Questões de Concurso sobre Orações subordinadas adjetivas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
326 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No texto CG1A1-III, o trecho “ramo da ciência penal que estuda, investiga, descobre, comprova a existência de criminosos” contém


A

verbos empregados como transitivos diretos e indiretos.


B

conjunção coordenativa de sentido conclusivo.


C

oração subordinada introduzida pela conjunção integrante “que”.


D

oração subordinada adjetiva explicativa.


E

orações subordinadas adjetivas coordenadas em enumeração.

Considere o período a seguir, retirado do texto: “Existe essa discrepância entre a autoavaliação e a heteroavaliação porque a intenção que o gestor deseja passar aos colaboradores não é percebida por eles no comportamento do líder”. Analise o que se afirma a respeito desse trecho:


I. O trecho possui uma oração subordinada adjetiva.

II. Há uma oração causal no período.

III. O período é composto por 5 orações.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas I e III.

Em “de forma que se contraiam juntas” (linha 17), o verbo está empregado no modo subjuntivo porque a oração é subordinada adjetiva e exprime uma finalidade.


C

Certo


E

Errado

O trecho adaptado do texto: “Novos mecanismos são desenvolvidos por criminosos, mas a maioria dos golpes segue um padrão.” apresenta em destaque


A

uma oração coordenada assindética adversativa, expressando ideias contrárias entre as orações.


B

uma oração subordinada adjetiva, caracterizando os mecanismos desenvolvidos pelos criminosos.


C

uma oração coordenada sindética adversativa, expressando contraste entre as orações.


D

uma oração subordinada substantiva, caracterizando uma ideia de concessão entre as orações.


E

uma oração coordenada concessiva, expressando sentidos adversos entre as orações.

No terceiro parágrafo, o trecho “que separam desse óleo as frações de gasolina, diesel e gás de cozinha, entre outros derivados” consiste em uma oração adjetiva restritiva, na medida em que delimita o tipo específico de refinarias a que se refere o texto.


C

Certo


E

Errado

A frase abaixo em que a oração adjetiva destacada foi substituída adequadamente por um adjetivo é:


A

O crítico de rock é alguém que não sabe escrever, entrevistando gente que não sabe falar, para gente que não sabe ler / muda;


B

Sucesso é conseguir o que você quer. Felicidade é gostar do que você conseguiu / bem-aceito;


C

Você não será feliz com mais até ser feliz com o que você já tem / comprado;


D

Felicidade é como uma flor que não se deve colher / acolhedora;


E

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido / multiplicado.

O seguinte excerto, adaptado do texto “Medicamentos poluem rios em todos os continentes”, “Um grupo de 127 pesquisadores analisou amostras de água, investigou rios em todo o continente e encontrou 73 resíduos de fármacos” [...] apresenta destacada


A

uma oração coordenada sindética aditiva, que introduz uma nova informação em relação à oração principal.


B

uma oração subordinada adverbial, que tem por função qualificar a ação de analisar indicada na oração principal.


C

uma oração coordenada que expressa uma ideia de concessão em relação à oração principal.


D

uma oração subordinada adjetiva, pois atribui uma característica ligada ao sujeito da oração principal.


E

uma oração coordenada assindética, acrescentando um novo dado ligado à oração principal.

“Se a pessoa já começou a desenvolver os primeiros sintomas, o ideal é procurar um serviço médico, para um diagnóstico assertivo diferenciando de outras doenças que podem ser clinicamente semelhantes e podem confundir”.


No excerto, do ponto de vista gramatical,


A

há a presença da conjunção integrante QUE em “que podem ser...”.


B

há um período estruturado por orações coordenadas sindéticas e assindéticas.


C

a primeira oração é classificada como uma condicional, e a última, como um coordenada sindética.


D

a primeira oração é classificada como principal, e a última, como relativa, uma vez que é encabeçada pelo pronome QUE.


E

há um período estruturado por orações subordinadas adverbiais e substantivas, não apresentando outros arranjos sintáticos.

Em “Você está admirando a fachada de uma igreja antiga e - iush - passa, em segundos, do barroco ao rococó”. As orações são separadas pelo conectivo “E” e são classificadas como:


A

coordenadas sindéticas adversativas.


B

coordenadas sindéticas aditivas.


C

subordinadas substantivas.


D

subordinadas adjetivas.

Assinale a alternativa integralmente correta.


A

A seguinte regra é infringida nos itens (3), (10) e (11): usamos vírgula antes da conjunção ‘e’ quando o sujeito da oração introduzida por esse conectivo é diferente do sujeito da oração anterior.


B

Em (8), o pronome relativo “que” introduz uma oração adjetiva que tem valor explicativo, e não restritivo, o que significa que uma vírgula deveria ter sido usada antes de tal elemento conectivo.


C

Em (4), a expressão “com mandado de prisão por roubo em aberto” é explicativa, devendo, portanto, estar entre vírgulas.


D

Em (9), é obrigatório o uso de vírgulas para isolar a expressão “no Bairro Floresta”, uma vez que se trata de um adjunto adverbial deslocado.


E

Em (3), é inadequado o uso da vírgula após a expressão “Por telefone”.

Referente ao período composto por subordinação e com base no texto, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Oração subordinada substantiva.

(2) Oração subordinada adjetiva.

(3) Oração subordinada adverbial.


( ) “Sabemos que nosso país foi colonizado por diferentes povos [...]”.

( ) “Apesar de compartilharmos o mesmo idioma em todo o país, os sotaques brasileiros [...]”.

( ) “[...] há a influência do espanhol falado nos países que fazem fronteira com o estado”.


A

1 - 3 - 2.


B

2 - 3 - 1.


C

2 - 1 - 3.


D

1 - 2 - 3.

Leia as afirmativas a seguir e as analise, como falsas (F) ou verdadeiras (V).

I. O termo em destaque no excerto “Faxinar a miséria, louvável desejo da nossa presidenta, é essencial para nossa dignidade” exerce função sintática de aposto;

II. A oração destacada no excerto “Faxinar a ignorância – que é uma outra forma de miséria – exigiria que nos orçamentos da União e dos estados a educação, como a saúde, tivesse uma posição privilegiada.” classifica-se como oração subordinada adjetiva;

III. No excerto “Faxinar a ignorância – que é uma outra forma de miséria – exigiria que nos orçamentos da União e dos estados a educação, como a saúde, tivesse uma posição privilegiada”, as palavras em destaque são classificadas morfologicamente como pronomes relativos.

Conclui-se, após análise das afirmativas, que a sequência correta é:


A

F; F; V;


B

V; F; V;


C

V; V; F;


D

V; V; V;


E

F; F; F.

Em “E não é preciso imaginar a alegria de formas novas, mais claras, a surgirem constantemente de formas caducas, para aceitar de coração sereno o fim das coisas que se ligaram à nossa vida.”, os verbos sublinhados integram orações subordinadas que se classificam, respectivamente, como


A

adverbial final, adverbial final e adjetiva.


B

adverbial concessiva, substantiva objetiva indireta e adjetiva.


C

adjetiva, adverbial final e adjetiva.


D

adjetiva, substantiva completiva nominal e adverbial concessiva.


E

substantiva subjetiva, adverbial final e adjetiva.

Com base no trecho abaixo retirado do Texto, responda às questões de nº 13 e nº 14:


“A expectativa é que o espírito santo colha em torno de 10,5 milhões de sacas.” (linhas 9 a 11).


É correto afirmar que a partícula “que” introduz uma:


A

Oração subordinada substantiva predicativa.


B

Oração subordinada substantiva subjetiva.


C

Oração subordinada adjetiva explicativa.


D

Oração subordinada adjetiva restritiva.

A oração subordinada adjetiva é aquela que exerce, em relação à oração principal, a função de adjunto adnominal, própria dos adjetivos.


