Questões de Concurso sobre Hipérbole

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
501 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No trecho “[...] o professor é chave para um aprendizado de sucesso”, ocorre uma figura de linguagem denominada


A

hipérbole.


B

prosopopeia.


C

metáfora.


D

eufemismo.


E

ironia.

À imagem mostra o dirigente de uma companhia falando a seus colaboradores. O líder procura motivar os comandados ao afirmar que “o ser humano está acima de tudo”, é a preocupação central da empresa. Mas se o discurso é motivador, o gesto de sentar sobre um empregado é desalentador. Esse conflito entre o falar e o agir faz com que a cena seja:


A

Metonímica.


B

Hiperbólica.


C

Anafórica.


D

Paradoxal.


E

Antitética.

As figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados por quem escreve ou fala, para revelar melhor o seu pensamento, dando ao texto mais beleza e profundidade. Leia os exemplos abaixo:

1. "Que a brisa do Brasil beija e balança." (Castro Alves)

2. "Eu, porque sou mole, você fica abusando." (Rubem Braga)

3. “No mundo menor o fogareiro com o seu chiar grosso e contínuo, canta um dueto com o relógio. ” (Érico Verissimo)

As figuras de linguagem, de acordo com a sequência dos exemplos são:


A

Perífrase/ Aliteração/ Hipérbole.


B

Anacoluto/ Aliteração/ Antítese


C

Prosopopéia/ Perífrase/ Anacoluto.


D

Aliteração/ Anacoluto/ Prosopopéia.

Na tira, além de uma metáfora, observa-se a figura de linguagem


A

antítese.


B

gradação.


C

hipérbole.


D

eufemismo.


E

comparação.

Dadas as afirmativas sobre o poema e seu título,

-

I. No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal.

II. No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros”, os quais substituem “pessoas”, baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas).

III. Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.

-

verifica-se que está(ão) correta(s)


A

II, apenas.


B

III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

Na expressão "eles dão de mil a zero" (nono parágrafo), há uma figura de linguagem chamada


A

hipérbole.


B

paradoxo.


C

catacrese.


D

onomatopeia.


E

metomínia.

Em “O silêncio de quando nos vimos a primeira vez atravessa a cozinha como um rio profundo.” é possível identificar em relação ao “silêncio”, o uso de figuras de linguagem:


A

Antítese e oximoro.


B

Hipérbole e metáfora.


C

Metonímia e perífrase.


D

Personificação e comparação.

Os ombros suportam o mundo

Carlos Drummond de Andrade


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.

Tempo de absoluta depuração.

Tempo em que não se diz mais: meu amor.

Porque o amor resultou inútil.

E os olhos não choram.

E as mãos tecem apenas o rude trabalho.

E o coração está seco.

[...]

Disponível em: <http://www.releituras.com/drummond_osombros.asp>. Acesso em: 16 out. 2017.


Dadas as afirmativas sobre o poema e seu título,


I. No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal.

II. No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros”, os quais substituem “pessoas”, baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas).

III. Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.


verifica-se que está(ão) correta(s)


A

II, apenas.


B

III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

No trecho “Desculpe eu pedi a toda hora pra chegar o inverno / Desculpe eu pedir para acabar com o inferno/Que sempre queimou o meu Ceará” podemos identificar a seguinte figura de linguagem:


A

Hipérbole.


B

Eufemismo.


C

Metonímia


D

Antítese.


E

Pleonasmo.

A referência ao algodão-doce colorido, no primeiro período do texto, ilustra a expressividade da linguagem por meio da seguinte figura de estilo:


A

metáfora


B

eufemismo


C

comparação


D

hipérbole


E

personificação

Texto para questão 49



Imagem associada para resolução da questão

Figuras de Linguagem são recursos não-convencionais que o falante ou escritor usa para dar mais expressividade a sua mensagem. Nesse contexto, a figura de linguagem presente na tirinha acima é denominada de:


A

Hipérbato;


B

Catacrese;


C

Eufemismo;


D

Disfemismo;


E

Hipérbole.

“Deitada ‘em um lago de sangue’, a índia foi declarada morta”. O autor destaca entre aspas o emprego de um recurso expressivo que, no contexto, visa conferir realce à cena relatada. Trata-se de hipérbole, figura de linguagem que também se evidencia em:


A

Muito jovem, ele entregou a alma a Deus.


B

O esnobe vive contando um caminhão de vantagens.


C

A floresta, ferida pelo incêndio, chorava de desespero.


D

Aquele menino parece um anjinho, briga sempre com os colegas.

Leia as manchetes de artigos de jornal.


I. Os Dez Mandamentos no cinema valem mais do que ”mil missas”.

II. Festival de Berlim tem três filmes brasileiros que fogem do estereótipo.

III. Documentário resgata história de compositoras esquecidas; veja trailer.


Sobre as manchetes acima, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Na manchete I, encontra-se a figura de linguagem hipérbole.

( ) Nas três manchetes encontram-se a figura de linguagem anacoluto.

( ) Na manchete II, encontram-se as figuras de linguagem metáfora e metonímia.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é


A

V F F


B

V F V


C

F V F


D

F V V

A primeira oração do segmento “se não abrirmos os olhos... adeus casamento!”, como efeito expressivo, apresenta um(a):


A

prosopopeia.


B

hipérbole.


C

metáfora.


D

pleonasmo.


E

paradoxo.

Na oração “ ‘Desconhecemos por completo algumas espécies’, ...”, há uma figura de linguagem, que é denominada:


A

ironia


B

metonímia


C

hipérbole


D

elipse

A um possível diálogo explícito entre textos, influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado, denominamos:


A

Hipertextualidade.


B

Hipérbole.


C

Hipérbato.


D

Intertextualidade


E

Prosódia.

Mia Couto, escritor moçambicano, é autor de Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, cuja capa é possível visualizar na imagem abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


https://books.google.com.br/books?id=GXl4YZMFc0UC&pg=PT4&hl=pt-R&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=false



A figura de linguagem que caracteriza o título é


A

hipérbole.


B

metonímia


C

metáfora.


D

inversão.

Em "O apagão vai dividir as vidas, de novo, em dias e noites" há uma figura de linguagem denominada:


A

antítese


B

eufemismo


C

hipérbole.


D

pleonasmo.


E

metáfora

   
Gerar simulado