

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo a legislação brasileira, polpa é o produto não fermentado, não concentrado ou diluído, obtido pelo esmagamento de frutos polposos por processos tecnológicos adequados. Dentro desse contexto, assinale a alternativa, cuja afirmação não é verdadeira:
Em relação ao processamento, o fruto com adequado flavor e baixo teor de ácidos orgânicos é preferido.
Do ponto de vista industrial, o teor elevado de ATT (acidez total titulável) diminui a necessidade de adição de acidificantes e propicia melhoria nutricional, segurança alimentar e qualidade sensorial.
A matéria-prima deve ser lavada em água corrente, para remoção de sujidades como poeira e resíduos orgânicos, e sanitizada em solução clorada com 50 a 100ppm de cloro ativo por 15 a 30 min.
A relação entre o teor de sólidos solúveis totais e acidez total titulável (SST/ATT), denominada ratio, é uma das melhores formas de avaliação do sabor de um fruto.