

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Chuviscava. O suficiente para que os carros entrassem numa luta desenfreada no asfalto.” 2º§
Estão devidamente classificados os verbos acima destacados em:
pretérito imperfeito do indicativo – pretérito imperfeito do subjuntivo.
pretérito perfeito do indicativo – pretérito imperfeito do subjuntivo.
pretérito imperfeito do indicativo – pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
pretérito perfeito do indicativo – pretérito imperfeito do indicativo.
Analise as assertivas sobre o trecho: "A língua é um instrumento de comunicação, composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam comunicar-se e compreender-se".
Analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(__)No trecho, temos duas ocorrências do "que" como pronome relativo e uma como conjunção subordinativa integrante.
(__)O verbo auxiliar da locução: "consiga produzir" está conjugado no presente do modo subjuntivo.
(__)A palavra: "comunicação" é polissílaba oxítona sem acento gráfico que justifique a tonicidade, porque "TIL" serve apenas paras marcar a nasalização da vogal.
(__)O pronome "lhes" exerce função sintática de objeto indireto.
(__)No trecho, temos exemplos de ênclises.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
V, V, V, V, V.
F, V, F, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, F.
A forma verbal destacada em "...e assim que a porta do banheiro FOR aberta já não será mais dona de si mesma " está conjugada no:
Presente.
Futuro do Pretérito do indicativo.
Futuro do subjuntivo.
Futuro do Presente do indicativo.
Sobre o texto podemos afirmar:
I – No texto, a presença de proparoxítonas colocadas sempre no final de cada verso, produzem o efeito melódico da rima.
II- No texto, metáforas e proparoxítonas constroem e desconstroem a rotina do pedreiro.
III- No verso “ Amou daquela vez como se fosse a última” Chico construiu o mau presságio usando o advérbio de modo como, e o verbo IR no imperfeito do subjuntivo.
É verdade o que se afirma em:
I apenas
I e III apenas
I e II apenas
I, II e III
II e III apenas
Assinale a alternativa que apresente a classificação morfológica CORRETA do vocábulo destacado entre parênteses:
Que não estou disposto a ficar exposto ao sol (substantivo abstrato)
Se você ficar limpando a mesa (substantivo neutro)
Que me empreste umas revistas (verbo conjugado na terceira pessoa do singular no presente do subjuntivo)
Que não estou disposto a ficar exposto ao sol (conjunção explicativa)
Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa (pronome possessivo)
Em e, nesse mesmo ano, casara com uma dama do paço (l.4-5), o verbo está conjugado em qual tempo e modo verbais?
Futuro do presente do subjuntivo.
Pretérito perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do subjuntivo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
A forma verbal destacada no trecho "O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se MACHUCARA", está conjugada no:
Pretérito mais que perfeito do indicativo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado.
Pretérito Imperfeito do Indicativo para indicar uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada.
Pretérito Perfeito do Indicativo para indicar que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.
No trecho: "- Mas queimar dói e consome as minhas forças, SUSSURROU a vela insegura e apavorada."
A forma verbal "SUSSURROU" está conjugada no:
Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
Pretérito Perfeito do Indicativo.
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.
Leia a tira.
-

-
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas dos quadrinhos devem ser preenchidas, respectivamente, com:
viriam … olhavam … viviam … dia a dia
vêm … olham … vivem … dia-a-dia
viessem … olhassem … viveriam … dia a dia
vissem … olhassem … viviam … dia-a-dia
virem … olharem … viverão … dia-a-dia
Em relação aos modos verbais, analisar os itens abaixo:
I. “Imerja” está no modo indicativo.
II. “Consolidáramos” está no modo subjuntivo.
III. “Adviríamos” está no modo indicativo.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente o item III.
Somente os itens I e II.
Todos os itens.
Leia com atenção o título do texto “Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.”. Em relação ao uso do verbo destacado, aponte a alternativa que apresenta a CORRETA conjugação:
1ª pessoa do plural – pretérito imperfeito.
2ª pessoa do singular – presente do subjuntivo.
3ª pessoa do plural – presente do indicativo.
