Questões de Concurso sobre Lei nº 14.284/2021 - Institui o Programa Auxílio Brasil e o Programa Alimenta Brasil; define metas para taxas de pobreza; altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; revoga a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, e dispositivos das Leis nos 10.696,

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Acerca dos programas Auxílio Brasil e Alimenta Brasil, instituídos pela Lei nº 14.284/2021, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

-

( -) Elimina a transferência indireta de renda, de acordo com a política do governo federal de redução dos gastos.

( ) Introduz ações de incentivo ao esforço individual.

( -) Incentiva a agricultura familiar, por meio de mecanismos de compra de alimentos para redistribuição em áreas de insegurança alimentar.

( -) Desconsidera a formalização das relações de trabalho como foco da política social.

( -) Introduz a inclusão produtiva rural e urbana nas ações a serem promovidas.

-

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,


A

F, V, F, V e F.


B

F, V, F, V e V.


C

F, V, V, F e V.


D

V, V, V, F e F.


E

V, V, F, V e F.

O Programa Auxílio Brasil, instituído pela Lei nº 14.284, de 29 de dezembro de 2021, não:


A

Extinguiu o Programa Bolsa Família, revogando a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004.


B

Ampliou a cobertura e a abrangência das prestações do Programa Bolsa Família, alterando a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004 que o instituiu.


C

Constitui uma etapa do processo gradual e progressivo de implementação da universalização da renda básica de cidadania a que se referem o caput e o § 1º do art. 1º da Lei nº 10.835, de 8 de janeiro de 2004.


D

Prevê que sua execução se dê por meio da integração e da articulação de políticas, de programas e de ações direcionadas ao fortalecimento das ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas).


E

Tem como um dos seus objetivos a promoção da cidadania com garantia de renda e o apoio, por meio dos benefícios e serviços ofertados pelo Suas, à articulação de políticas direcionadas aos beneficiários, com vistas à superação das vulnerabilidades sociais das famílias.

A Lei Federal nº 14.284, de 29 de dezembro de 2021, institui o Programa Auxílio Brasil, no âmbito do Ministério da Cidadania, executado por meio da integração e da articulação de políticas, de programas e de ações direcionadas: (I) ao fortalecimento das ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas); (II) à transferência direta e indireta de renda; (III) ao desenvolvimento da primeira infância; (IV) ao incentivo ao esforço individual; e (V) à inclusão produtiva rural e urbana, com vistas à emancipação cidadã.


https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/LEI-No-14.284-DE-29-DEDEZEMBRO-DE-2021-PROGRAMA-AUXILIO-BRASIL.pdf#:~:text=L%20EI%20N%20º%201%204.28%204%2C%20D,de%20outubro%20de%202012%3B%20e%20dá%20outras%20

providências.


Neste interim, qual é expressamente um dos objetivos do Programa Auxílio Brasil?


A

Integrar os programas, os serviços e os benefícios de assistência social para o atendimento das famílias beneficiárias.


B

Priorizar as crianças, sobretudo na primeira infância, e dos adolescentes como público das políticas de proteção social e de desenvolvimento humano.


C

Promover oportunidades de capacitação e de empregabilidade dos beneficiários, de forma a proporcionar autonomia.


D

Educar e incluir financeiras as famílias beneficiárias.


E

Estimular crianças, adolescentes e jovens a terem desempenho científico e tecnológico de excelência.

A instituição do Programa Auxílio Brasil, pela Lei nº 14.284 de 29 de dezembro de 2021, alterou a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993) para incluir:


A

Os recursos destinados ao Programa no Fundo Nacional de Assistência Social.


B

Os valores oriundos de programas assistenciais de transferência de renda na renda familiar mensal (soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família).


C

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) na renda familiar mensal (soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família).


D

A instituição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), registro público eletrônico com a finalidade de coletar, processar, sistematizar e disseminar informações georreferenciadas para a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda.


E

Os tipos de proteção social – básica e especial – como forma de organização da assistência social.

 
 
Gerar simulado