Questões de Concurso sobre Advérbios

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.559 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Assinale a alternativa que apresenta um advérbio de lugar.


A

“A questão da saúde mental ainda é muito associada apenas aos sintomas e ao diagnóstico de transtornos mentais.”


B

“As redes sociais são lar de uma série de grupos e páginas focados em acolhimento saudável e promoção do autocuidado.”


C

“Nas redes sociais, principalmente as focadas em imagem, como o Instagram, os usuários se dedicam a postar apenas os grandes momentos da vida”


D

“Ao mesmo tempo, influenciadores digitais têm assumido a missão de conscientizar seu público sobre a existência dos transtornos mentais.”

A palavra “simplesmente”, utilizada pelo autor do texto na linha 9, possui a seguinte classificação gramatical:


A

adjetivo.


B

preposição.


C

advérbio.


D

conjunção.


E

pronome.

Cheguei, para a alegria das crianças tristes. O termo grifado pertence à classe gramatical dos:


A

Adjetivos.


B

Substantivos.


C

Verbos.


D

Advérbios.


E

Pronomes.

No segundo parágrafo, a expressão sem parcimônia apresenta circunstância adverbial de


A

modo, como a destacada em: Agiu com desenvoltura diante da situação.


B

modo, como a destacada em: O médico disse que talvez realize a cirurgia ainda hoje.


C

afirmação, como a destacada em: Os jovens provocarão uma revolução nas redes sociais.


D

afirmação: como a destacada em: Certamente haverá uma segunda chamada para os concursados.


E

tempo, como a destacada em: Em cinco anos, ele estará aposentado.

O sentido expresso pelo termo em destaque está corretamente identificado entre parênteses em:


A

... como interpretar o inegável crescimento do número de profissionais... (negação)


B

Muitos analistas veem a flexibilidade do trabalho como aspecto positivo... (modo)


C

Uma questão clássica das ciências humanas, debatida ainda hoje... (afirmação)


D

... o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina... (dúvida)


E

... não se trata mais de falar em flexibilização da jornada de trabalho... (modo)

No poema,


A

humildemente (2a estrofe) expressa circunstância adverbial de modo, como em: Talvez ela virá à festa para encontrá-lo.


B

humildemente (2a estrofe) expressa circunstância adverbial de afirmação, como em: Foi muito prazeroso visitar esta cidade.


C

jamais (3a estrofe) expressa circunstância adverbial de negação, como em: O diretor reclamou à beça das condições do teatro.


D

jamais (3a estrofe) expressa circunstância adverbial de tempo, como em: A avó ainda guarda muitas fotos da família.


E

com esperança (4a estrofe) expressa circunstância adverbial de intensidade, como em: Ele raramente chega na hora marcada.

Leia a charge e em seguida responda ao que se pede:

Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em <(Disponível em https://br.images.search.yahoo.com/search/images?p=charge+isaura&fr=mcafee&imgurl=http%3A%2F%2Fwww.juniao.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2014%2F08%2FTira_Dona_Isaura_00118_juniao_17_agosto_2014_72.jpg#id=45&iurl=http%3A%2F%2Fwww.juniao.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F01%2FDP_charge_19_08_2009a72.jpg&action=click Data da consulta 29/04/19)> Data da consulta 29/04/19)

Estabeleça a relação entre as palavras da primeira coluna e a categoria gramatical correspondente na segunda coluna.


1. Muito. ( ) Adjetivo.

2. Metido. ( ) Substantivo.

3. Esse. ( ) Pronome.

4. Bolt. ( ) Advérbio.


A sequência de preenchimento CORRETO dos parênteses é:


A

2, 3, 1 e 4.


B

2, 3, 4 e 1.


C

4, 2, 1 e 3.


D

2, 4, 3 e 1.


E

3, 4, 1 e 2.

Os advérbios são uma classe de palavras que tem como finalidade modificar um verbo, um adjetivo, ou até mesmo um outro advérbio. Essa função de modificador faz com que o advérbio atribua uma circunstância ao termo que ele modifica.

A partir dessa afirmação, analise os excertos a seguir:


I - “E eu ainda estava na cama.” (linha 3)

II - “O problema, definitivamente, não é a internet.” (linhas 41-42)

III - “Esta coluna, aliás, só existe aqui, na internet.” (linha 44)

IV - “E uma análise mais detalhada desses achados sugere que isso se dá porque os internautas convictos são mais suscetíveis à distração por estímulos ambientais irrelevantes.” (linhas 18-20)

V - “aqueles que usam a internet localizam as informações mais rapidamente do que os que recorrem às enciclopédias impressas.” (linhas 32-33)


De acordo com o texto, os advérbios destacados nos excertos acima, exprimem, respectivamente, as circunstâncias de:


A

tempo; negação; modo; certeza; modo.


B

modo; negação; lugar; intensidade; tempo.


C

tempo; certeza; lugar; intensidade, modo.


D

certeza; tempo; tempo; modo; intensidade.

Sobre os elementos linguísticos usados no texto, é correto o que se afirma em


A

A expressão “apesar de” (L.1) exprime ideia de condição.


B

O termo “Segundo” (L.22) exprime ideia de número sequencial.


C

A expressão verbal “pode” (L.35) sugere hipótese.


D

O termo “só” (L.37) pertence à mesma classe morfológica de “grande” (L.41).

Marque a alternativa em que aparece um advérbio de modo.


A

Os viajantes chegaram hoje.


B

João Pedro é deveras estudioso.


C

Aquela secretária conhecia muito o seu patrão.


