

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O uso do artigo definido antes de nomes próprios pode alterar o significado da frase, como em "Vi João ontem" e "Vi o João ontem", onde a segunda frase sugere uma familiaridade ou especificidade maior em relação a "João".
Certo
Errado
Considere o trecho abaixo e analise as assertivas que seguem:
Descobrir se ainda consigo destacar o raro sem que ninguém o anuncie (I.54-55).
l. No contexto da frase, raro consiste em um adjetivo.
ll. Nas duas ocorrências de o, tal vocábulo cumpre a função de artigo definido.
lll. Há dois verbos no infinitivo, um da terceira e outro da primeira conjugação.
Está(ão) CORRETA(S)
As assertivas l, ll e lll.
Apenas as assertivas I e ll.
Apenas a assertiva lll.
Apenas as assertivas ll e lll
Apenas a assertiva l.
No período do Texto “Existe também o Estatuto do Idoso que o protege e há um Projeto de Lei 3.549/2023...”, o termo destacado exerce função gramatical de
pronome demonstrativo.
pronome oblíquo átono.
artigo indefinido.
artigo definido.
Como é classificado o termo em destaque na frase “Um emperra quando abre, outro não fecha direito”?
Pronome.
Artigo definido.
Artigo indefinido.
Substantivo.
O perfeccionismo socialmente prescrito torna-nos obstinadamente hipervigilantes.
Assinale a opção CORRETA quanto a função sintática dos termos mencionados:
prescrito = adjunto adnominal do sujeito.
obstinadamente = predicativo do sujeito.
hipervigilantes = objeto direto.
o = artigo definido masculino singular.
No trecho “A verticalização do ensino traz implicações para o exercício da docência no âmbito da Rede Federal. Para os estudantes, essa característica promove a oportunidade da continuidade dos estudos [...]”, Texto 04 os elementos linguísticos em destaque são classificados, respectivamente, como
artigo definido e pronome demonstrativo.
pronome oblíquo e pronome demonstrativo.
preposição e pronome oblíquo.
pronome demonstrativo e artigo definido.
conjunção integrante e artigo definido.
Considere o excerto a seguir para responder às questões 4 e 5:
O fragmento que contém seifertita e estishovita surpreendeu os pesquisadores, uma vez que esses minerais, teoricamente, só coexistiriam em pressões muito mais elevadas do que as da amostra.
O vocábulo “as”, em destaque no excerto apresentado, desempenha o papel gramatical de:
artigo definido feminino.
artigo indefinido feminino.
pronome demonstrativo.
pronome pessoal do caso oblíquo.
pronome relativo.
Em "O mesmo problema ocorre com todos os alunos", o uso do artigo definido "o" antes de "mesmo" e "os" antes de "alunos" indica que tanto o problema quanto os alunos são previamente conhecidos pelo leitor ou ouvinte.
Certo
Errado
Qual das palavras abaixo é um artigo definido?
Algumas.
Nenhum.
A.
Um.
Com base no texto “Waze tem plano para melhorar trânsito no Brasil”, analise as afirmativas a seguir:
I. Em: “O Waze tem um conhecido aplicativo para smartphones que ajuda os usuários a fugir do trânsito.”, os termos destacados “O”, “os” e “a” são artigos e atuam definindo, respectivamente, os termos “Waze”, “usuários” e “fugir”.
II. Em: “buracos ficam mapeados e pode-se planejar um mutirão no horário adequado.”, os termos destacados são, respectivamente, um substantivo, um verbo auxiliar e um adjetivo, que caracteriza o substantivo “buracos”.
Marque a alternativa correta:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
As duas alternativas são falsas.
Se caracteriza como artigo definido: um, uma, uns e umas. Tais palavras servem para especificar, detalhar ou generalizar algo. Seja em uma conversa casual ou em uma produção textual.
Certo
Errado
Leia as afirmativas para responder a questão.
I. O artigo indefinido, em destaque, em: “um cachorro” (2º quadrinho), apresenta a ideia de generalização, isto é, indica que se refere a um ser não especificado.
