

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia a tirinha a seguir para responder as questões 19 e 20.
https://portalconteudoaberto.com.br/wpcontent/uploads/2023/10/Tirinha_Turma_da_Monica_-_reproducao.jpg . Acesso em 25/07/2026.
Considerando os elementos verbais e não verbais presentes na tirinha, é correto afirmar que o efeito de humor é construído principalmente pela:
estratégia da personagem Mônica, que utiliza uma mudança inesperada de foco para surpreender os outros personagens e conseguir a imagem desejada.
dificuldade dos personagens em compreender o significado das palavras usadas por Mônica durante a situação.
intenção dos meninos de participar de uma brincadeira, mesmo sabendo que poderiam se machucar.
ausência de comunicação entre os personagens, já que a tirinha apresenta apenas imagens sem informações verbais.
atitude dos personagens, que demonstram interesse maior pelo passarinho do que pela presença da câmera.