

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O gênero lírico costuma enfatizar a expressão subjetiva e a construção de efeitos de sentido por meio de linguagem conotativa, ritmo e musicalidade, recorrendo com frequência a recursos de sonoridade e repetição.
Assinale a alternativa que apresenta figuras de linguagem associadas a esses efeitos no texto lírico.
Hipérbato, elipse, silepse e zeugma.
Metáfora, sinestesia, aliteração e anáfora.
Ironia, paradoxo, antítese e eufemismo.
Catacrese, metonímia, pleonasmo e perífrase.
Enumeração, gradação, paralelismo sintático e polissemia.
Leia o texto a seguir.
Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
— Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto: — Gatuno, sim senhor; não é outra coisa um filho que me faz isto...
Sacou da algibeira os meus títulos de dívida, já resgatados por ele, e sacudiu-mos na cara. — Vês, peralta? é assim que um moço deve zelar o nome dos seus? Pensas que eu e meus avós ganhamos o dinheiro em casas de jogo ou a vadiar pelas ruas? Pelintra! Desta vez ou tomas juízo, ou ficas sem coisa nenhuma.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
No trecho “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos”, o sentido produzido pelo enunciado resulta, sobretudo, de um mecanismo discursivo que permite ao leitor compreender que o amor está sendo tratado sob um efeito de sentido caracterizado pela
ironia, pois o narrador associa de forma crítica e implícita a duração do relacionamento ao montante financeiro envolvido.
polissemia, pois a palavra amor apresenta múltiplos sentidos possíveis, que são válidos no contexto do fragmento.
comparação, uma vez que o sentimento amoroso é comparado ao valor monetário recebido pelo narrador.
hipérbole, uma vez que o narrador relativiza a relação entre o sentimento amoroso e o valor financeiro para retratar o efeito expressivo do enunciado.
“Um dos méritos da poesia, que muita gente não percebe, é que ela diz mais que a prosa, e em menos palavras do que a prosa.” (Voltaire)
A expressão destacada no pensamento acima apresenta a seguinte figura de linguagem:
hipérbato.
pleonasmo.
prosopopeia.
metonímia.
antítese.
Leia o Texto II e, em seguida, responda ao que se pede.
Texto II

Fonte: WILL. Dona Anésia. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DSGTIt7D44L/?img_index=4. Acesso em: 11 dez. 2025.
Nas orações:
• O fim de um namoro é como uma ferida.
• No caso dela, [o fim de um namoro] é como uma gripe.
Ocorre, em ambas, a presença de uma mesma figura de linguagem, qual seja:
metonímia.
metáfora.
catacrese.
comparação.
sinestesia.
A figura de linguagem consiste em uma forma de expressão que atribui às palavras significados que ultrapassam seu sentido denotativo. Em outras palavras, empregam-se as palavras de maneira figurada, indo além do significado literal apresentado no dicionário. Com base nisso, analise a figura de linguagem presente nos enunciados a seguir:
I. Ele demorou muito a pedir a mão da namorada em casamento.
II. No local muito precário moravam seis almas.
III. Ele é um ótimo pincel, o problema é que seus quadros são muito caros.
Identifique a alternativa CORRETA que apresenta a figura de linguagem presente nas três frases.
Metonímia.
Catacrese.
Pleonasmo.
Hipérbole.
Eufemismo.
Em “Esses problemas, ninguém resolve”, ocorre que tipo de figura de linguagem?
Hipérbato
Pleonasmo
Anacoluto
Elipse
NDA
[...] degradação ambiental no entorno do parque, "uma ilha verde" cercada por áreas deterioradas por expansão urbana, monocultura e atividades agroindustriais.
Em relação ao termo destacado, é correto afirmar que:
Trata-se de comparação, pois a expressão estabelece relação explícita entre o parque e uma ilha real por meio de conectivo comparativo que evidencia semelhança estrutural.
Trata-se de personificação, pois "uma ilha verde" atribui ação ou comportamento humano ao parque, sugerindo que ele reage à degradação ambiental por estar cercado de áreas deterioradas.
Trata-se de metonímia, pois "uma ilha verde" designa o conjunto das espécies que habitam o parque, referindo-se à parte para nomear o todo.
Trata-se de metáfora, pois "uma ilha verde" não descreve uma ilha literal, mas representa figurativamente o parque como um núcleo de preservação isolado em meio à degradação ambiental ao seu redor.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das figuras de linguagem:
A metáfora estabelece relação de semelhança implícita.
A metonímia ocorre por relação de contiguidade semântica.
A ironia depende necessariamente de marcas linguísticas explícitas.
A hipérbole caracteriza-se pelo exagero expressivo.
O eufemismo atenua uma expressão de sentido negativo.
Acerca do uso de figuras de linguagem no texto, o autor,
I. ao falar em “culto à saúde” (último parágrafo), em vez de “cuidado com a saúde”, retoma o caráter religioso da Antiguidade, mas agora para dizer que essa prática foge à razoabilidade.
II. com “personificava a dádiva do pai” (1º parágrafo), torna evidente a relação de causalidade entre a medicina e a nosotrofia.
III. com “pano de fundo” (5º parágrafo), isto é, a tela do palco, refere-se ao contexto semelhante em que os acontecimentos se inserem nas duas épocas.
Está correto o que consta APENAS de
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
A repetição do termo 'pulsa' no título e na última frase do texto ('que as pulsações do Cerrado continuem a ecoar vida') configura uma figura de linguagem conhecida como anáfora, cujo objetivo é reforçar a ideia de vitalidade e necessidade de continuidade da existência do bioma.
Certo
Errado
As figuras de linguagem constituem recursos expressivos que enriquecem a construção do texto, conferindo maior expressividade e efeito estético à linguagem. Com base na denominação das figuras de linguagem, analise os enunciados a seguir:
I.Despertou-me um som colorido.
II.Era uma beleza fria.
III.As falas sentidas, que os olhos falavam.
A figura de linguagem presente nas três frases é denominada:
Sinestesia.
Pleonasmo.
Eufemismo.
Hipérbole.
No trecho “Que a vida possa, como o amor do poeta Vinicius de Moraes, ser infinita enquanto dure”, há o uso de
comparação, ao relacionar vida e amor por meio do conectivo “como”.
hipérbole, ao exagerar sobre a duração da vida.
ironia, ao sugerir que a vida é infinita.
metáfora, ao comparar vida e amor.
"O mar captura a nossa atenção de forma natural e sem grande esforço."
As figuras de linguagem consistem em recursos expressivos que se afastam do significado literal das palavras para produzir efeitos de estilo, emoção ou destaque, tornando a comunicação oral e escrita mais rica e expressiva.
No trecho, observa-se uma figura de linguagem denominada:
Eufemismo.
Catacrese.
Metonímia.
Hipérbole.
Prosopopeia.
No trecho “Ela é o processador ou a RAM do nosso cérebro”, retirado do texto, a autora utiliza uma figura de linguagem que:
Estabelece uma metáfora.
Personifica componentes eletrônicos.
Cria um exagero.
Apresenta um paradoxo.
LEIA A CHARGE PARA RESPONDER:

CABRAL, Ivan. Blog Sorriso Pensante: humor gráfico e derivados. Disponível em: https://www.ivancabral.com/. Acesso em: 05 jan. 2026.
Na charge, a linguagem visual expressa o sentido crítico do texto por meio da figura de linguagem:
Metáfora, ao representar simbolicamente por meio do abismo o distanciamento entre a escola pública e a universidade.
Metonímia, ao destacar a escola pública e a universidade como parte dos problemas educacionais como um todo.
Catacrese, ao denotar o termo “abismo” como designação necessária para uma realidade sem nome específico.
Hipérbole, ao ampliar visualmente a relação entre as instituições de ensino para intensificar a crítica social.
Eufemismo, ao atenuar a desigualdade educacional por meio de uma imagem simbólica.
"Uma ferramenta que alguns animais usam para descobrir se vale a pena correr o risco é a aprendizagem social."
O emprego do vocábulo 'ferramenta' no trecho configura uma figura de linguagem denominada:
Metáfora, pois equipara a aprendizagem social a uma ferramenta, sem conectivo comparativo, por transferência do campo físico ao cognitivo.
Personificação, pois atribui à aprendizagem social características humanas, tornando-a um agente ativo no comportamento dos animais.
Hipérbole, pois exagera a importância da aprendizagem social para os animais, atribuindo a ela um valor desproporcional à realidade.
Antítese, pois contrapõe o conceito de 'ferramenta' ao conceito de 'risco', estabelecendo contraste entre os dois termos.
O Texto 3 apresenta o seguinte trecho: “Ao dar um último google atrás da citação do Galindo, me deparei com uma descrição mais precisa do ‘anteontem’. Não nasceu de uma corruptela de ‘antes de ontem’”. Nesse trecho, o cronista, ao usar a expressão “descrição mais precisa”, mitiga a inconsistência de uma informação que já havia dado, usando como recurso de linguagem
a personalização.
o eufemismo.
o chiste.
o paradoxo.
Assinale a alternativa correta quanto à figura de linguagem.
O coração da aldeia está batendo doloroso. - Hipérbole.
Tens um coração de pedra. - Catacrese.
Minha filha completou quinze primaveras. - Eufemismo.
É difícil sentir o sabor frio da derrota. - Sinestesia.
No trecho em destaque, “ 'Permitir que entidades privadas joguem essencialmente roleta russa com cada ser humano na Terra é, na minha opinião, um abandono total do dever' ”, qual figura de linguagem se observa?
Metáfora.
Sinestesia.
Perífrase.
Anacoluto.
Elipse.
A metonímia é uma figura de linguagem que apresenta mudança de significado por relação de proximidade entre ideias. Com base nos tipos de metonímia, numere os parênteses da coluna A de acordo com os fenômenos semânticos relacionados na coluna B:
Coluna A
1.O efeito pela causa
2.Continente pelo conteúdo
3.Parte pelo todo.
4.Matéria pelo objeto.
Coluna B
(__)Passe-me a farinha, disse o convidado sentado à mesa para o jantar.
(__)Algumas indústrias despejam a morte nos rios.
(__)Os cristais tiniam na bandeja de prata.
(__)Ele possuía inúmeras cabeças de gado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta.
2, 4, 3, 1.
1, 4, 2, 3.
2, 1, 4, 3.
1, 2, 3, 4.