

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
esquecida por enquanto dos zangões imobiliários (3o parágrafo) = poupada até agora do furor imobiliário.
aqui e ali repontam restos emocionantes (4o parágrafo) = alhures recobrem-se vestígios tocantes.
sem a inconsciência do anestésico (1o parágrafo) = afora a inconsistência do paliativo.
Como se tivessem o propósito (2o parágrafo) = à medida que agissem deliberadamente.
o que me estendia uma ponte (2o parágrafo) = o que me facultava tolher.
O tópico frasal do sexto parágrafo do texto lido é
“Um deles, conta Machado, ficou ainda mais tímido depois da pandemia.”
“É como se a máscara fosse mais um muro na socialização dele com o mundo.”
“São expressões de dúvida, por exemplo, que nos fazem repetir uma explicação.”
“Os professores leem os alunos a todo momento, mesmo quando não dizem nada.”
“[...] alunos que seguiram usando máscara (...) tinham um comportamento introspectivo [...]”
O trecho exemplifica o que designamos como texto informativo; sobre a estruturação desse texto, assinale a afirmação inadequada.
O primeiro período do texto funciona como manchete e resume os dados mais importantes da notícia.
O segundo parágrafo repete informações já dadas na manchete, fornecendo novos detalhes do ocorrido.
O terceiro parágrafo concentra o foco informativo sobre as decorrências do fato já relatado.
O último parágrafo não obedece cronologicamente à exposição dos fatos.
Os parágrafos do texto mostram a preocupação com a precisão dos vocábulos, característica do texto informativo.
Na pergunta A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo?, o autor
levanta a hipótese de que haja duas possibilidades alternáveis dentro de uma prática.
sustenta uma relação de antagonismo entre os que vivenciam um mesmo ideal.
articula uma relação de causa e efeito entre os termos que a constituem.
indaga sobre o que seria um natural desenvolvimento das práticas igualitárias.
considera os extremos antagônicos relativos ao entendimento de um mesmo conceito.
O tópico frasal desse parágrafo é
o poder das marcas na sociedade de consumo.
o sucesso pessoal na sociedade moderna.
a necessidade de reconhecimento social e o consumo.
as consequências do consumismo na sociedade.
as causas do endividamento de consumidores.
Considerando o título do texto, em relação à produção de sentido, pode-se afirmar que:
Consiste na apresentação de uma comparação implícita.
Antecipa o assunto tratado no texto a partir de um recurso da argumentação.
Compreende o tema explorado no texto pelo autor de forma clara e objetiva.
É um exemplo do emprego de figura de linguagem em que é possível identificar uma crítica feita pelo escritor.
Apresenta ao interlocutor uma possibilidade de conceito acerca do termo “vida” em oposição ao duvidoso amanhã.
Dentre as diversas substâncias psicoativas, a nicotina e o álcool são as únicas que têm uso recreativo permitido no Brasil e na maioria dos países do mundo ocidental. Entretanto o consumo legalizado não implica desregulação. A proibição de venda para menores de 18 anos é um exemplo, e a punição para quem dirige bêbado, outro. Em relação ao último, o brasileiro ainda demonstra uma atitude irresponsável que pode ser fatal.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 25.12.2022. Adaptado)
O tópico frasal do texto apresentado é:
Dentre as diversas substâncias psicoativas...
... a nicotina e o álcool são as únicas que têm uso recreativo permitido no Brasil e na maioria dos países do mundo ocidental.
Entretanto o consumo legalizado não implica desregulação.
A proibição de venda para menores de 18 anos é um exemplo, e a punição para quem dirige bêbado, outro.
Em relação ao último, o brasileiro ainda demonstra uma atitude irresponsável que pode ser fatal.
Com relação à tipologia textual, assinale a alternativa correta.
Trata-se de texto expositivo e argumentativo porque, além de expor dados da realidade da saúde no Brasil, critica a judicialização deste setor, já que isso provoca a desestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro período corresponde ao tópico frasal de um parágrafo introdutório, em que se apresenta um ponto de vista acerca da judicialização da saúde.
O texto apresenta perspectivas diferentes da judicialização da saúde no Brasil. Há, portanto, visão positiva e negativa referentes ao mesmo tema.
O segundo e o terceiro parágrafos são predominantemente narrativos e apresentam ações que demonstram, em ordem sucessiva, uma judicialização excessiva da saúde no Brasil, o que se percebe com expressões temporais, como “Desde então” (linha 26) e “Já naquele momento” (linha 35).
O texto se utiliza dos tipos descritivo e injuntivo para convencer o leitor de que a judicialização da saúde é uma forma de os usuários do SUS terem, de fato, acesso aos bens e serviços de saúde.
O direito à literatura
Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.
Vista deste modo, a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. O sonho assegura durante o sono a presença indispensável deste universo, independente da nossa vontade. E durante a vigília, a criação ficcional ou poética, que é a mola da literatura em todos os seus níveis e modalidades, está presente em cada um de nós, analfabeto ou erudito – como anedota, causo, história em quadrinhos, noticiário policial, canção popular, moda de viola, samba carnavalesco. Ela se manifesta desde o devaneio amoroso ou econômico no ônibus até a atenção fixada na novela de televisão ou na leitura seguida de um romance.
Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.
(CÂNDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______________. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 169-191. Fragmento.)
Analisando-se o texto como um todo e sua estruturação em parágrafos, é correto afirmar que:
Ao lermos o último parágrafo, entendemos que nem todos precisam sonhar e mergulhar no universo da ficção e da poesia.
O título não condiz com o que é dito no corpo do texto, já que o assunto principal são as diversas manifestações culturais e literárias existentes.
O segundo parágrafo não se relaciona com o primeiro de modo claro, já que o primeiro versa sobre cultura e literatura e o segundo, sobre sonhos.
Como um parágrafo deve sempre, de modo explícito, fazer menção e continuar o que vinha antes, o terceiro parágrafo peca em coesão por abandonar o tema do sonho e se centrar em ficção e poesia.
Os dois últimos parágrafos estão coesos e coerentes em relação ao primeiro, pois explicitam os motivos pelos quais o autor considera a literatura uma necessidade universal e, por isso, um direito de todos.
Com base nas ideias do texto, assinale a alternativa correta.
De acordo com o texto, uma “relação automática” corresponde a um laço que se estabelece de forma rápida, a partir da afinidade entre padrastos e enteados.
No segundo parágrafo, a chegada de um padrasto é apresentada como um evento sutil.
No segundo parágrafo, o autor apresenta a família como uma instituição vulnerável.
O autor inicia o terceiro parágrafo atribuindo aos padrastos e às madrastas uma característica positiva, o que mostra seu apreço por eles.
No quarto parágrafo, o autor menciona o reconhecimento que é dado a padrastos e madrastas por sua dedicação e atenção.
Quanto à coesão textual do parágrafo e aos sentidos mobilizados na compreensão do texto, assinale a alternativa correta.
O parágrafo debate a origem e a ontologia subjacentes à área de conhecimento de política pública a partir de questões explicitamente colocadas.
O parágrafo contrasta as diferenças referentes à política pública enquanto área de conhecimento a partir de suas origens nos EUA e na Europa: ali, prevaleceu o destaque quanto da análise do papel do Estado e, aqui, prevaleceu a ênfase em estudos acerca da ação de governos.
O parágrafo resume as semelhanças praticadas na área de conhecimento de política pública a partir de exemplos da Europa e dos EUA.
O parágrafo contrasta as diferenças referentes à política pública enquanto área de conhecimento a partir de suas origens nos EUA e na Europa: ali, prevaleceu a ênfase em estudos acerca da ação de governos e, aqui, prevaleceu o destaque quanto à análise do papel do Estado.
O parágrafo detalha as semelhanças praticadas na área de conhecimento de política pública a partir de exemplos da Europa e dos EUA.
Considerando os elementos que estruturam o parágrafo argumentativo-expositivo, é correto afirmar que tópico frasal corresponde
à retomada da ideia principal para fundamentar a discussão.
ao período introdutório da ideia central, que será desenvolvida.