2ª pessoa do plural– futuro do pretérito.
“Quem iria dizer pra elas o que é bom pra elas?” (segundo quadrinho), o verbo sublinhado está conjugado em qual tempo e modo verbal, respectivamente?
Futuro do pretérito / indicativo
Futuro do presente/ indicativo.
Pretérito perfeito / subjuntivo.
Pretérito imperfeito / indicativo.
Caso os dois primeiros versos da canção expressassem uma suposição, deveriam ser reescritos da seguinte forma:
Vê? Voltarão as flores!
Vê? Um novo céu se abrirá!
Vê? Voltaram as flores!
Vê? Um novo céu se abriu!
Vê? Voltaram as flores!
Vê? Um novo céu se abrira!
Vê? Voltam as flores!
Vê? Um novo céu se abre!
Vê? Voltariam as flores!
Vê? Um novo céu se abriria!
Assinale a alternativa que classifica corretamente a conjugação verbal empregada no trecho “[...] Lili casou com J. Pinto Fernandes [...]”, do Texto 1.
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Pretérito perfeito do indicativo.
Pretérito imperfeito do indicativo.
Futuro do pretérito.
Pretérito imperfeito do subjuntivo.
“Ter a chance de avançar na carreira faz com que as pessoas estejam duas vezes mais dispostas a se doarem [...].”
A palavra destacada nessa frase indica o seguinte modo verbal:
subjuntivo - dúvida.
subjuntivo - certeza.
indicativo – dúvida.
indicativo – certeza.
Na frase “Estima-se que muitas pessoas sofram algum transtorno psíquico durante a pandemia.”, a forma verbal sublinhada está no modo:
infinitivo.
particípio.
imperativo.
subjuntivo.
indicativo.
Quanto aos tempos e modos verbais de verbos presentes no texto, constata-se que Vês (l.14) e cruzava (l. 19) estão, respectivamente, no:
Presente do indicativo e pretérito perfeito do indicativo.
Presente do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo.
Presente do subjuntivo e pretérito imperfeito do indicativo.
Presente do subjuntivo e pretérito perfeito do subjuntivo.
Presente do indicativo e pretérito imperfeito do subjuntivo.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O modo indicativo é o modo verbal que expressa suposição, possibilidade ou dúvida para um fato que não é dado como real ainda ou que não pode ser dado como real.
II. O modo subjuntivo é o modo verbal que expressa certeza em relação ao fato, que é ou será dado como real.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Considerando o que se afirma sobre a estrutura morfossintática e semântica dos trechos a seguir, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em “[...] concluo que haverá quem pense que, minutos antes do fechamento da edição, [...]”, (5º§) a palavra “que”, nos dois casos, desempenha a mesma função sintática e é classificada, morfologicamente, como conjunção integrante.
( ) Em “[...] pelo menos no tempo em que não havia escolas de comunicação [...].”, (1º§) o verbo “haver” deveria estar flexionado no plural, para concordar com o sintagma “escolas de comunicação”, o qual desempenha a função sintática de sujeito.
( ) Em “Além disso, o fato de eu ser acadêmico me rende uma fiscalização zelosa e irritadiça.”, (5º§) o conectivo “além disso” explicita uma relação semântica de adição em relação à informação que o antecede, portanto, poderia ser substituído por “isto é”, sem provocar prejuízo semântico.
( ) Em “Vejam que frase esquisita acabo de escrever: quando acabar o jogo de ontem, estranhíssima contradição em termos, pois é óbvio que o jogo de ontem só pode ter acabado, [...].”, (6º§) a contradição a que o cronista se refere é de natureza semântica, provocada pelo uso de verbo do futuro do subjuntivo, associado a um advérbio que indica tempo passado.
A sequência correta está em
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, V, V.
Em “Os esforços para conquistar o público boliviano incluíram oferecer temperos e lanches típicos...”, os verbos destacados encontram-se, respectivamente, no:
imperfeito do subjuntivo e particípio irregular.
imperfeito do subjuntivo e particípio regular.
pretérito perfeito do indicativo e infinitivo pessoal.
pretérito perfeito do indicativo e infinitivo impessoal.