as informações básicas do computador ficam armazenadas. Não são afetadas quando o dispositivo é desligado.

III. HD (Hard Disk) serve como unidade de armazenamento permanente, guardando dados e programas.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Todos os itens.

A função deste componente de hardware é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação. Assinale a alternativa que o identifica.


A

Processador.


B

Memória RAM.


C

Placa mãe.


D

Memória ROM.


E

Disco rígido.

Os dispositivos de entrada são aqueles hardwares que enviam dados ao processador. De alguma forma, eles capturam os dados do ambiente externo e os enviam ao processador, seja por meio da intervenção humana ou não. Assinale a alternativa que é um dispositivo de entrada:


A

Caixa de som.


B

Impressora.


C

Monitor.


D

Teclado.


E

Datashow.

Qual das alternativas a seguir é exemplo de um dispositivo de entrada?


A

Impressora.


B

Caixa de som.


C

Microfone.


D

Monitor.


E

Fone de ouvido.

O processador, também chamado de CPU (central processing unit), é o componente de hardware responsável por processar dados e transformá-los em informação. Ele também transmite estas informações para a placa mãe, que por sua vez as transmite para onde é necessário (como o monitor, impressora, outros dispositivos). Analise as afirmativas a seguir sobre características do processador:


I.A frequência de um processador (velocidade, clock) é medida em hertz e define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo.

II.O core é o núcleo do processador. Existem processadores core e multicore, ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos na mesma peça.

III.A memória cache é um tipo de memória secundária, e sua função é diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e os outros componentes.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Apenas a afirmativa II é verdadeira.


B

As afirmativas I, II e III são verdadeiras.


C

Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.


D

Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.


E

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

   
Gerar simulado