Questões de Concurso sobre Endocrinologia

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.958 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Asituação em que se pode recomendar a terapia de reposição hormonal na menopausa, sem contraindicações, é:


A

carcinoma de mama


B

doença hepática aguda


C

doença tromboembólica


D

sangramento vaginal não diagnosticado


E

osteoporose por aumento da ressorção óssea

Os agentes antidiabéticos orais são medicamentos que reduzem a glicemia, a fim de mantê-la em níveis normais (em jejum <100mg/dL e pós-prandial <140mg/dL). Sob esse conceito amplo, de acordo com o mecanismo de ação principal, os antidiabéticos podem ser agrupados em diversas classes. Com isso, assinalar a alternativa que contém CORRETAMENTE, o nome da classe medicamentosa e o seu mecanismo de ação principal:


A

Glinidinas — aumentam a utilização periférica de glicose.


B

Glitazonas — incrementam a secreção pancreática de insulina.


C

Inibidores das alfaglicosidases — reduzem a velocidade de absorção de glicídios.


D

Sulfoniluréias — diminuem a produção hepática de glicose.

As paratireoides produzem o PTH, um hormônio peptídico, composto por 84 resíduos de aminoácidos, que controla as variações, minuto a minuto, dos níveis de cálcio ionizado no sangue e no fluido extracelular. Qual é o papel do PTH (hormônio paratireoidiano) no processo de reabsorção óssea?


A

O PTH estimula a secreção de RANK-L pelos osteoblastos, que, por sua vez, ativa os osteoclastos para aumentar a reabsorção óssea.


B

O PTH estimula a reabsorção de cálcio pelos osteoblastos.


C

O PTH inibe a atividade dos osteoblastos.


D

O PTH diminui a secreção de RANK-L pelos osteoblastos.


E

O PTH atua diretamente na formação de osso.

A Doença Renal Diabética é a principal causa de doença renal crônica dialítica do mundo, sendo fundamental seu rastreio precoce em pacientes diabéticos. Sendo assim, quais das alternativas apresenta o correto rastreamento para a Doença Renal Diabética?


A

Ultrassonografia de rins e vias urinárias anualmente, tanto para Diabetes Mellitus, (DM), tipo 1 quanto para DM tipo 2.


B

Solicitar Albuminúria na urina de 24 horas, anualmente, para DM tipo 1 e bienalmente para DM tipo 2.


C

Realizar Biópsia renal, imediatamente, após o diagnóstico de DM, por se tratar de uma complicação grave de evolução rápida.


D

Solicitar Albuminúria na urina de 24 horas, anualmente, tanto para Diabetes Mellitus, (DM), tipo 1 quanto para DM tipo 2.

Representa um dos critérios que classifica o indivíduo com osteoporose como muito alto risco de fraturas a presença de:


A

T <-2,5 e fratura vertebral ou quadril nos últimos 2 anos


B

uma única fratura independentemente do sítio ou do tempo


C

osteoporose induzida por glicocorticoide, apenas se Z score < -2 fratura


D

T score <-3 e idade abaixo de 50 anos com pelo menos 2 fraturas de fragilidade


E

T score <-3 e uso de glicocorticoide sem fratura por fragilidade apenas se Z score < -2

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado