

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a nova ortografia da língua portuguesa, o acento agudo é empregado para assinalar:
1 - As vogais tônicas fechadas “i” e “u”.
2 - As vogais tônicas abertas-= “a”, “e” e “o”.
3 - Para indicar a crase da preposição “a” com a forma feminina do artigo (a, as).
(CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 82 ed. Lexikon, 2025, pág. 78-79)
De acordo com a fonte referida estão corretos os itens:
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
Sobre a palavra “música”, é INCORRETO afirmar que:
Sua separação silábica é: mú-si-ca.
Contém acento agudo.
É trissílaba.
Está flexionada no singular.
Contém encontro consonantal.
Os acentos circunflexo e agudo são usados para distinguir as palavras paroxítonas quando têm a vogal tônica aberta ou fechada em palavras homógrafas de palavras proclíticas no singular e plural, como em "pêlo" e "pelo".
Certo
Errado
Assinale a alternativa na qual a supressão do acento gráfico geraria palavra INEXISTENTE em Língua Portuguesa.
Máquinas.
Nós.
Angústias.
Trás.
Dá.
Qual das seguintes palavras recebe acento agudo?
Mesopotâmia.
À.
São.
Informações.
Atrás.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Enquanto a regra atual da Língua Portuguesa determina que o acento agudo é utilizado em palavras proparoxítonas apenas para indicar a sílaba mais forte; nas palavras oxítonas esse acento é usado para indicar quando o vocábulo é um verbo.
Certo
Errado
O acento agudo é utilizado em palavras proparoxítonas apenas para indicar a sílaba mais forte.
Certo
Errado
Tendo em vista o emprego da acentuação gráfica, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas nas linhas 07 e 28.
ó – í – e
o – i – ê
o – í – e
ó – i – e
o – í – ê
De acordo com Cunha e Cintra, a respeito de ortografia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para reproduzirmos na escrita as palavras de nossa língua, empregamos um certo número de sinais gráficos chamados letras e acentos gráficos; o conjunto ordenado de letras de que nos servimos para transcrever os sons que representam as ideias denomina-se vocábulo, o qual, hoje constitui-se de 23 letras.
( ) O acento pode ser agudo, grave ou circunflexo. O agudo é empregado para assinalar as vogais tônicas fechadas i e u, e as vogais tônicas abertas e semiabertas a, e e o. O acento grave é empregado para indicar a crase da preposição a com a forma feminina do artigo (a, as) e com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s), aquilo. O circunflexo é empregado para indicar o timbre semifechado das vogais tônicas a, e e o.
( ) O apóstrofo serve para assinalar a inserção de um fonema – geralmente de uma vogal – no texto lírico, em certas pronúncias populares e em palavras compostas ligadas pela preposição de.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
V – F – V.
F – F – V.
F – V – F.
F – F – F.
Na ortografia da palavra “patéticos”, o acento agudo é utilizado para indicar:
o som nasal da vogal “e”.
que se trata de sílaba átona.
que a palavra está no plural.
uma pronúncia mais fechada.
a sílaba tônica com som aberto.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O acento agudo é o acento mais utilizado na Língua Portuguesa e seu uso foi corretamente empregado nos vocábulos a seguir: ságaz, albatróz e vingativó.
Certo
Errado
Leia o texto a seguir:
[...] Negro, nascido em um bairro pobre da periferia de Salvador, acredita que a cor da pele não pode continuar a ser parâmetro de pobreza e riqueza no Brasil. Baseado em dados do IBGE, Rodrigues diz que a população negra brasileira, de 70 milhões de pessoas, é a segunda maior do planeta, inferior apenas à da Nigéria. [...]
(Ernesto Bernardes. Veja, ed. 1291)
Considerando a indicação da crase no trecho “é a segunda maior do planeta, inferior apenas à da Nigéria.”, marque a alternativa que avalia o uso desse procedimento sintático de maneira pertinente.
O acento agudo foi utilizado no trecho grifado para indicar que a palavra A que encabeça a expressão sofreu uma fusão com outra letra A.
O acento grave foi utilizado na expressão destacada, uma vez que a palavra “inferior” rege a preposição A, a qual se funde com o artigo feminino A.
O acento grave foi utilizado no trecho sublinhado, uma vez que a palavra “apenas” rege a preposição A.
O acento agudo foi utilizado no trecho grifado pelo fato de ser a colisão entre A e A.
O acento agudo foi utilizado, pois o som gerado pela fusão de duas vogais idênticas é aberto.
De acordo com as regras de acentuação gráfica, a palavra "público"
recebe o acento agudo, pois é uma proparoxítona cuja sílaba tônica possui uma vogal aberta.
recebe o acento agudo, pois é uma paroxítona cuja sílaba tônica possui uma vogal fechada.
recebe o acento agudo, pois é uma oxítona cuja sílaba tônica possui uma vogal aberta.
recebe o acento agudo, pois é uma proparoxítona cuja sílaba tônica possui uma vogal fechada.
Assinale a alternativa que contém palavra que deve ser acentuada.
Proposta.
Maior.
Regra.
Facil.
Ideia.
Em relação à acentuação, assinalar a alternativa INCORRETA:
Bíceps.
Abdômen.
Tórax.
Idéia.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
O emprego do acento agudo nas palavras “inúmeros” (linha 16), “próximo” (linha 18) e “hipócritas” (linha 22) justifica-se pelo fato de todas elas serem paroxítonas.
Certo
Errado
A palavra que, retirando-se o acento, seria transformada em verbo é a da alternativa:
Início.
Patrimônio.
Típico.
Sustentável.
Núcleo.
Assinale a opção em que houve uma troca indevida entre A/À.
É muito ruim acostumar-se à sorte.
Toda lei é uma infração à liberdade.
A liberdade leva ao humor e o humor conduz à liberdade.
A prática leva à perfeição, exceto na roleta russa.
A beleza é uma carta de recomendação à curto prazo.
Duas palavras da narrativa acima deveriam ter sido acentuadas. Assinale a alternativa em que elas aparecem.
Ve – Varios.
Todos – Brancos.
Mim – Fala.
Deve – Volta.
Carro – Caminho.
Assinale a alternativa que contém uma palavra na qual deve haver colocação de acento agudo, decorrente das normas de acentuação.
Era desalentador olhar para um jovem tão belo, mas de olhos tão avaros.
A paisagem trazia à mente o som das citaras e os romances arcadianos.
Emocionou-se diante do condor, com suas asas que pareciam abraçar o mundo.
Era, para a maioria, um homem austero, e somente para poucos oferecia seu sorriso e sua alma.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.