Questões de Concurso sobre Funções da Linguagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
752 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia o texto a seguir.


O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa

era a imagem de um vidro mole que fazia

uma volta atrás da casa.

Passou um homem e disse

Essa volta

que o rio faz por trás de sua casa se chama

enseada.

Não era mais a imagem e uma cobra de vidro

que fazia uma volta atrás de casa.

Era uma enseada.

Acho que o nome empobreceu a imagem.


BARROS, Manuel de. O livro das ignorãnças. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.


No poema, a função da linguagem predominante é a


A

referencial, porque o texto apresenta informações objetivas sobre o rio e sua formação geográfica.


B

conativa, porque o eu poético tenta convencer o leitor a usar o termo “enseada” em vez de imagens subjetivas.


C

fática, porque o texto busca apenas manter o contato entre interlocutor e leitor, sem produzir sentidos estéticos.


D

poética, porque o texto explora a expressividade, a metáfora e a relação estética entre palavra e imagem, valorizando a forma da mensagem.

No poema Poética, de Manuel Bandeira, a escolha vocabular e a disposição dos versos revelam uma preocupação que vai além da mera comunicação de ideias. Nesse contexto, a linguagem adquire uma função predominante que, segundo Roman Jakobson, está relacionada a:


A

À função referencial, pois descreve fatos concretos sobre a literatura e o lirismo.


B

À função conativa, uma vez que busca convencer o leitor sobre o tipo de lirismo adequado.


C

À função poética, já que o foco está na organização expressiva da linguagem e nos recursos estilísticos.


D

À função fática, pois o poema busca manter o canal de comunicação aberto entre autor e leitor.

Indique a função da linguagem presente na frase a seguir:


“A água ferve a 100°C.”


A

Emotiva / Expressiva – mostra sentimento.


B

Conativa / Apelativa – tenta influenciar.


C

Referencial – informa um fato objetivo.


D

Fática – prioriza o meio de transmissão.


E

Poética – valoriza a forma.

A respeito de funções da linguagem, veja os itens, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e indique a alternativa correta.


( ) Não faças da tua vida um rascunho, poderás não ter tempo de passá-la a limpo. (Mário Quintana): função poética.

( ) Função conativa, ou apelativa, (convencer). A função conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor ou o ouvinte. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.

( ) Função metalinguística, (descrever ou explicar a própria linguagem). A função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que se refere a ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código.

( ) Como exemplos de linguagem referencial, (ou denotativa), podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos. Todos eles, por meio de uma linguagem denotativa, informam a respeito de algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos à linguagem.

( ) Exemplo de linguagem emotiva, (ou expressiva).


— Consultório do Dr. Pedro, bom dia!

— Bom dia! Precisava marcar uma consulta para o próximo mês, se possível.

— Hum, o Dr. tem vagas apenas para a segunda semana. Entre os dias 7 e 11, qual a sua preferência?

— Dia 8 está ótimo.


A

F – V – V – V – V.


B

V – V – V – V – F.


C

V – V – F – V – V.


D

V – V – V – F – V.

Relacione o foco principal da mensagem [elemento da comunicação] (Coluna 1) com sua aplicação (Coluna 2).


Coluna 1


(1) Referencial

(2) Metalinguística

(3) Apelativa (ou Conativa)

(4) Fática

(5) Poética


Coluna 2


(__) - Vincula-se ao destinatário, visando persuadir ou orientar.

(__) - Centra-se na mensagem, valorizando forma e estilo.

(__) - Aplicada conforme o contexto, trazendo informação objetiva.

(__) - Prioriza o código, explicando a própria língua.

(__) - Mantém o canal, isto é, o contato comunicativo.


Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses?


A

2 – 4 – 1 – 3 – 5.


B

1 – 3 – 2 – 5 – 4.


C

4 – 2 – 5 – 1 – 3.


D

5 – 1 – 3 – 4 – 2.


E

3 – 5 – 1 – 2 – 4.

No texto, a função de linguagem centrada no próprio código chama-se:


A

poética.


B

conativa.


C

expressiva.


D

denotativa.


E

metalinguística.

Em um projeto de leitura, os alunos recebem crônica em que narrador comenta o comportamento de passageiros em ônibus lotado, com humor e ironia. Ao final, o professor pergunta qual função da linguagem que se destaca. A resposta CORRETA é:


A

A função metalinguística prevalece, já que o narrador explica como criar boas crônicas de transporte.


