Questões de Concurso sobre Coesão e coerência

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.256 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito dos recursos coesivos e da coerência do texto CG1A1AAA, assinale a opção correta.


A

As expressões “meu” (l.8) e “Trancoso” (l.8) indicam que, em sua infância, o narrador atribuía sentido equivocado às histórias de Carlos Magno, por ignorar seu contexto original.


B

O pronome possessivo “seus” (l.16) refere-se a “mundo” (l.12).


C

O vocábulo “energia” (l.15) retoma o sentido de “vida bárbara” (l.13).


D

A locução conjuntiva “para que” (l.18) introduz uma consequência do trecho “desde logo tudo o que vi e senti se refugia no fundo da sensibilidade” (l. 17 e 18).


E

Por meio da expressão “igual a” (l.21), compara-se o modo como “Aparício” (l.21) mata à maneira como “Deus” (l.22) pune.

O vocábulo aí, na contração “daí” (l.15), retoma a ideia expressa no trecho “não acreditar cegamente naquilo que supõe saber” (l. 14 e 15).


C

Certo


E

Errado

Muitos termos do texto aparecem ligados pela conjunção E; ocorre inadequação na troca de posição dos elementos sublinhados em:

A
“... que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação”;

B
“... que pune injúrias, difamações e calúnias”;

C
“bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita;

D
“...os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades”;

E
“Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas”.
Na progressão do texto 16A2BBB, os termos “os” (l.4), “o que” (l.4) e “seus” (l.8) funcionam como elementos de construção da

A
coerência do texto.

B
intencionalidade do autor do texto.

C
informatividade do texto.

D
tipologia textual escolhida pelo autor.

E
coesão do texto.
   
Gerar simulado