

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu...” (linha 1).
Analise o trecho retirado do Texto e, em seguida, assinale a transitividade verbal de “emitir”, no contexto em que está inserido:
Verbo intransitivo.
Verbo transitivo direto.
Verbo transitivo indireto.
Verbo transitivo direto e indireto.
O verbo da oração “A covardia rouba a possibilidade de felicidade das pessoas” é classificado como:
Intransitivo.
Bitransitivo.
De ligação.
Transitivo direto.
Transitivo indireto.
A forma verbal destacada em "Quando você AGE com sinceridade..." pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal), como sendo:
Verbo de ligação.
Intransitiva.
Transitiva direta.
Transitiva indireta.
Transitiva direta e indireta.
Um verbo transitivo indireto é apresentado em:
“A pandemia do coronavírus reverteu o progresso global no alcance da igualdade entre homens e mulheres, concluiu o Fórum Econômico Mundial (FEM)” (1º parágrafo)
“Dados preliminares sugerem que as consequências econômicas e sociais da pandemia afetaram mais a ala feminina, com 5% de todas as mulheres” (5º parágrafo)
“Em todos os países avaliados, as mulheres representaram apenas 25,7% dos cerca de 35,5 mil assentos no parlamento” (10º parágrafo)
“Por último, o relatório apela para políticas de requalificação e práticas gerenciais em meio de carreira que incorporem práticas sólidas e imparciais para contratação e promoções” (17º parágrafo)
TEXTO 7
FRAGMENTO DE GEOGRAFIA DA FOME
JOSUÉ DE CASTRO | Josué Apolônio de Castro nasceu em Recife, Pernambuco, em 05 de setembro de 1908. Foi influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome. Fundou e dirigiu o Instituto de Nutrição da UFRJ. Com o Golpe de Estado de 1964, foi destituído do cargo de embaixador-chefe em Genebra e teve seus direitos politicos cassados pelo Ato Institucional nº 1. Viveu exilado na França até sua morte em Paris, em 24 de setembro de 1973. Em sua obra essencial – Geografia da Fome – o autor revela a fome como fruto do subdesenvolvimento econômico, da ação predatória dos colonizadores, do capital internacional, da monocultura, do latifúndio, da ingerência política, ou seja, de uma estrutura civilizatória fundada na exploração do homem e da natureza. |
“Desobedecendo às ordens do senhor e plantando às escondidas seu roçadinho de mandioca, de batata doce, de feijão e de milho. Sujando aqui, acolá, o verde monótono dos canaviais com manchas diferentes de outras culturas. Benditas manchas salvadoras da monotonia alimentar da região” (Geografia da Fome, p. 133).
Quanto ao trecho dado é correto afirmar que:
o verbo “plantar” é transitivo indireto, razão pela qual a expressão às escondidas está marcada com o sinal indicativo da crase.
a palavra monótono é paroxítona e, por isso, é acentuada.
a palavra monotonia é proparoxítona e, por isso, não é acentuada.
a expressão de outras culturas, no texto dado, refere-se à contribuição cultural de africanos e indígenas.
o verbo “desobedecer” é transitivo indireto, razão pela qual a expressão às ordens está marcada com o sinal indicativo da crase.
Assinale abaixo a alternativa que possui um verbo transitivo indireto.
Vocês têm mania de culpar os outros.
Eles alegaram direito ao recurso de defesa.
Nós precisamos de você aqui.
Todos reconhece o amor de mãe.
A forma verbal "esqueci" utilizada no trecho "Não esqueci meu filho, pelo contrário, dou as flores em seu nome, e isso me dá força", pode ser transitiva direta ou indireta, ou seja, exigir ou não uma preposição. Mas isso não quer dizer que se pode usar qualquer uma dessas formas indiscriminadamente.
O verbo ESQUECER é transitivo indireto (exige uma preposição) quando vem em sua forma pronominal (esquecer-se). Quem se esquece, esquece-se de alguma coisa.
A mesma situação ocorre com o verbo:
Pagar.
Perdoar
Lembrar.
Cortar.
No trecho “[...] você assistiu ao jornal da manhã [...]”, é possível detectar que “assistir”, no contexto empregado, é um verbo
transitivo direto.
transitivo indireto.
transitivo direto e indireto.
intransitivo.
bitransitivo.
