Imagem de fundo

Um condutor habilitado na categoria D está dirigindo um...

Um condutor habilitado na categoria D está dirigindo um micro-ônibus oficial em uma via arterial com limite de 60 kmh. Ele é flagrado por um radar eletrônico transitando a 95 kmh. Considerando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a classificação das infrações por excesso de velocidade, analise as afirmativas a seguir.


I.O condutor cometeu uma infração de natureza gravíssima, pois a velocidade praticada foi superior à máxima em mais de 50%.

II.A penalidade prevista para este caso inclui multa (multiplicada por 3) e a suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.

III.Caso o condutor tivesse excedido a velocidade em até 20%, a infração seria de natureza média.

IV.Como o veículo é oficial, o condutor está isento da pontuação na carteira, sendo a multa transferida automaticamente para o órgão público.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:


A

II e III.


B

I, III e IV.


C

I e IV.


D

I e III.