Questões de Concurso sobre Probabilidade

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.410 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um funcionário do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Goiás (CRMV‐GO) decidiu, por ocasião de um feriado prolongado, visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região centro‐oeste do estado de Goiás. Uma empresa de turismo localizada na cidade de Alto Paraíso de Goiás ofereceu a ele roteiros diferentes para sua visita, numerados de 1 a 6, dos quais ele deveria escolher apenas dois.

Considerando‐se essa situação hipotética, a probabilidade de o funcionário escolher os roteiros de números 3 e 5 é igual a


A


B


C


D


E

A probabilidade de sucesso em uma prova de campo é a nona parte da probabilidade de fracasso. Provas sucessivas e independentes são realizadas até que o sucesso ocorra pela primeira vez.

Nessas circunstâncias, o número esperado de fracassos que deverão ocorrer até que se verifique o primeiro sucesso é igual a


A

2


B

3


C

6


D

9


E

10

Todos os dias ao chegar em casa, à noite, Edu coloca a chave da porta principal de sua casa dentro de uma caixa para que, ao sair no dia seguinte, ele pudesse pegar essa mesma chave novamente.

No entanto, ao chegar em casa certa noite, Edu colocou a chave dessa porta em uma outra caixa, que já continha, além da chave que ele colocou, outras seis chaves de cômodos distintos de sua casa e também distintas da chave dessa porta.

Considere que, na manhã seguinte, Edu retirou, aleatoriamente, da caixa a chave da porta principal que lá havia colocado.

A probabilidade de que ele pegue a chave da porta principal é igual a:


A

.


B

.


C

.


D

.

O tempo, em anos, decorrido entre dois abalos sísmicos em uma região é uma variável aleatória, com distribuição exponencial. Na região, abalos costumam ocorrer a uma taxa média de 0,042 por mês, ou seja, um abalo a cada 2 anos, em média.

A probabilidade de um abalo demorar mais de quatro anos para ocorrer na região, imediatamente após a ocorrência do subsequente, é igual a


A

exp (-2)


B

(½) . exp(- ½)


C

1 - 2 . exp(-2)


D

1 - exp(- ½)


E

1 - (½) . exp(- ½)

Em um sorteio para entrega dos convites da festa junina da Prefeitura de Fabriciano utilizou-se 4 bolas brancas e 4 bolas vermelhas. Duas bolas foram retiradas uma a uma ao acaso e sem reposição.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a probabilidade de se retirar uma bola branca e depois uma bola vermelha.


A

4/15.


B

11/15.


C

8/15.


D

2/7.

Os dados a seguir representam o sumário de um dia de observação em um posto de qualidade onde se avalia a concentração (mg/ml) de um certo composto presente em xaropes de mesma quantidade (ml), produzidos num certo laboratório.

-


CONCENTRAÇÃO DO COMPOSTO

TIPO DE XAROPE


Alopático

Fitoterápico

Dentro das especificações

60

140

Fora das especificações

40

60

-

Retira-se, ao acaso, um frasco de xarope da amostra de 300 unidades analisadas. A probabilidade do xarope retirado estar fora das especificações, sabendo-se que é do tipo Fitoterápico, é igual a


A


B


C


D

Em um ônibus com 8 homens e 10 mulheres, havia 4 homens gripados e 6 mulheres gripadas.

Escolhendo-se, nessa situação hipotética, uma pessoa ao acaso, a probabilidade de essa pessoa ser mulher ou de estar gripada é igual a


A

.


B


C


D


E

De uma cervejeira que tem em seu interior três cervejas da marca A, quatro cervejas da marca B e cinco cervejas da marca C, foram retiradas duas cervejas, sem se observar a marca.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de as duas cervejas serem da mesma marca.


A


B


C


D


E

Os alunos matriculados nessas escolas participaram de um sorteio para receber um computador.


Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a probabilidade de o aluno sorteado ser de uma escola municipal e do Ensino Fundamental.


A


B


C


D


E

   
Gerar simulado