Questões de Concurso sobre Indicativo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.194 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Acerca dos trechos em destaque, está INCORRETO o que consta de:


A

Em O mundo apresenta falhas na distribuição dos seus benefícios, tem-se uma oração com um verbo no indicativo seguido de objeto direto.


B

Em Ninguém é responsável pelo funcionamento do mundo, os termos essenciais da oração estão dispostos em ordem direta.


C

Em Nós precisamos acordar cedo para acender as caldeiras, tem-se um sujeito composto.


D

Em Os serviços básicos do planeta são providenciados sem que se enxergue o síndico, tem-se um exemplo de sujeito plural.


E

Em se coubesse à humanidade (...) manter a Terra na sua órbita, tem-se um verbo no subjuntivo.

O que se afirma sobre o uso dos tempos e modos verbais, está correto em:


I. “Quando Félix entrou dançava-se uma quadrilha.” (2º§). O verbo destacado foi empregado no Pretérito Perfeito do Modo Indicativo.

II. “Gostava muito de conversar e rir.” (3º§). O verbo destacado foi empregado no Pretérito Imperfeito do Modo Indicativo.

III. “... que soubera substituir os fogos da paixão pela reciprocidade da confiança...” (3º§). O verbo destacado foi empregado no Futuro do Pretérito do Modo Indicativo.


A

I, II e III.


B

II e III.


C

I e III.


D

I e II.


E

III.

Considere as afirmações acerca de formas verbais e as relações de sentido por elas expressas no texto.


I. As formas verbais trouxe (linha 2), impera (linha 3) e falamos (linha 4) expressam, respectivamente, presente, presente e passado.

II. As formas verbais evitem (linha 9) e fiscalizasse (linha 44) indicam, respectivamente, certeza e suposição, ao representarem conjugações em diferentes modos.

III. As formas verbais equivaleria (linha 23) e seria (linha 44) exprimem possibilidade, ao se apresentarem condicionadas a outras afirmações.


Assinale


A

se apenas a afirmação I estiver correta.


B

se apenas a afirmação II estiver correta.


C

se apenas a afirmação III estiver correta.


D

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.


E

se apenas as afirmativas II e III.

A escolha do tempo verbal usado por José Henrique Mariante, na chamada do artigo de opinião, é uma prática comum em textos jornalísticos.


“Folha comete erro crasso ao publicar indevidamente obituário de Elizabeth 2ª”


Observa-se que o verbo grifado na chamada do artigo está flexionado no


A

presente do indicativo, o que constitui estratégia para reforçar o caráter de novidade do tema abordado no texto.


B

presente do indicativo, porque as ações relatadas no corpo do texto ocorrem no momento de sua publicação.


C

pretérito imperfeito do indicativo, o que constitui uma inadequação à norma padrão em textos jornalísticos.


D

pretérito perfeito do indicativo, indicando uma ação que ocorreu e foi concluída no passado.


E

pretérito perfeito do subjuntivo, indicando a possibilidade do erro em artigos jornalísticos.

'Sabemos' que grandes impactos como o que formou a SPA 'criariam' muito calor.


Assinale a opção cujos verbos destacados encontram-se, respectivamente, no futuro do pretérito do indicativo e no imperfeito do subjuntivo.


A

Saberíamos se grandes impactos como o que formou a SPA criassem muito calor.


B

Saberemos quando grandes impactos como o que formou a SPA criarem muito calor.


C

Soubemos que grandes impactos como o que formou a SPA criaram muito calor.


D

Sabíamos que grandes impactos como o que formou a SPA criavam muito calor.

Ano: 2022
Prova: FURB - Prefeitura - Operador de Carregadeira - 2022

Assinale a alternativa que contém corretamente o tempo e o modo do verbo "crescia", retirado do texto:


A

Presente do subjuntivo.


B

Pretérito imperfeito do subjuntivo.


C

Pretérito imperfeito do indicativo.


D

Pretérito perfeito do indicativo.


E

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

As campanhas comunitárias, assim como as propagandas, têm como objetivo central o convencimento do público.


Dessa forma, é comum encontrar nesses textos, assim como se percebe na campanha do MPPR, o uso de verbos no


A

modo indicativo, em que se expressa certeza dos fatos enunciados pela campanha ou propaganda.


B

modo imperativo, quando se apresentam ordens ou comandos com o intuito de que o leitor adote determinado comportamento.


C

tempo presente, a fim de levar o leitor a tomar atitudes no momento do contato com a propaganda ou campanha.


D

tempo futuro, para que o leitor passe a adequar seu comportamento aos padrões veiculados pela campanha ou propaganda.


E

modo subjuntivo, já que não se pode precisar se os leitores irão atender ao que se propõe.

'Olá! Sou o Orkut. Dezessete anos atrás, eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software'.


Sobre as classes gramaticais, pode-se afirmar que, na frase, há:


A

Uma interjeição e verbos na seguinte conjugação: presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo.


B

Um numeral ordinal, um artigo definido, um artigo indefinido e cinco preposições.


C

Uma interjeição e verbos na seguinte conjugação: presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo e pretérito mais que perfeito do indicativo.