B

A função fática se sobressai, pois o interesse recai em testar se o canal de comunicação está aberto.


C

A função referencial domina, porque o foco se limita a dados de itinerário e de horário.


D

A função conativa guia o texto, orientando o leitor a adotar regras de etiqueta no ônibus.


E

Predomina função poética, porque o modo de dizer, o ritmo e as imagens sustentam o efeito humorístico e irônico do texto.

Assinale a alternativa que identifica corretamente as funções da linguagem que estruturam o texto, considerando sua intencionalidade argumentativa e seu objeto de reflexão:


A

fática, uma vez que o autor busca manter o canal comunicativo com o leitor por meio de interpelações constantes.


B

emotiva, pois o texto se estrutura a partir da expressão subjetiva de sentimentos pessoais do autor.


C

conativa e metalinguística combinadas, na medida em que o autor mobiliza o leitor à reflexão enquanto tematiza a própria linguagem.


D

referencial, com foco exclusivo na transmissão objetiva de dados científicos e informações isentas de posicionamento crítico.

No trecho de bula: ‘Administre o medicamento conforme orientação médica’, predomina a função:


A

referencial.


B

argumentativa.


C

poética.


D

injuntiva.


E

informativa.

Considerando os aspectos linguísticos e estilísticos do poema Mátria, assinale a opção correta.


A

A função conativa da linguagem se sobressai no poema, pois o eu lírico dirige-se diretamente ao leitor com comandos explícitos e vocativos, em linguagem coloquial.


B

Predomina no poema a função referencial da linguagem, o que se evidencia pela descrição objetiva e denotativa do corpo físico, a exemplo da menção a “pelos e suor”.


C

A linguagem é majoritariamente denotativa, pois os termos empregados possuem sentido literal, ainda que organizados de maneira fragmentada.


D

No poema, articulam-se predominantemente as funções poética e emotiva da linguagem, com a exploração da conotação por meio de metáforas e imagens sensoriais, em registro literário.


E

Há predominância da função emotiva da linguagem, com uso intenso da conotação e de figuras de linguagem, como metáfora e metonímia, em registro linguístico predominantemente informal.

No último período do texto de Voltaire, os vocábulos 'Cunegunda', 'Inquisição', 'América' e 'Eldorado' exercem função conotativa e alegórica, enquanto "Adão" e "Eva", no primeiro e no terceiro períodos do texto machadiano, têm caráter denotativo e literal, pois são nomes próprios dos protagonistas de uma narrativa real.


C

Certo


E

Errado

A função da linguagem que predomina nesse texto se caracteriza por


A

ressaltar os bons índices alcançados pelo Piauí na área de segurança pública, explorando a subjetividade.


B

defender as práticas de combate à criminalidade realizadas pelo estado do Piauí.


C

convencer o leitor sobre a importância do combate ao crime realizado pelo estado do Piauí.


D

noticiar o trabalho de combate ao crime realizado pelo estado do Piauí a partir do uso de metalinguagem.


E

demonstrar, por meio de dados, o trabalho de combate ao crime realizado pelo estado do Piauí.

Considerando o texto-base e os efeitos de sentido produzidos pela organização discursiva, pelas escolhas lexicais e pela orientação comunicativa predominante, assinale a alternativa correta quanto às funções da linguagem nele mobilizadas.


A

O texto organiza-se predominantemente a partir da função emotiva, uma vez que explicita juízos subjetivos do autor e se ancora em marcas linguísticas de avaliação pessoal e de envolvimento afetivo.


B

A função conativa prevalece no texto, visto que o leitor é constantemente interpelado a rever suas práticas e a modificar seu comportamento diante das tecnologias digitais.


C

Embora se reconheçam traços pontuais de função metalinguística e poética, a função referencial é predominante, uma vez que o texto se orienta para a exposição conceitual e explicativa de um objeto de conhecimento, ainda que articulada a uma perspectiva crítica.


D

A função fática constitui o eixo central do texto, pois há preocupação explícita em manter o canal comunicativo aberto, com recorrentes marcas de contato e continuidade discursiva.

Além da função expressiva, manifesta na subjetividade com que o poeta aborda o tema do poema, predominam no texto Aula de português as funções


A

metalinguística e referencial.


B

poética e metalinguística.


C

conativa e metalinguística.


D

poética e referencial.


E

fática e poética.

Leia o texto:


Por que caem tantas árvores em São Paulo?


