

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Sistema Nacional de Auditoria (SNA), nos seus diferentes níveis de competência, procederá às seguintes análises:
I. desempenho da rede de serviços de saúde.
II. planos de saúde, de programações e de relatórios de gestão.
III. indicadores de morbimortalidade.
IV. sistemas de informação utilizados pela atenção primária.
V. prontuários de atendimento individual e demais instrumentos produzidos pelos sistemas de informações ambulatoriais e hospitalares.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – II – III.
II – V.
III – IV – V.
I – II – III – V.
I – II – III – IV – V.
O Relatório Demonstrativo de Autorizações de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade (Apac) Apresentadas e/ou Aprovadas permite identificar cobrança de procedimentos indevidos, sendo uma ferramenta para realização da fase operativa da auditoria. Os procedimentos que utilizam Apac como instrumento de registro são:
Consulta básica multiprofissional, exames laboratoriais e de radiologia simples.
Terapia renal substitutiva, Odontologia básica e Litotripsia.
Ultrassonografia de mama, Deficiência auditiva, Glaucoma e Diagnóstico de doenças raras.
Paciente submetido à ventilação mecânica não invasiva, Acompanhamento de paciente queimado e Consulta com pediatra.
Acompanhamento de cirurgia bariátrica, Acompanhamento de paciente pré-dialítico e Lavagem auricular.
Com relação às glosas no sistema de auditoria SUS, pode ser motivo de glosa parcial:
Ausência de comprovação dos procedimentos ambulatoriais realizados.
Cobrança de radioterapia (campos) superior ao número realizado.
Cobrança de quimioterapia, sem a comprovação de prescrição médica e de formulário de controle de frequência individual, devidamente assinado (paciente/ responsável).
Cobrança de sessões de hemodiálise não realizadas, segundo o prontuário apresentado.
Ausência de Folha de Prescrição de Controle de Materiais e Medicamentos de Hemodiálise no prontuário.
É motivo de glosa total, EXCETO:
APAC – cobrança de procedimento em competência anterior ou posterior ao realizado.
Ausência de comprovação dos procedimentos ambulatoriais realizados.
Cobrança indevida de módulo sorológico.
Cobrança em 100% de radioterapia quando o aparelho da unidade possui capacidade de emissão apenas de feixe de fótons.
Continuação de prescrição de radioterapia após o óbito do paciente.
É motivo para glosa total:
ausência de boletim cirúrgico ou dados insubsistentes de boletins anestésicos e/ou cirúrgicos para comprovar o ato cirúrgico.
cobrança de parto ou cesariana com assistência ao recém-nato, sem a presença do pediatra ou do neonatologista na sala de parto.
cobrança de parto ou cesariana, com assistência ao recém-nato, cuja sala de parto não esteja de acordo com a PT MS/SAS n. 96, de 6/1994.
cobrança da primeira consulta do pediatra na AIH, quando a unidade não possuir esse profissional em seu corpo clínico, ou ausência da ficha de atendimento específica (1º exame).
A finalidade da auditoria médica é:
produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para a organização das unidades hospitalares.
orientar o repasse de recursos para estados e municípios que são feitos de acordo com PEA e independem da eficácia e resolutividade dos serviços de saúde.
aferir a preservação dos padrões estabelecidos e proceder ao levantamento de dados que permitam conhecer a qualidade, a quantidade, os custos e os gastos da atenção à saúde.
conferir o grau de execução das ações de atenção básica à saúde, programas, contratos, convênios e acordos.
São considerados critérios para glosa total na auditoria do SUS:
I. Emissão de AIH para pacientes fictícios.
II. Emissão indevida de mais de uma AIH para o mesmo paciente.
III. Pacientes com registros de internados, porém não encontrados no hospital.
IV. Internação desnecessária em UTI.
Quais estão corretos?
Apenas IV.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
A classificação correta de auditoria segundo os critérios previstos nas normas técnicas é:
ordinária e extraordinária.
indireta e compartilhada.
indireta e integrada.
ordinária e compartilhada.
O médico imbuído da função de auditor deve:
indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
internar e assistir o paciente auditado em hospitais privados e públicos, com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico.
responsabilizar-se, em caráter pessoal, pelos atos profissionais e assistenciais junto ao paciente auditado que está internado.
atuar com isenção quando designado para servir como perito ou como auditor, não podendo ultrapassar os limites de suas atribuições e de sua competência.
Durante análise do prontuário de um paciente, o auditor detecta algumas distorções e irregularidades passíveis de correção. O hospital deverá proceder à correção para manifestação sobre o montante reclamado no prazo de até
dois dias.
trinta dias.
vinte dias.
dez dias.
Em relação à aplicação de glosas em auditoria médica, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A prática de atos ilegais ou ilegítimos ocasiona ressarcimento ao erário, recomendação de correção do procedimento e responsabilização dos autores do ato e da autoridade administrativa competente com envio para o Ministério Público.
( ) A prática de atos antieconômicos ou indevidos, que não seja constatada a má fé, gera recomendação ao gestor de correção do procedimento realizado e/ou ressarcimento ao erário.
( ) Toda glosa deverá ser acompanhada da sua respectiva documentação comprobatória.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V.
