Imagem de fundo

Analise o fragmento do texto 1 abaixo:“Juntou-se à questão...

Analise o fragmento do texto 1 abaixo:


“Juntou-se à questão das fronteiras a eclosão de um surto messiânico influenciado pelo grande número de pessoas sem terras e sem emprego na região. Eram ex-camponeses, expulsos de suas terras para a implantação de uma madeireira, e ex-operários da estrada de ferro Brazil Railway, que trabalharam na construção e se viram sem trabalho com o fim do empreendimento.”


Assinale a alternativa correta sobre o fragmento do texto 1.


A

No citado fragmento de texto, ocorrem três pronomes pessoais do caso oblíquo.


B

Em “[…] que trabalharam na construção e se viram sem trabalho com o fim do empreendimento”, a conjunção “e” serve para combinar duas orações subordinadas adverbiais.


C

O termo “expulsos de suas terras para a implantação de uma madeireira” é uma oração subordinada substantiva apositiva caracterizada pela omissão (zeugma) da conjunção integrante “que”.


D

O sintagma frasal “a eclosão de um surto messiânico influenciado pelo grande número de pessoas sem terras e sem emprego na região” exerce a função de sujeito do verbo “juntou”.


E

Os termos “ex-camponeses” e “ex-operários” são palavras compostas por justaposição, pois o novo vocábulo mórfico corresponde a mais de um vocábulo fonológico.