Questões de Concurso sobre Vocativo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
544 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As vírgulas em destaque na linha 05 foram utilizadas para separar:


A

Um aposto.


B

Um vocativo.


C

Um adjunto adverbial.


D

Uma oração adverbial reduzida.


E

Uma expressão retificativa.

Analise a oração abaixo:


“O amor, meu amigo, não é para alguém que entrou na minha vida ontem, amor é para quem quer caminhar para um futuro ao meu lado, para as tragédias, poesias, riso e também choro.”


O termo destacado exerce a função de:


A

Aposto.


B

Vocativo.


C

Interjeição.


D

Onomatopeia.

Em “Então, menina, resolvi controlar minha compulsão por compras!”, o termo em destaque está funcionando como


A

aposto.


B

vocativo.


C

sujeito.


D

adjunto adverbial.

De acordo com a leitura atenta da tira e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No primeiro quadrinho, a palavra “Garfield” é classificada sintaticamente como um Vocativo, pois refere-se diretamente ao interlocutor, chamando-o para o diálogo.

II. No primeiro quadrinho, a grafa da palavra “porque” está em desacordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, já que no contexto em que está inserida ela tem o mesmo valor semântico da expressão “por qual razão”.

III. O verbo “seríamos”, no último quadrinho, indica uma possibilidade, uma incerteza, o que explica sua conjugação no Modo Subjuntivo.

IV. A expressão “alvos fáceis” é um Objeto Direto, já que complementa o sentido do verbo “ser” sem o auxílio de nenhuma preposição.


A

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


B

Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.


C

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


D

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Com relação ao texto 1, analise as proposições a seguir e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A frase “A partir de 6 anos”, colocada logo abaixo do título “Turma da Mônica - Laços”, é indicativa da faixa etária mínima recomendada para assistir ao filme.

( ) Enquanto um vocativo, “o cachorro de Cebolinha”, exerce a função explicativa sobre “Floquinho”.

( ) O uso de nomes próprios entre parênteses, logo após os nomes dos personagens Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão, indica os nomes dos atores que interpretam os personagens no filme.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.


A

F, F e F.


B

V, F e V.


C


V, F e F.


D

V, V e F.


E

F, V e V.

Leia o texto.


Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida, exausta. Talvez fosse prematuro. Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou respirando, abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração tão pequeno, num prato solevava e abaixava as penas enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a menina estava perto e assistiu a tudo estarrecida. Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento despregou-se do chão e saiu aos gritos:


– Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem!


Todos correram de novo à cozinha e rodearam a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:


– Se você mandar matar essa galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!


A mãe, cansada, deu de ombros.


(Clarice Lispector)


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).


( ) Na frase: “…assistiu a tudo estarrecida”, se retirarmos o “a”, daremos um novo sentido ao verbo e, em consequência, à frase.

( ) Nas expressões: “correram à cozinha” e “vasculharam à cozinha”, o uso correto da crase se justifica pelo mesmo motivo.

( ) Na frase: “O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer” temos um sujeito composto e o verbo “olhar” é intransitivo.

( ) A oração: “Se você mandar matar essa galinha” expressa um sentido de concessão; é, pois, subordinada condicional.

( ) Na fala da menina, temos a presença de vocativo, como em: “Doutor, cure-me!”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • F • V • F • V


B

F • V • V • V • F


C

V • V • F • V • V


D

F • F • F • F • V


E

V • F • V • V • F

Sobre: “todas-as-minhas-amigas-vão-papai!”, é incorreto afirmar.


A

As aspas indicam discurso direto.


B

O uso do hífen após as palavras marca a entonação dada pela filha à frase.


C

"papai” é um vocativo no excerto.


D

“Todas” denota exclusão.

Em relação aos termos sublinhados nas orações, assinalar a alternativa cujo termo sublinhado é classificado como vocativo:


A

Não tenho muito tempo de vida, minha filha.


B

As baleias são mamíferos aquáticos.


C

Ana e Clara farão dois bolos.


D

Preciso responder as perguntas ao professor.


E

Os ovos foram encontrados pelo guarda.

Considerando os apostos e os vocativos, assinale a alternativa em que o emprego da vírgula está incorreto.


A

Estuda, meu filho! João, o filho do vizinho, não aprendeu uma profissão e até hoje é sustentado pelos pais.


B

Meu filho, estuda! João, o filho do vizinho não aprendeu uma profissão e até hoje é sustentado pelos pais.


C

Meu filho estuda! João o filho do vizinho, não aprendeu uma profissão e até hoje é sustentado pelos pais.


D

Meu filho estuda! O filho do vizinho, João, não aprendeu uma profissão e até hoje é sustentado pelos pais.