V – F – V.
V – F – F.
F – V – F.
F – F – V.
O SIGTAP, ou Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS – é uma ferramenta de gestão que permite o acompanhamento sistemático, inclusive com série histórica, das alterações realizadas a cada competência, detalhando os atributos de cada procedimento, compatibilidades e relacionamentos. Assim, assinale a alternativa INCORRETA.
Permite a geração de inúmeros relatórios e disponibiliza informações atualizadas.
Fornece CID compatível com o procedimento solicitado.
Informa média de permanência.
Não informa a complexidade do procedimento.
Estabelece idade mínima e máxima para procedimento.
O conceito de auditoria médica encontra-se expresso em:
a auditoria médica funciona como um instrumento de gestão e fiscalização independente. Consiste em uma avaliação criteriosa e sistemática das contas, serviços e procedimentos de um hospital, consultório, clínica e outros serviços de saúde.
a auditoria médica é um instrumento de gestão que independe do profissional médico, pois os recursos tecnológicos existentes permitem aos recursos humanos de uma entidade hospitalar realizá-la.
a auditoria médica é uma ferramenta previamente programada que impede que o hospital ou médico possam realizar procedimento sem a previsão de custos.
a auditoria atua com mecanismos para regulação médica, prevalecendo o que está prescrito pelo médico assistente, uma vez que ele, no exercício de sua profissão, possui fé pública e independência profissional.
Por ocasião da análise dos prontuários médicos, na vigência das internações, dentro dos princípios éticos, compete aos auditores médicos:
avaliar: a evolução clínica dos pacientes, a propriedade dos exames solicitados e da terapêutica instituída e a indicação das cirurgias, bem como compatibilidade entre o tempo de permanência hospitalar e o diagnóstico ou quadro clínico apresentado.
proceder o exame do paciente (a depender da exigência de assim o proceder), identificando-se, antes de iniciar suas atividades, informando sua função e a necessidade de exercê-la, independente de autorização prévia para executá-la.
Dialogar com o paciente, familiares, funcionários do hospital ou qualquer outra pessoa envolvida, sobre as condições da assistência médico-hospitalar que está sendo prestada.
Verificar se as visitas estão sendo devidamente documentadas, contendo: objetivo, duração, local visitado, tipo de estabelecimento, data, medidas adotadas na constatação de irregularidades e assinatura do responsável.
Examinar, em todos os prontuários dos pacientes internados por ocasião da auditoria, se a medicação prescrita coincide, quantitativa e qualitativamente, com a que está sendo administrada.
Assinale a alternativa que representa a causa mais frequente de derrame pleural classificado como transudato, em pacientes octogenários.
Colagenoses.
Desnutrição.
Diálise peritoneal.
Fármacos.
Insuficiência cardíaca.
No caso de procriação medicamente assistida, é vedado ao médico criar seres humanos geneticamente modificados.
Certo
Errado
Analise as afirmações abaixo, relativas às vedações do médico na função de auditor, e as classifique em (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) O médico não pode permitir o conhecimento dos prontuários sob sua responsabilidade por pessoa não obrigada ao sigilo profissional.
( ) O médico tem o dever de expedir relatório, mesmo sem ter praticado ato profissional que o justifique, desde que corresponda à verdade.
( ) Pela natureza impessoal e fiscalizatória da sua atuação, o médico auditor pode negar ao paciente o acesso a seu prontuário.
A sequência CORRETA é:
V, V, V.
F, V, F.
F, F, V.
V, F, F.
F, F, F.
Através da análise do “Relatório Demonstrativo de Apac Apresentadas” não é possível a seguinte verificação:
procedimento principal.
motivo da cobrança.
CNES do médico responsável.
início do tratamento.
quantidade de meses cobrados num determinado procedimento.
Fazem parte das propostas direcionadas às linhas de cuidado prioritárias da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno para a Saúde Integral da Criança no Brasil:
Ampliar o acesso à Atenção Psicossocial da População Geral e foco na Saúde Mental.
Prevenção de Violências Urbanas e no Trânsito e Promoção da Cultura de Paz.
Incentivo e Qualificação do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da criança e Atenção à Saúde do Recém-Nascido.
Vigilância à Mortalidade Materno Fetal e Número de Partos Prematuros.
Qualificação do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da Criança focado na Obesidade Infantil e Aleitamento materno.
Relativamente às glosas e aos atos praticados, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Glosa total.
2. Glosa parcial.
Coluna 2
( ) Cobrança de quimioterapia para paciente falecido.
( ) Cobrança de exames complementares por meio do SIA, quando os mesmos foram realizados enquanto o paciente se encontrava internado.
( ) Cobrança de mais de uma aplicação de nutrição parenteral/enteral por dia.
( ) Ausência de Folha de Prescrição de Controle de Materiais e Medicamentos de Hemodiálise no prontuário.
( ) Ausência do exame anatomopatológico, confirmando que o procedimento cirúrgico cobrado é oncológico (maligno).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 2 – 1 – 2.
1 – 1 – 2 – 1 – 1.
2 – 2 – 1 – 2 – 1.
2 – 1 – 1 – 1 – 2.
1 – 2 – 1 – 2 – 2.