

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando-se que a adenoidectomia pode ser potencialmente benéfica em algumas doenças ou situações clínicas, analise as condições a seguir:
I. Sinusite crônica e recorrente.
II. Fala hiponasal.
III. Fenda palatina submucosa.
IV. Ronco intenso.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
Em relação ao tratamento cirúrgico do Refluxo vesicoureteral, assinale a afirmativa correta:
O refluxo pode ser corrigido apenas através da incisão do abdome inferior ou da região inguinal;
A laparoscopia esta contraindicada;
O tratamento cirúrgico aberto envolve a modificação da junção ureterovesical anormal para criar uma razão entre a espessura intramural do ureter e o diâmetro ureteral de 4:1 a 5:1;
A operação pode ser realizada somente do lado interno da bexiga.
Teratomas são tumores constituídos de células oriundas, em geral, das três camadas germinativas. Sobre este tipo de tumor que pode ocorrer no período neonatal, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa, a seguir, assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
( ) A incidência dos teratomas é rara, sendo mais comuns na região cervical;
( ) Os teratomas cervicais (TCs) são encontrados mais frequentemente no recém-nascido (RN) e no lactente, raramente na criança maior e no adulto, podendo apresentar-se já na vida intrauterina;
( ) Os níveis de alfa-feto proteína (AFP) devem ser monitorados, especialmente no seguimento pós-operatório, para confirmar a completa excisão tumoral ou para detectar sua recorrência.
V, F, F;
F, V, F;
V, V, F;
F, V, V.
A enterocolite necrosante (ECN) é a principal emergência cirúrgica no recém-nascido e apresenta alta mortalidade. Geralmente ocorre
em recém nascidos com muito baixo peso e usuários de fármacos, como a indometacina, vitamina E, cocaína e a amicacina.
na segunda semana de vida, podendo também se manifestar do primeiro dia até semanas ou meses após o nascimento.
precocemente em recém-nascidos prematuros e tardiamente nos recém-nascidos a termo.
em prematuros com uso de aleitamento artificial em jejum prolongado, sem intercorrência no prognóstico.
Em relação ao tratamento clínico e operatório na enterocolite necrosante (ECN), a
presença de pneumoperitônio na radiografia simples de abdome é indicação absoluta de tratamento cirúrgico.
estenose intestinal após tratamento clínico da ECN ocorre principalmente no íleo distal.
síndrome do intestino curto associada à terapia cirúrgica da ECN ocorre em 50% dos pacientes.
intervenção operatória é mandatória no paciente com quadro clínico estável de ECN e com alça fixa na radiografia simples.