Leia a tira.


Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em https://cultura.estadao.com.br. Acesso em janeiro de 2019.)

-

Sobre os recursos linguísticos utilizados para a construção de sentido do texto, analise as afirmativas.

I - O elemento coesivo isto, presente nos primeiro e último quadrinhos, é um pronome demonstrativo com função referencial anafórica.

II - O termo aqui exerce a função de elemento locativo, localizando o personagem no espaço físico.

III - Em termos de relações de sentido, aquém tem em além seu par sinonímico.

IV - Exercem função adjetiva no contexto da tira os termos alta-costura, camuflagem e estiloso.

-

Estão correto o que se afirma em


A

II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

IV, apenas.

A classificação correta do termo sublinhado em “Foi interrompida por um acesso de tosse” retirado do texto, é dada por:


A

Adjunto adverbial.


B

Adjunto adnominal.


C

Aposto.


D

Vocativo.


E

Agente da passiva.

As vírgulas usadas no trecho “pacientes com deficiência auditiva receberam, na última sexta-feira (04), novas próteses que os permitirão ouvir melhor.” serviram para separar:


A

uma explicação.


B

o nome de um lugar que vem antes da data.


C

um adjunto adverbial.


D

palavras de mesma função sintática.


E

um vocativo.

Sobre: "- Pai, eu tenho um namorado.” / “Pai, que ouve isso da filha mocinha (...)” é correto afirmar:


A

Há uma falha de pontuação em um dos excertos.


B

Pai é sujeito das duas orações.


C

Pai é vocativo no primeiro e sujeito no segundo.


D

Pai é substantivo concreto, dissílabo, oxítono.

Em Você não entende de segurança, Charlie Brown, o elemento sublinhado corresponde ao vocativo, por meio do qual se invoca o interlocutor do discurso. Do mesmo modo, o vocativo está sublinhado na seguinte frase:


A

Participantes do programa de fidelidade terão um desconto de 50% na compra do ingresso.


B

Ambientalistas, hoje, irão ao parlamento para dialogar com os representantes do governo.


C

Alunos do último ano, tradicionalmente, fazem uma viagem antes da festa de formatura.


D

Senhores passageiros, não se esqueçam de afivelar seus cintos de segurança.


E

Gestantes e lactantes, por precaução, foram desaconselhadas a tomar a vacina.

Indique a alternativa CORRETA. Nos v.1 e 5, tal como nos v. 9 e 13, os termos "amor" e "querida" têm a mesma função sintática:

A
aposto

B
nenhuma das alternativas

C
adjunto adnominal

D
vocativo

E
sujeito

O vocativo, nas comunicações oficiais, é uma invocação ao destinatário e será sempre seguido de vírgula.


Avalie as seguintes expressões dirigidas aos Chefes de Poder.


I - Senhora Ministra,

II - Ilustríssimo Senhor Juiz,

III - Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

IV - Digníssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal,


Estão corretos apenas os vocativos


A

I e II.


B

I e III.


C

II e III.


D

III e IV.

“— Seu Borjalino, sua competência é demais para repartição tão miúda.”


Aponte a alternativa que justifica corretamente o emprego da vírgula na frase acima.


A

Separar o aposto.


B

Separar o vocativo.


C

Separar o sujeito.


D

Separar termo deslocado na oração.

Assinale a alternativa em que a vírgula foi usada pelo mesmo motivo do verso abaixo:


“E disse: Marvin,

Agora é só você

E não vai adiantar

Chorar vai me fazer sofrer”


(Nando Reis)


A

“Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco”


B

“Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho..”


C

“ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem...”


D

“imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo”


E

“Você aí, menino, para onde vai essa estrada?”

Em “Doutor Arthur, a sua filha é muito inteligente, mas comigo não aprende mesmo. Eu explico, explico, ela fica me olhando com aquele jeito meio distraído, e vejo que, de verdade... não entendeu nada.” (3º§), é correto afirmar que o termo destacado é:


A

Um aposto, que é acessório e cuja função é identificar o nome de quem fala.


B

Um aposto, que é acessório e cuja função é identificar o nome de quem se fala.


C

Um vocativo, que é dependente, ou seja, faz parte tanto do sujeito quanto do predicado.


D

Um vocativo, que é independente, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.

As expressões grifadas são, respectivamente:


A

Sujeito, objeto direto, sujeito, adjunto adverbial.


B

Sujeito, adjunto adverbial, sujeito, objeto direto.


C

Adjunto adverbial, sujeito, vocativo, objeto indireto.


D

Adjunto adverbial, objeto direto, vocativo, objeto indireto.

   
Gerar simulado