

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O termo destacado a seguir que adjetiva outra palavra no mesmo trecho é
“Ensaios após as aulas e nos fins de semana na casa da professora Aleluia [...]”.
“[...] um colete com paetês e uma touca estilo Noel.”
“[...] fomos aplaudidos de pé, apesar do amadorismo.”
“[...] o danado do príncipe fazia questão de ser bem realista ao punir o duende.”
No trecho lido, há ausência de oração
coordenada assindética
subordinada adjetiva restritiva
subordinada substantiva reduzida.
subordinada adverbial consecutiva.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação incorreta da oração subordinada destacada.
Suponho ser ele o homem de palavras sinceras. (Oração Subordinada Adverbial)
Só depois disso percebi quão sinceras eram as palavras dele. (Oração Subordinada Substantiva)
Só depois disso percebi a sinceridade que as palavras dele continham. (Oração Subordinada Adjetiva)
Só depois que caí em mim, percebi a sinceridade das palavras dele. (Oração Subordinada Adverbial)
No verso “É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,” a oração sublinhada e classificada como:
Subordinada substantiva subjetiva.
Subordinada substantiva objetiva.
Subordinada adjetiva.
Subordinada adverbial causal.
Principal.
O fragmento que apresenta uma oração com função adjetiva é
“que ainda nem foram julgados.” (L.13/14).
“que sejam” (L.15).
“que as facções controlam a criminalidade nas ruas a partir da prisão” (L.20).
“que a grande maioria dos presidiários apresentam desordens psíquicas” (L. 24/25).
Leia:
Segundo uma pesquisa recente da Unicamp, três das principais rodovias que dão acesso à cidade de Campinas estão com o solo contaminado por materiais potencialmente tóxicos, como cromo e chumbo.
A oração subordinada destacada no texto acima classifica-se como
substantiva completiva nominal.
substantiva apositiva.
adverbial causal.
adjetiva restritiva.
Qual dentre os períodos abaixo contém uma oração subordinada adjetiva?
Talvez lembrar seja sempre um exercício de reconhecimento de si próprio: enxergar, em um amor de infância, em um sabor perdido, em uma paisagem – ou num professor – um espelho de seus melhores dias. (l. 04-07)
Reencontramo-nos e logo percebemos que ninguém, nem eu nem eles, lembrava do nome da matéria em que nos frequentamos. (l. 08-10)
Longe disso, pois todos lembravam com carinho das antigas aulas – e lembrar com carinho já é muito melhor do que recitar a velha decoreba da tabela periódica (l. 17-20)
Estou certo de que contar histórias, boas histórias, é o mais formidável meio para ensinar, ou aprender, qualquer coisa. (l. 28-30)
Por isso, insista com as historinhas antes de dormir: do primeiro ao último mês de vida (até a morrer é preciso aprender). (l. 30-32)
Assinale a alternativa que não apresenta a correta classificação da oração subordinada.
Peço que desistas.
(Oração Subordinada Substantiva)
O coração batia forte porque tinha medo.
(Oração Subordinada Adverbial)
Era esta a verdade que ninguém contestou.
(Oração Subordinada Adverbial)
Pessoa que mente não merece reconhecimento.
(Oração Subordinada Adjetiva)
A imitação, que tem papel fundamental nas artes cênicas, onde a prática, a repetição e o ensaio incessantes são imprescindíveis... (4º parágrafo)
Sem prejuízo para a correção e o sentido, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por:
o qual é papel fundamental
cujo papel é fundamental
onde há um papel fundamental
à qual possui um papel fundamental
pelo qual se constitui papel fundamental
A oração “que muda de escola” (linha 1) está empregada, no período, com sentido explicativo.
Certo
Errado
Assinale a alternativa na qual o segmento destacado está desempenhando uma função adjetiva.
Isso requer habilidades para prestar assistência no caso de lesões graves.
Devido às grandes descobertas da Petrobras, os investimentos cresceram.
Há profissionais de diversas nacionalidades nas operações a bordo.
Os profissionais são posicionados em níveis que variam do nível I ao IV.
