Questões de Concurso sobre Tipologias Textuais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.149 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando os sentidos dos enunciados e os objetivos do enunciador, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE as sequências textuais predominantes no texto.


A

Argumentativa e expositiva.


B

Dissertativa e argumentativa.


C

Narrativa e descritiva.


D

Dissertativa e injuntiva.

Quanto à tipologia textual, o texto é classificado como expositivo-argumentativo, pois apresenta conceitos e argumentos em defesa de uma leitura específica do romance Vidas Secas.


C

Certo


E

Errado

No primeiro parágrafo do texto 1A1-I, predomina a tipologia textual


A

argumentativa.


B

descritiva.


C

expositiva.


D

instrucional.


E

narrativa.

O texto “Mesa farta” é do tipo


A

expositivo e evidencia o embate entre estudiosos dos hábitos alimentares.


B

narrativo e enumera os conflitos sociais decorrentes da escassez de alimentos.


C

expositivo e apresenta fatos históricos de forma cronológica.


D

injuntivo e questiona a validade do poder curativo de certos alimentos.


E

injuntivo e dá prioridade ao emprego de verbos no modo imperativo.

Leia o texto com atenção o texto a seguir e responda.


Vertente


Tanta gente esperando o resultado. Sentia-se bem ali, entre tantos. Foi até o rio. Enquanto não ouvisse o megafone com a novidade, poderia ficar junto com os mais calmos, pés na orla. "Tanta gente”, ouvia todos repetindo, menos ele, que preferia pensar baixinho, seguindo como se sentisse umas cócegas no pensamento, embora só aceitasse essa surdina cálida no meio de outras vozes, como ali. Quando anunciaram o nome, engoliu o merecimento. Aproximou-se então — devagar. Sempre cultivara a convicção de que seria o escolhido por uma razão que justamente agora começava a lhe fugir. Via que não era mais o mesmo que aprendera a reconhecer. Sentiu a virilha molhada. Notou que toda a sua massa se diluía pelos poros. O corpo, ah, se desdobrava em córrego...


(NOLL, J. G. Mínimos, Múltiplos, Comuns. São Paulo: Francis, 2003.)


Conforme se apresentam suas características, pode-se dizer que esse texto é predominantemente:


A

Narrativo.


B

Descritivo.


C

Injuntivo.


D

Dissertativo.

A frase abaixo que exemplifica um texto descritivo é:


A

Quem não for belo aos vinte anos, forte aos trinta, esperto aos quarenta e rico aos cinquenta, não pode esperar ser tudo isso depois;


B

O envelhecimento ocorre apenas dos 25 aos 30 anos. O que se obtém até esse momento é o que se conservará para sempre;


C

Eu era criança, era pequeno e era cruel;


D

Deve-se o maior respeito à criança;


E

A juventude deve ser domada com a razão, não com a força.

Em termos de tipologia textual, o texto apresentado se constitui como


A

dissertativo argumentativo, na medida em que se verifica a preocupação com a elaboração de teorias explicativas sobre a obra de Leonardo Da Vinci.


B

dissertativo expositivo, uma vez que informa os leitores sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci e de algumas pessoas com quem ele conviveu.


C

injuntivo, uma vez que o objetivo central é demonstrar aos leitores o modo como alguns artistas italianos do século XVI trabalhavam.


D

narrativo, considerando que se constitui como relato romantizado da vida de Leonardo Da Vinci.


E

descritivo, na medida em que se descrevem obras pictóricas de artistas italianos do século XVI.

O texto de Cesar Gaglioni explica um pouco o pensamento do filósofo contemporâneo Byung-chul Han sobre a sociedade do cansaço. Esse tipo de texto em prosa, que visa fornecer explicações sobre um determinado assunto, emprega, predominantemente, a tipologia denominada


A

narrativa.


B

injuntiva.


C

expositiva.


D

argumentativa.

O texto injuntivo é um tipo de texto, assim como outros que existem e são organizados de maneiras distintas. Como um texto nesse modelo é utilizado, no ambiente organizacional?


A

Elaboração de Apostilas Didáticas.


B

Criação de Portfólios.


C

Explanação Detalhada de um tema.


D

Nenhuma das alternativas.

A estrutura textual predominante no fragmento anterior é a


A

injuntiva


B

expositiva


C

argumentativa


D

descritiva

   
Gerar simulado