O verbo destacado na frase abaixo:
"Ontem, em um comitê beneficente, tive a oportunidade de conhecer Nelson Mandela", é um verbo:
verbo transitivo direto.
verbo transitivo direto e indireto.
verbo transitivo indireto.
verbo de ligação.
A forma verbal destacada em "LEMBRE-SE sempre, amigo, de que tudo depende da maneira de dizer as coisas" é ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo:
Transitiva direta.
Transitiva direta e indireta.
Transitiva indireta.
Intransitiva.
Na frase “A geração sem esperança tem a imagem de Greta Thunberg (...)” (5º§), quanto à sua predicação, o verbo sublinhado é:
Bitransitivo.
Intransitivo.
Transitivo direto.
Transitivo indireto.
Em relação à regência verbal dos verbos destacados no trecho “Eles sentem que não podem estar errados....”, é correto afirmar que tratam-se, respectivamente, de
verbo transitivo direto – verbo de ligação.
verbo transitivo direto – verbo intransitivo.
verbo transitivo direto e indireto – verbo de ligação.
verbo transitivo indireto – verbo transitivo indireto.
Quanto à regência, os verbos destacados em “(...) deram proteção legal para as mulheres, aumentaram o rigor da pena para agressores e assassinos, mas não inibiram os atos extremos.” (3º§) são classificados, respectivamente, como transitivo:
Indireto; direto; e, direto.
Direto; direto; e, indireto.
Direto e indireto; direto; e, direto
Direto e indireto; direto e indireto; e, direto.
Em relação aos verbos do Texto, analise as afirmativas a seguir:
I- A forma verbal “se graduou” (linha 6) exprime um fato anterior ao presente e prolongado ao longo do tempo.
II- A forma verbal “foi” (linha 2) apresenta sujeito oculto em sua oração.
III- A forma verbal “permanecem” (linha 8), no texto, apresenta regência transitiva indireta.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I apenas.
III apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 Predicação verbal
1. verbo intransitivo
2. verbo transitivo direto
3. verbo transitivo indireto
4. verbo transitivo direto e indireto
5. verbo de ligação
Coluna 2 Frases
( ) Existe agora a possibilidade de transformar e controlar […] (1o parágrafo)
( ) As fronteiras entre a ficção e a realidade científica parecem cada vez mais tênues. (1o parágrafo)
( ) A firme crença […] nos leva a pensar que estamos vivenciando o início de uma revolução. (1o parágrafo)
( ) […] cabe perguntar sobre os valores éticos e culturais. (2o parágrafo)
( ) Embora essas questões permaneçam obscuras […] (2o parágrafo)
( ) […] as ciências sociais recebem o convite, quase um ultimato, para participarem de uma aventura intelectual. (2o parágrafo)
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 • 5 • 4 • 3 • 5 • 2
2 • 2 • 1 • 3 • 5 • 4
3 • 2 • 4 • 4 • 5 • 1
4 • 3 • 1 • 4 • 2 • 5
5 • 4 • 3 • 2 • 2 • 1
O verbo “mudar” (linha 6), no contexto em que está inserido, é:
Verbo transitivo direto.
Verbo transitivo indireto.
Verbo transitivo direto e indireto.
Verbo transitivo intransitivo.
O verbo “realizou” (linha 1), no contexto em que está inserido, possui a seguinte transitividade verbal:
Verbo intransitivo.
Verbo transitivo direto.
Verbo transitivo indireto.
Verbo transitivo direto e indireto.
Na frase “O Brasil é um grande construtor de ruínas.” (3º§), há a presença de um verbo:
De ligação.
Bitransitivo.
Transitivo direto.
Transitivo indireto.
Em “Me escutar e obedecer ao meu lado mais transgressor, menos comportadinho,...”, o verbo “obedecer”, de acordo com a sua regência, pode ser classificado como
intransitivo.
transitivo direto.
transitivo indireto.
transitivo direto e indireto.
“O Irã lançou um satélite ao espaço ‘com sucesso’, mas não conseguiu colocá-lo em órbita.” (linhas 1 a 2).
O verbo grifado, no contexto em que está inserido, é:
Transitivo direto e indireto.
Transitivo direto.
Transitivo indireto.
Intransitivo.