São atividades da equipe: atendimento ambulatorial, primeiros socorros (...).
"No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso." e "Fama, não; ele era mentiroso." pode-se afirmar que:
há uma oração principal e uma subordinada substantiva predicativa, no primeiro trecho; no segundo, uma oração principal e uma coordenada sindética.
o ONDE, no primeiro trecho, retoma o sujeito da oração principal, e introduz a oração coordenada do segundo
há duas orações subordinadas substantivas introduzidas, no primeiro trecho, por um pronome relativo e, no segundo, por uma conjunção de valor causal.
no primeiro trecho, há uma oração principal e duas subordinadas adjetivas; no segundo, duas orações coordenadas: uma assindética e outra sindética explicativa.
Releia o trecho:
As primeiras pesquisas de Hochschild se concentraram no setor de aviação, mas não são apenas os comissários de bordo que mantêm as aparências.
Sobre a oração destacada, assinale a alternativa INCORRETA:
A oração destacada é introduzida pelo pronome relativo “que”, que pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por “os quais”.
A oração destacada está em relação de subordinação à oração anterior, sendo esta classificada como principal e coordenada ao mesmo tempo.
Por funcionar como um termo acessório, de acordo com a Gramática Tradicional, a oração destacada pode ser suprimida sem prejuízo do sentido do trecho.
Sintaticamente, a função da oração destacada é ser um adjunto adnominal que se refere ao sintagma nominal “os comissários de bordo”.
Com relação ao período "Atualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que faltarão nove milhões de enfermeiros e parteiras no mercado" (linhas de 10 a 12), é correto afirmar que a conjunção sublinhada introduz uma oração subordinada
adverbial consecutiva.
substantiva subjetiva.
adverbial concessiva.
adjetiva restritiva.
substantiva objetiva direta.
Assinale a alternativa em que o trecho em destaque seja uma oração adjetiva, ou seja, tenha função de especificar ou explicar um sintagma/termo anterior da oração.
“Desejamos quebrar as gaiolas para que os aprendizes aprendam a arte do voo.”.
“Imagine que você quer ensinar a voar.”.
“[…] as escolas que preparam educadores sejam a própria experiência do voo.”.
“Sonho com uma escola em que se cultivem pelo menos três coisas.”.
“É o cozinheiro que faz a comida boa mesmo em panela velha.”.
Assinale a alternativa correta quanto à classificação da oração introduzida pela partícula “que”, no período: “Quase todo o resto foi consumido pelas labaredas do incêndio que assolou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, durante sete horas, a partir do começo da noite de domingo 2.” (l. 02-03).
Oração subordinada substantiva subjetiva.
Oração subordinada adjetiva.
Oração subordinada adverbial consecutiva.
Oração coordenada conclusiva.
Assinale a alternativa em que o trecho em destaque seja uma oração adjetiva, ou seja, tenha função de especificar ou explicar um sintagma/termo anterior da oração.
“Os dados do ‘Atlas da Violência 2018[...]’ revelam que a violência é menor em cidades de maior desenvolvimento humano.”.
“Os números reforçam os contrastes entre as cidades que ficam nos extremos da tabela [...]”.
“A análise dos 309 municípios com mais de 100 mil habitantes mostrou que as taxas de homicídios são superiores [...]”.
“No estudo, os pesquisadores frisam a necessidade de olhar a segurança pública de maneira mais ampla [...]”.
“Esse processo, frisam, faz com que sejam diminuídas as responsabilidades de governos [...]”.
No período “Como não tem nada, pode ver tudo.” (2º§), observa-se que as orações relacionam-se entre si, sendo a primeira classificada como:
subordinada adverbial.
subordinada adjetiva.
subordinada substantiva.
coordenada sindética.
Analise as seguintes orações, considerando os contextos em que estão inseridas:
I. "que os funcionários tinham dificuldade" (L.3/4).
II. "que seriam pouco usados" (L.6)
Sobre elas, pode-se afirmar:
Possuem valor restritivo.
Equivalem a um substantivo.
Exercem função de complemento do verbo.
Estabelecem diferentes relações com a oração que antecede cada uma delas.