às orações secundárias utilizadas na exposição dos argumentos.
à frase que inicia as informações conclusivas do último período.
aos enunciados que desenvolvem as ideias já anunciadas no título.
O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto.
A estruturação de um parágrafo é constituída por:
introdução, apresentação, conclusão.
introdução, desenvolvimento, conclusão.
apresentação, contorno, controle.
divulgação, desenvolvimento, introdução.
apresentação, desenvolvimento, controle.
A palavra que pode expressar o assunto discutido pelo autor é
volatilidade.
prodigalidade.
venalidade.
improficiência.
acurácia.
No terceiro parágrafo, a questão fundamental que espreita por baixo de todos esses debates
revela-se no preconceito que as culturas superiores cultivam diante das inferiores.
é o acordo final a que costumam chegar os debatedores mais lúcidos.
está na possibilidade de se aceitar ou se recusar a validade das diversas culturas.
não é mais que um falso problema, que acaba por se tornar relevante.
consiste em privilegiar tão somente a razão do adversário mais forte.
O tópico frasal é uma estrutura textual importante, uma vez que atua na construção da argumentação e na defesa da tese. Tendo em vista essas informações, responda: de que forma foi construído o tópico frasal do primeiro parágrafo do texto?
A partir de adjetivação.
Com uma declaração inicial.
Por meio de alusão histórica.
Mediante relação de causa e efeito.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a função do parágrafo que se inicia em “Tudo isso para dizer...”, em relação às ideias expressas anteriormente.
Retificar
Exemplificar
Contradizer
Comparar
Resumir
Não existe uma única, nem melhor, definição sobre o que seja política pública. Mead (1995) a define como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas e Lynn (1980), como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos. Peters (1986) segue o mesmo veio: política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. Dye (1984) sintetiza a definição de política pública como ‘o que o governo escolhe fazer ou não fazer’. A definição mais conhecida continua sendo a de Laswell, ou seja, decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, p. 20-45, 2006.
Quanto à coesão textual do parágrafo e aos sentidos mobilizados na compreensão do texto, assinale a alternativa correta.
O parágrafo se articula, contrastivamente, por meio da referenciação de autores e de conceitos, em busca de uma única definição que contemple problemas teóricos das políticas públicas.
As definições, na ordem em que aparecem no parágrafo, se dão cronologicamente, tal como evidenciado pelas datas justapostas aos sobrenomes.
A argumentação do texto da autora é construída a partir do elenco de quatro autores que apresentam conceitos de políticas públicas, formando uma rede comparativa de raciocínio.
O parágrafo se articula, coesivamente, a partir do rol de conceitos utilizados por autores que, na sequência evidenciada por seus sobrenomes, compõem uma revisão conceitual da definição de políticas públicas.
A sequência das definições apresentadas no parágrafo se dá na ordem de melhor para menor importância.
Com relação à tipologia e ao tema, assinale a alternativa correta.
O último período do texto reitera as ideias do tópico frasal e apresenta um ponto de vista acerca da relevância do crescimento do agronegócio do País.
O primeiro e o último parágrafos apresentam características de texto injuntivo, visto que pretendem convencer o leitor de que o Distrito Federal é campeão nacional em produtividade de grãos.
O texto é predominantemente descritivo e apresenta, de forma pormenorizada, a irradiação do agronegócio brasiliense para diversas regiões do País.
O texto é predominantemente informativo e apresenta conhecimentos que compõem uma breve dissertação acerca da produtividade no Distrito Federal e do crescimento do agronegócio no País.
O texto é narrativo e os parágrafos de desenvolvimento apresentam dados da história do crescimento agropecuário em Brasília.
O segundo parágrafo do texto reúne as características de um parágrafo padrão, e seu desenvolvimento se estrutura com base em um encadeamento de argumentos que se inicia no período “No momento em que define ... longe de ser objetivos.” e prossegue até o período “Quando aplica ... os relevantes.”.
Certo
Errado