D

Certamente, há concorrência nos concursos públicos.

“É um problema meio estranho.” A classificação morfológica do termo em sublinhado é:


A

complemento nominal


B

locução adjetiva


C

adjetivo


D

substantivo


E

advérbio

Sobre recursos linguísticos presentes no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(_) São advérbios os termos: praticamente, agora, aí, próximo.

(_) O pronome isso (linha 5) retoma a expressão Assistir um filme ou uma série com alguém próximo.

(_) O terceiro parágrafo é um exemplo de período composto misto, com orações coordenadas e subordinadas.

(_) A regência correta do verbo assistir no sentido utilizado no texto é transitiva indireta, solicitando o uso de preposição.


Assinale a sequência correta.


A

V, F, V, F


B

V, V, F, F


C

F, F, V, V


D

F, V, F, V

Cirurgia pioneira no cérebro dá sons e voz a menina 100% surda


“Ouvimos (dos médicos) que nem se colocássemos uma bomba atrás da orelha dela ela escutaria a detonação”, conta o pai de Leia, Bob, lembrando-se do momento em que descobriu que sua filha bebê tinha um tipo raro de surdez profunda.

Leia não tinha o nervo auditivo, o que significa que nem mesmo aparelhos auditivos ou implantes cocleares poderiam ajudá-la. Eram poucas as perspectivas de que Leia aprendesse a falar.

Diante desse quadro, os pais de Leia brigaram para que ela fosse uma das primeiras crianças britânicas a serem submetidas ___ uma cirurgia cerebral - ainda arriscada -, para a colocação de um implante auditivo no tronco encefálico.

Bob conta que foi muito difícil a decisão de submeter a filha à cirurgia, mas que ele e a mulher Alison queriam “dar à Leia a melhor oportunidade na vida”. O casal esperava que a cirurgia permitisse à menina passar ___ escutar carros buzinando quando ela atravessasse a rua - para que pudesse, enfim, se locomover fora de casa com mais segurança.

Mas, nos cinco anos passados desde o procedimento, o progresso de Leia superou muito essas expectativas iniciais. Começou devagar, pouco depois da cirurgia, com Leia reagindo a sons como o das portas do metrô. Aos poucos, ela passou a entender o conceito de som ___ medida que seus pais repetiam palavras e pediam que ela os imitasse. Hoje, após anos de fonoaudiologia e outras terapias, ela consegue falar frases completas, cantar músicas e escutar conversas no telefone.

Um microfone e um processador de som acoplados ao lado da cabeça transmitem o som ao implante. Esse estímulo elétrico é capaz de prover sensações auditivas, mas nem sempre consegue restaurar uma audição normal.

No entanto, o otologista Dan Jiang, diretor clínico do Centro de Implantes Auditivos do Guy’s and St Thomas’ NHS Foundation Trust, explica que algumas crianças, como Leia, conseguem desenvolver a fala.

“Os resultados variam muito. Alguns pacientes se saem melhor do que outros”, diz. “Exige adaptação, e crianças pequenas se adaptam melhor, então gostamos de inserir o implante o mais cedo possível”.

“Crianças com menos de cinco anos têm mais facilidade em aprender novos conceitos de som e respondem bem a terapias intensivas”, ele agrega.

https://www.bbc.com... - adaptado.


As palavras sublinhadas no trecho “Bob conta que foi muito difícil a decisão de submeter a filha à cirurgia” (quarto parágrafo) podem ser classificadas respectivamente como:


A

Conjunção e pronome.


B

Conjunção e advérbio.


C

Pronome e advérbio.


D

Advérbio e pronome.

Analise: “nunca seria o suficiente” e assinale a alternativa correta.


A

“Nunca” é advérbio de modo.


B

“Nunca” é advérbio de negação.


C

“Nunca” é advérbio de certeza.


D

“Nunca” é advérbio de afirmação.

Analise: “Em última análise, os entrevistados acreditavam que as pessoas que haviam mentido seriam mais bem-sucedidas em empregos relacionados a vendas e priorizariam a contratação.” E assinale a classificação correta do vocábulos em destaque.


A

Advérbio de tempo.


B

Advérbio de modo.


C

Advérbio de lugar.


D

Advérbio de afirmação.

“Afinal, quando estou diante do porteiro...” O termo sublinhado é classificado como:


A
conjunção

B
verbo

C
sujeito

D
adjetivo

E
advérbio

No período, “É preciso se perguntar aonde você quer chegar, em vez de se limitar a analisar de onde você vem” (linha 53), é INCORRETO afirmar que:


A

A expressão “onde” é uma preposição indicadora de lugar.


B

A expressão “aonde” é um advérbio indicador de lugar.


C

A expressão “onde” não tem a ideia de movimento.


D

A expressão “aonde” se relaciona com o verbo “chegar”, que exige a preposição “a”.


E

A expressão “onde” indica lugar em que algo ou alguém está.

Ano: 2019
Prova: Unifil - Prefeitura - Professor de Artes - 2019

Assinale a alternativa que apresenta um advérbio de lugar.


A

“Até então, o melhor resultado havia sido em 2018: 75,24%. A contagem é realizada desde 2009, quando o Enem adquiriu o formato atual.”


B

“O pedido pode ser realizado por inscritos que não tenham conseguido fazer as provas em decorrência dos problemas citados.”


C

“Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.”


D

“O ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou o sucesso e a neutralidade ideológica do exame.”


E

“O Inep vai disponibilizar o gabarito do Enem na quarta-feira, 13 de novembro.”

   
Gerar simulado