

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Resolução nº 489/2006 do CFESS.
Os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e o CFESS instaurarão a comissão permanente para apuração das práticas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoa (CODIP), como forma de contribuir para a efetivação dos direitos humanos e para a liberdade de expressão sexual.
O assistente social deverá contribuir para eliminar, em seu espaço de trabalho, práticas discriminatórias e preconceituosas referentes a atos de discriminação por orientação sexual entre pessoas do mesmo sexo, toda vez que presenciar um ato de tal natureza ou tiver conhecimento comprovado de violação de direitos constitucionais e dos princípios expressos no Código de Ética.
É dever do assistente social denunciar aos Conselhos Regionais Profissionais e ao Ministério Público a respeito das condutas preconceituosas e discriminatórias por orientação sexual entre pessoas do mesmo sexo praticadas por pessoas jurídicas privadas ou públicas ou por qualquer profissional, em sua área de trabalho.
O assistente social deve contribuir para o enfrentamento das diferentes modalidades de preconceito e discriminação que se expressam nas relações sociais e profissionais e para a efetivação da naturalização da invisibilidade das práticas afetivas — sexuais entre pessoas do mesmo sexo.
Quando se tratar de requisição institucional, excepcionalmente, o assistente social poderá utilizar de instrumentos e técnicas que reforcem preconceitos, estigmas ou estereótipos de discriminação em relação à livre orientação sexual.