II. O artigo definido, em destaque, em: “o cachorro” (2º quadrinho), apresenta a ideia de especificidade, isto é, indica um ser específico.
III. O advérbio “aqui” (1º quadrinho) indica a ideia de intensidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
“Outros olham o novo, o convidado especial; alguns o recebem de branco, outros de amarelo, outros mergulhados no brilho, pois o novo merece. Ele promete. Promete?” Todas as palavras destacadas, respectivamente e morfologicamente, recebem a mesma classe gramatical, de acordo com o contexto, ou seja, todas estão como artigo definido, EXCETO:
“o novo”;
“o convidado”;
“o recebem”;
“o novo”.
A condição é uma das muitas causas de coceira crônica, definida pelos médicos como uma coceira que dure mais de seis semanas.
Na frase em questão, em relação aos artigos simples, é correto afirmar que:
Há três artigos, entre definidos e indefinidos.
O número de artigos definidos é maior do que de indefinidos.
O número de artigos presentes na frase é de cinco.
Há artigos no singular e no plural.
Para responder às questões 06 a 08, considere o seguinte trecho retirado do texto: “O jornalista Evaristo Costa, conhecido por ter apresentado o Jornal Hoje, recebeu alta depois de seis dias de internação”.
Quantos artigos definidos há no período?
5.
4.
3.
2.
1.
Em “Só o viu quando começou a abrir as caixinhas.”, o vocábulo “o” é um:
artigo definido.
pronome demonstrativo.
pronome pessoal reto.
pronome pessoal oblíquo átono.
pronome pessoal oblíquo tônico.
Um clássico conto do escritor americano Ted Chiang conta a história de um jovem comerciante que viaja para o futuro e encontra o seu "eu" de anos depois. Ao longo da história, o homem recebe alertas, promessas e dicas daquela versão mais idosa e sábia de si próprio.
Na frase em questão, é correto afirmar que há:
Quatro artigos indefinidos e dois artigos definidos.
Três artigos indefinidos e cinco artigos definidos.
Dois artigos indefinidos e sete artigos definidos.
Dois artigos indefinidos e quatro artigos definidos.
“O especialista explica que algumas pessoas são naturalmente mais vulneráveis a esses impactos psicológicos, especialmente se já estão fragilizadas emocionalmente ou enfrentaram situações de estresse intenso no passado.” (5º§) Sobre o excerto, assinale a alternativa correta.
Os verbos “são”, “estão” e “enfrentaram” têm o mesmo sujeito.
Em “[...] especialmente se já estão fragilizadas [...]”, o termo “se” é pronome.
No fragmento “[…] mais vulneráveis a esses impactos psicológicos [...]”, o vocábulo “a” é artigo definido.
O vocábulo “que” em “O especialista explica que algumas pessoas são naturalmente mais vulneráveis [...]” (5º§) exerce a função de objeto indireto.
Analise os trechos:
I. “... a gente sempre tava brincando.”
II. “O brasileiro de 26 anos foi bem nas duas lutas ...”
III. “... Como se diz, no popular, a ‘danação’ é de criança ...”
IV. “... e o define, brincando ...”
Pode-se afirmar que todas as alternativas estão FALSAS, EXCETO:
A substituição de “a gente” por “agente” pode ser feita, pois não altera o sentido do texto.
“tava” representa marca de oralidade.
“bem” é antônimo de “mau”.
“como” estabelece uma relação de comparação.
“o” é artigo definido masculino singular.
Assinale a alternativa que contém artigo feminino definido.
Uma análise do dente em terra firme revelou que ele tinha a ponta quebrada e bordas serrilhadas que ainda pareciam afiadas.
Durante uma expedição a bordo do navio de pesquisa EV Nautilus, pesquisadores descobriram um dente fossilizado de um megalodonte.
O dente achado pela equipe mede entre 63 a 68 milímetros e não é o maior de sua espécie, no entanto, se junta a um número crescente de fósseis.
Otodus megalodon, uma espécie extinta de tubarão, no fundo do Pacífico, a pouco mais de 3 mil metros de profundidade.