D

Três substantivos próprios, cinco substantivos comuns e três adjetivos.


E

Três substantivos próprios, seis substantivos comuns e um adjetivo.

Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou falso (F):


(__) A repetição da expressão: "A compreensão e a interpretação de texto" exemplifica uso de anáfora.

(__) O acento circunflexo de: "têm" deve-se à concordância do verbo na terceira pessoa do plural.

(__) O (6º§) inicia com verbo de segunda conjugação no presente do modo indicativo seguido de pronome pessoal oblíquo enclítico.

(__) O período: "A compreensão é um processo inconsciente, já a interpretação, um processo consciente". - está escrito com exemplo de paradoxo comprovado com uso do prefixo "in".


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, V, V.


B

V, V, F, V.


C

F, V, V, F.


D

V, F, F, V.


E

V, V, V, F.

Em “Os pesquisadores calcularam, então, a probabilidade de que cada trecho de DNA fosse herdado de um ancestral neandertal.”, a forma verbal sublinhada está no:


A

Presente do indicativo.


B

Futuro do presente do indicativo.


C

Futuro do pretérito do indicativo.


D

Pretérito imperfeito do subjuntivo.

Sobre a estrutura do (1º§), marque a afirmação INCORRETA.


A

A expressão: "o que" tem sentido demonstrativo.


B

O verbo "meça" enuncia ação do presente do modo indicativo, comprovando ordem ao interlocutor.


C

Inicia com pronome pessoal dissílabo, oxítono, enunciando uso de discurso indireto e comprovando concordância de terceira pessoa do singular.


D

Em: "nunca meça sua vida, seu caráter, seus sentimentos e seus objetivos pela régua dos outros." - as vírgulas separam expressões que exercem a mesma função sintática de objeto direto.

A partir da Sintaxe, assinale a alternativa que apresenta a formação do modo verbal na sentença dada: “experimente um hambúrguer de peixe, um hambúrguer de frango ou até mesmo um hambúrguer vegetariano”.


A

Modo imperativo.


B

Modo subjuntivo.


C

Modo indicativo.


D

Modo superlativo.

No trecho: “Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre!”, o verbo está no:


A

pretérito imperfeito do indicativo.


B

presente do indicativo.


C

pretérito perfeito do indicativo.


D

infinitivo pessoal.


E

imperativo afirmativo.

Marque a alternativa em que todos os verbos estão no modo indicativo.


A

“Agora todo mundo pode fazer isso num par de cliques.” (l. 5-6)


B

“Eu por acaso sabia e me lembrei assim que vi a data no calendário.” (l.11)


C

“...os interlocutores tinham que dizer "câmbio", ao terminarem cada fala.” (l. 16)


D

“... passava a mão na careca, parecendo ajeitar uma cabeleira invisível.” (l. 24).

“E eu, espantada com seu espanto, eu que de certa forma já me acostumara à paisagem gradeada, fiquei sem saber o que dizer.” (parágrafo 7)


O uso do verbo em destaque no pretérito mais-que-perfeito simples do indicativo estabelece que o fato representado por esse verbo se deu antes de outro fato passado.


Esse mesmo significado é encontrado no que está destacado em:


A

Ela já foi uma mulher alegre e jovial.


B

A mesma cena se repete ao nascer de cada manhã.


C

A velha senhora estava sentada na calçada enquanto amanhecia.


D

Na última manhã, a velha senhora chegou e o sol já tinha surgido.


E

As grades impressionariam qualquer um que chegasse à cidade.

Considere o excerto “A ambição da crônica era entreter os leitores, [...]” (1º§). Assinale o verbo que NÃO está flexionado nos mesmos tempo e modo que o do excerto anterior.


A

“O que eu admirava neles [...]”


B

“[…] havia os editorialistas e comentaristas”


C

“Tive a felicidade de ler e conviver com grandes cronistas […]”


D

“[...] e esperava ansioso pela publicação de suas crônicas [...]”

No título do texto de apoio, a palavra “alerta” apresenta qual classificação morfológica?


A

Adjetivo simples.


B

Substantivo abstrato.


C

Advérbio de modo.


D

Verbo no presente do indicativo.


E

Conjunção adversativa.

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 26.


Vivendo e Aprendendo


Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html



A forma verbal destacada no trecho " O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se MACHUCARA ", está conjugada no:


A

Pretérito Imperfeito do Subjuntivo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.


B

Pretérito mais que perfeito do indicativo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.


C

Pretérito Imperfeito do Indicativo para indicar uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada.


D

Pretérito Perfeito do Indicativo para indicar que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

“ [...] fazendo com que, a cada capítulo, o leitor queira saber o desenrolar do mistério dos bilhetes [...]” (4º parágrafo). O verbo destacado nesse trecho está no:


A

futuro do subjuntivo


B

imperativo afirmativo


C

presente do indicativo


D

presente do subjuntivo

"Dava-lhe bom dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência."


A forma verbal sublinhada nessa frase está conjugada no


A

subjuntivo.


B

indicativo.


C

imperativo.


D

infinitivo.

   
Gerar simulado