

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Desde os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) até a atual BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os demais documentos curriculares que são deles provenientes, há a defesa de que o ensino da língua portuguesa seja organizado a partir de práticas de linguagem situadas, contextualizadas e significativas, o que levou a propostas de trabalho com os gêneros discursivos. A este respeito, analise as afirmações a seguir visando ao preenchimento das lacunas com as expressões elencadas:
I.Toda a interação verbal se dá por meio de __________ únicos e irrepetíveis.
II.Os gêneros discursivos podem ser caracterizados por três dimensões. A dimensão __________ diz respeito aos sentidos construídos a partir do gênero, isto é, integra o texto ao contexto e, portanto, é sempre singular e irrepetível; a construção de sentidos vai depender da situação de interação e dos sujeitos socialmente organizados que dela participam.
III.Já a dimensão __________, segundo Bakhtin (2008, p. 304), "depende do modo que o locutor percebe e compreende seu destinatário, e do modo que ele presume uma compreensão responsiva ativa", a forma como são proferidos os enunciados leva sempre em consideração, portanto, o(s) sujeito(s) a quem se dirigem.
IV.E a terceira dimensão, chamada de __________ tange à forma do gênero, que está intimamente ligada ao conteúdo: ambos se articulam, mas não devem ser confundidos (Bakhtin, 2003).
Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas nos excertos:
gêneros discursivos — estilística — composicional — temática.
textos — composicional — temática — estilística.
enunciados — temática — estilística — composicional.
enunciados — composicional — temática — estilística.
gêneros discursivos — temática — estilística — composicional.