Na NBR de Execução de Levantamento Topográficos (ABNT NBR 13.133/2021) as poligonais passam a ser classificadas de duas maneiras: I) poligonal principal (PP) e II) poligonal secundária (PS). Para a realização e desenvolvimento do levantamento topográfico, essas poligonais passam a se constituir, geometricamente, em poligonal apoiada em bases formadas por pontos distintos (figura 1) e poligonais apoiadas em dois pontos distintos (figura 2).
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA.
A poligonal apoiada em bases distintas não pode ser usada para a poligonal apoiada em pontos distintos, não sendo necessária a correção de pressão atmosférica e de temperatura.
A poligonal apoiada em pontos distintos sempre terá pontos de partida constituídos na poligonal, ficando esses pontos pertencentes a essa poligonal fechada.
As medições angulares nos dois tipos de poligonais devem ser feitas usando estação total de precisão de ± 0°00’10” e a precisão linear de ± 0,150 m de fechamento linear.
A poligonal apoiada em bases distintas é uma poligonal enquadrada (classificada anteriormente como tipo 2 e 3 na NBR 13.133/1994).
A poligonal apoiada em bases distintas sempre vai ter precisão maior que a poligonal apoiada em pontos distintos, pois essa segunda poligonal é fechada.