Moradores da cidade de São Paulo enfrentam transtornos com o grande número de quedas de árvore após a forte chuva da segunda-feira (16). A tempestade com rajadas de vento de mais de 50 km/h deixou uma pessoa morta e pelo menos oito feridas. O Corpo de Bombeiros registrou a queda de ao menos 177 árvores durante a tarde.

Mas por que tantas quedas? Especialistas consultados pelo UOL apontam os motivos que provocam tamanha destruição.

A combinação de chuva e vento fortes tem um potencial arrasador. "Ventos acima de 60 km por hora podem derrubar árvores boas e ruins", afirma o agrônomo Demóstenes Ferreira da Silva Filho, professor do Departamento de Ciências Florestais da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo).


RAMALHOSO, Wellington. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/05/17/por-que-tantasarvores-caem-em-sao-paulo.htm. Acesso em 17/02/2022.


A reportagem é um gênero textual jornalístico de caráter informativo.


Dada essa característica, assinale a opção em que se revela a função da linguagem predominante no trecho de reportagem em análise nesta questão.


A

Conativa.


B

Metalinguística.


C

Fática.


D

Referencial.


E

Poética.

As discussões apresentadas no texto-base revelam intencionalidades comunicativas voltadas à exposição de informações históricas e análises que fundamentam a compreensão da valorização do magistério no país.


De acordo com o texto-base, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


A

A função poética constitui o elemento mais expressivo do texto-base, já que a seleção dos recursos linguísticos se orienta pela busca de efeitos estéticos e pela valorização da forma.


B

A função conativa orienta a estrutura do texto-base, que se dirige ao leitor para influenciar comportamentos ou propor ações relacionadas à prática docente.


C

O texto-base evidencia função emotiva como eixo principal, marcada pela expressão subjetiva do enunciador e pela ênfase em sentimentos e percepções pessoais.


D

O texto-base privilegia a função referencial, pois organiza informações históricas, análises e contextualizações centradas no conteúdo transmitido.


E

A função fática predomina no texto-base, porque há foco na manutenção do canal comunicativo, com marcas de interação direta que reforçam o vínculo entre autor e leitor.

Analise as afirmativas sobre funções da linguagem e gêneros de texto.


I. Propaganda institucional sobre meio ambiente tende a combinar função conativa e função referencial, porque orienta o público e traz dados.

II. Poema que explora som, ritmo e metáforas reforça função poética, mesmo quando trata de temas simples.

III. Bilhete em porta de sala com recado pontual prioriza função referencial, ainda que traga pequena saudação.

IV. Manual de escrita que discute estilos e escolhas de linguagem, aproxima-se da função metalinguística.

V. Conversa em que pessoas testam ligação ao telefone liga-se, de forma central, à função fática.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

I – II – III.


B

I – II – III – IV.


C

II – III – V.


D

II – III – IV.


E

I – II – III – IV – V.

Leia, atentamente, o texto, considere os elementos de comunicação enfatizados na sua construção e marque a alternativa que apresenta as funções de linguagem predominantes nele:


A

conativa, poética, referencial, fática.


B

fática, poética, informativa, apelativa.


C

metalinguística, denotativa, emotiva, fática.


D

apelativa, expressiva, referencial, metalinguística.

“Eu perdi o meu medo, o meu medo da chuva Pois a chuva voltando pra terra traz coisas do ar. Apendi o segredo, o segredo da vida Vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar...”


Raul Seixas


Nos versos de Raul Seixas, acima, além da função poética da linguagem, outra função que se percebe é:


A

fática.


B

emotiva.


C

metalinguística.


D

apelativa.


E

referencial.

“As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas pouco se esforçam para ser empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não sintonizar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer, os direitos que ele tem. Nada impede? Foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão autofocada, que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar. Narciso acha feio o que não é espelho.”


Martha Medeiros


Sobre o texto acima, assinale a alternativa CORRETA.


A

Em “As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas pouco se esforçam para ser empáticas...”, as palavras “simpáticas” e “empáticas” são polissêmicas.


B

Em “Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente.”, há uma característica da função fática da linguagem.


C

Em “Vai muito além da identificação. Podemos até não sintonizar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer, os direitos que ele tem. Nada impede?”, o ponto de interrogação foi empregado inadequadamente.


D

Em “O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão autofocada, que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto...”, o coesivo “que” introduz uma ideia que expressa consequência.na oração “...que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto...”.


E

Em “...sendo que o resto não merece um segundo olhar. Narciso acha feio o que não é espelho.”, há um vocábulo grafado inadequadamente.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado