Imagem de fundo

Leia este texto. A origem da cedilha A origem da palavra...

Leia este texto.


A origem da cedilha


A origem da palavra vem de “cedilla”, do espanhol. Antes, a cedilha era um pequeno “z” que se colocava embaixo do “c” para evidenciar que a letra tinha o som de “s”. Ou seja, o pequeno “z” sobrescrito, posteriormente, foi acoplado ao “c”, transformando-se em “ç”.


Disponível em: https://mundoescrito.com.br/curiosidades-sobre-a-lingua-portuguesa/. Acesso em: 16 jan. 2023.


Ao analisar a construção desse texto, constata-se que, nele, predomina a função


A

conativa da linguagem porque o autor tem como propósito apelar e convencer o leitor quanto ao som de “s” que tem a letra “c” na língua portuguesa.


B

expressiva da linguagem porque, a partir do título, o autor anuncia, de modo subjetivo, que abordará questão do “ç” na língua portuguesa.


C

fática da linguagem porque o autor interrompe a linearidade comunicativa, para verificar a compreensão do leitor quanto à origem da cedilha.


D

metalinguística da linguagem porque o autor recorre à língua-objeto para se expressar acerca da origem da cedilha na língua portuguesa.


E

emotiva da linguagem porque o autor expressa seus sentimentos e emoções relativamente à origem da cedilha na língua portuguesa.