Em relação ao período composto por subordinação, associe corretamente o tipo de oração subordinada adjetiva às suas respectivas frases.


ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

(1) Restritiva

(2) Explicativa


FRASES

( ) “Ela não reconheceu a voz do outro lado, que disse algo ainda mais perturbador (...)”.


( ) O casal havia sido grampeado pela Alexa, que enviou o áudio para uma terceira pessoa (...)”.


( ) “(...) uma inteligência artificial que fica com o microfone ligado 24 horas por dia?”


( ) “Agora, as caixinhas finalmente estão à venda no Brasil: o Google lançou a sua, que se chama Nest Mini.”


( ) “(...) um gadget que também tem microfone e pode gravar o que você diz (...)”


A sequência correta dessa associação é


A

1, 2, 1, 2, 2.


B

2, 1, 2, 1, 1.


C

2, 2, 1, 2, 1.


D

1, 1, 2, 1, 2.

As orações adjetivas restritivas distinguem-se das explicativas por servirem de auxílio à identificação do referente. Em todos os trechos abaixo relacionados estão em destaque orações adjetivas, mas nem todas têm a mesma classificação. Indique em qual(is) deles a oração se classifica como RESTRITIVA.


I- O projeto de lei tem como ponto principal o chamado “caminho para a cidadania”, que permite que os quase 11 milhões de imigrantes sem documento que chegaram antes do 1º de janeiro de 2021 solicitem autorização legal temporária para permanecer no país.

II- Aos 2,1 milhões de dreamers – aqueles que imigraram ainda crianças e não conhecem outra vida – é dado o direito de solicitar o green card imediatamente. [...]

III- Direitos e respeito foram dois conceitos amplamente ignorados pelo governo Trump, que implantou mais de 400 ações destinadas a restringir a permanência de estrangeiros no país.

IV- A agilização dos pedidos de asilo, que afeta a multidão de esperançosos amontoados em acampamentos do lado mexicano da fronteira, depende de medidas sanitárias contra a Covid-19.


Há oração adjetiva restritiva apenas em:


A

I e II.


B

III e IV.


C

II.


D

II e III.


E

III.

Em relação ao fragmento e o contexto em que aparece: virem uma bola de neve que prejudique o desempenho das crianças nas etapas seguintes de ensino (l.38 e 39), é correto dizer que a oração adjetiva ‘que prejudique o desempenho das crianças nas etapas seguintes de ensino’ instaura o pressuposto de que ‘a bola de neve’ prejudicará:


A

Todo o desempenho das crianças nas etapas de ensino.


B

Em parte o desempenho de algumas crianças nas etapas seguintes de ensino.


C

Apenas o desempenho na próxima etapa de ensino de algumas crianças.


D

De forma irrestrita o desempenho das crianças nas próximas etapas de ensino.


E

O desempenho das crianças em todas as etapas seguintes de ensino.

Qual é a função sintática do trecho em destaque em “Cheio de inveja daquele boi que parecia o dono do mundo, o sapo chamou os amigos.”?


A

Oração subordinada adjetiva.


B

Oração subordinada adverbial.


C

Oração substantiva completiva nominal.


D

Adjunto adnominal.


E

Predicativo do sujeito.

Ano: 2021
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Professor Substituto - Área: Matemática - 2021

Este extrato “O futebol era um estrangeirismo que muitos intelectuais reprovavam” (l. 13) compõe-se de:


A

uma oração principal e de uma oração subordinada adjetiva.


B

duas orações coordenadas: uma assindética e outra sindética.


C

uma oração coordenada assindética e de uma oração subordinada substantiva.


D

duas orações subordinadas, sendo a primeira substantiva e a segunda, adjetiva.

Nos versos “e me fazer pedra de segurança / dos valores que vão desmoronando”, a oração grifada se classifica como:


A

subordinada adverbial.


B

subordinada adjetiva.


C

subordinada substantiva.


D

coordenada sindética.


E

coordenada assindética.

   
Gerar simulado