

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Direis agora: ‘Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?’” (Texto 2, versos 9 a 11)
No trecho acima é empregado o chamado discurso direto. Isso se confirma pelo(a)
uso de dois pontos e de formas verbais no pretérito imperfeito do indicativo e no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
intenção de uso de uma linguagem coloquial, própria da vida cotidiana.
utilização do vocativo e de pontos de exclamação para exprimir a ideia de um diálogo em curso.
utilização de aspas no intuito de marcar a narração em 3ª pessoa.
intenção de identificar o leitor como interlocutor do poeta, para quem é extravagante o sentimento de encantamento poético evidenciado no poema.
O texto acima possui tipologia textual predominantemente
injuntiva.
expletiva.
argumentativa.
expositiva.
narrativa.
O texto, cujo tema central é a conceituação da gestão social no âmbito da Administração Pública, é opinativo.
Certo
Errado
Marque a alternativa onde temos um discurso indireto livre.
Cheio de saudade, decidiu ligar: – Alô, quem fala?
– Um momento, voltarei rápido.
Começou o concurso. Vamos lá, eu sei que consigo!
Ela disse, que fazia dieta constantemente, para ficar mais bonita.
Em geral, o artigo de opinião é um gênero textual cujo modo de organização textual (ou tipologia textual) predominante é o:
narrativo
descritivo
enumerativo
argumentativo
A organização interna do segundo parágrafo pode ser descrita pelo seguinte par de palavras:
causa/consequência
exemplificação/dedução
positividade/negatividade
generalização/demonstração
Sobre construção textual, pode-se afirmar que, no TEXTO II, há predominância de
narração argumentativo-filosófica.
narração meramente expositiva.
narração injuntiva-expositiva.
argumentação exclusivamente persuasiva.
descrição argumentativa-narrativa.
A organização do texto revela a dominância do tipo
injuntivo.
narrativo.
descritivo.
argumentativo.
De acordo com o estudo de Tipologia Textual, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta do texto acima.
O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto.
Trata-se de um texto descritivo visto que descreve um ambiente.
É certamente uma narração porque narra um fato ou episódio.
Texto predominante expositivo visto que expõe um assunto.
Educação engloba os processos de ensinar e de aprender.
No centro de um sistema educativo deve situar-se o ser humano a educar, num horizonte de plenitude. A tarefa educativa consiste, na verdade, na capacidade de identificar e de acompanhar esta presente inquietação do homem, mantendo vivo o amor pelo saber, despertando o coração e pondo em marcha a sua razão e a sua liberdade[1], tal liberdade construída pelos tijolos da autonomia do indivíduo[2].
O verbete acima é parte de:
Assinale a alternativa CORRETA referente as tipologias textuais do texto.
Refere-se a tipologia textual descritiva, pois descreve e expõem minunciosamente os acontecimentos, demarcado por adjetivos, descritos pelo autor em ordem cronológica.
Refere-se a tipologia textual narrativa, pois é demarcado pela brevidade dos acontecimentos históricos ou do cotidiano, narrados pelo autor em ordem cronológica.
Refere-se a tipologia textual dissertativa, pois expõem os fatos por meio de argumentações, entretanto, Jovelino reuniu a família e botou pé na estrada, de volta à terra de nascença, onde haveria de morrer.
Nenhuma das alternativas.
Quanto ao gênero a que pertence, é correto afirmar que o texto
é laudatório, de maneira que o uso da citação constitui procedimento característico.
explora enunciados em que predomina a conotação, evidenciando seu caráter literário.
é argumentativo e crítico, uma vez que apresenta e desenvolve ideias.
é informativo, pois faz referências aos fatos relevantes acerca do cotidiano da autora.
mescla objetividade e subjetividade sobre o tema da educação brasileira.
Do ponto de vista de sua tipologia, o texto 1 é predominantemente explicativo porque se caracteriza pelos
enunciados de identificação de fenômenos que são encadeados por relações lógicas no presente atemporal, sendo o locutor um observador dos fatos por ele apresentados.
elementos dêiticos que fazem referência a seus interlocutores, apresentando sequências textuais transacionais com função de abrir com eles uma interação.
acontecimentos em sucessão que são ordenados cronologicamente, compondo uma unidade temática construída com elementos indicadores de tempo passado.
enunciados no tempo presente que evidenciam o ponto de vista de seu locutor, buscando mudar a visão de seu interlocutor sobre a tese por ele defendida.
Leia o texto a seguir.
“Tempo. Inesperadamente, inventei uma máquina do” (Alan Moore)
Quanto à tipologia, é correto afirmar que se trata de um texto
descritivo.
argumentativo.
dissertativo.
narrativo.
Acerca das informações presentes no texto acima, julgue cada um dos itens abaixo e responda o que se pede.
I- A estratégia de construção do texto se baseia na exposição de uma ideia conceitual geral acerca do tema seguida de detalhamentos e especificidades. Pode-se dizer do macro (geral) para o micro (detalhes e desdobramentos).
II- Além do seu caráter informativo o texto também exerce a função educativa e instrutiva.
III- Além de sua origem essencialmente atual (a partir do séc. XX) a ideia da fake news pode ser importante para dimensionar a maturidade da democracia.
IV- Os suportes atuais de mídia eletrônica são prescindíveis na publicização das fake news.
É verdade o que se afirma em
Analisado globalmente, o Texto 1 tem o propósito principal de:
alertar sobre os prejuízos da obesidade para a saúde da população.
comparar as características clínicas da obesidade com as da solidão.
comunicar ao público em geral resultados de uma pesquisa científica.
divulgar a 125ª Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia.
relatar ações de interação entre idosos na Universidade de Brigham Young.
O texto é essencialmente descritivo, pois detalha lembranças acerca das viagens de férias que a personagem e sua família faziam com frequência durante a sua infância.
Considerando o conteúdo e a estrutura do texto, é possível afirmar que
é uma narração escolar, pois apresenta todos os elementos da narrativa, como conflito, complicações, clímax e desenlace.
é um relato autobiográfico, visto que apresenta aspectos da própria vida do narrador.
é um artigo de opinião, haja vista que se expõe a opinião do narrador sobre as pessoas que tornam as outras insignificantes, devido à própria arrogância.
é uma crônica, pois parte de uma situação comum, para refletir sobre o comportamento humano.
No texto, nas partes que apresentam o modo de fazer das misturas tira-manchas, os verbos estão no:
Infinitivo.
Subjuntivo.
Indicativo.
Imperativo.
Gerúndio.