Questões de Concurso sobre Endocrinologia

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.958 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma paciente com neoplasia de mama avançada está em tratamento quimioterápico paliativo. Foi internada por desidratação e torpor, com história de, há uma semana, náusea intensa, com baixa aceitação de dieta e sem melhora após vomitar.


Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.


A

Há grande probabilidade de a causa da náusea ser a gastroparesia, devendo apenas ser manejada a causa‑base para a reversão do quadro.


B

Para náusea de origem metabólica, diferentes classes de medicação são bem efetivas para serem associadas a medidas para reversão da causa‑base, como, por exemplo, metoclopramida, haloperidol, ondansetrona e dexametasona.


C

Além do tratamento da causa de base e da instituição de medidas farmacológicas, não há benefício na realização de medidas não farmacológicas em ambiente hospitalar, como fracionar a dieta, ofertar alimentos com alto teor proteico, ofertar líquidos claros e não ofertar alimentos gordurosos e hiperprocessados, devendo ser realizada em ambiente extra‑hospitalar.


D

Os antipsicóticos são excelentes antieméticos, mas devem ser evitados nos casos de obstrução intestinal maligna.


E

A provável causa para a náusea em questão é hipercalcemia, sendo indicada a prescrição imediata de bifosfonado.

Sobre as manifestações da insuficiência adrenal, elas podem ser divididas nas seguintes síndromes clínicas:

I- Insuficiência adrenal primária crônica ou doença de Addison, crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos a um estresse agudo como infecção, trauma, cirurgia ou desidratação), e insuficiência adrenal secundária.

II- Insuficiência adrenal primária crônica, crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos a um estresse agudo como infecção, trauma, cirurgia ou desidratação) e insuficiência adrenal secundária ou doença de Addison.

III- Insuficiência adrenal primária aguda ou doença de Addison, crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos à infecção, trauma, cirurgia ou desidratação) e insuficiência adrenal secundária crônica.

IV- Insuficiência adrenal primária crônica, doença de Addison, que é a crise adrenal (estado de insuficiência adrenal aguda que ocorre em pacientes expostos a um estresse agudo como infecção, trauma, cirurgia ou desidratação), e insuficiência adrenal secundária.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:


A

Todos os itens estão incorretos.


B

Apenas o item I está correto.


C

Apenas o item II está correto.


D

Apenas o item III está correto.

O Diabetes Mellitus tipo 2 tem seu início insidioso e, muitas vezes, o indivíduo não apresenta sintomas; porém, as alterações fisio-patológicas podem preceder em muitos anos o diagnóstico da doença. Diante desse cenário, algumas estratégias de rastreamento têm se mostrado custo-efetivas. De acordo com as orientações da Diretriz sobre o Diagnóstico do Diabetes e Rastreamento do Diabetes tipo 2, da Sociedade Brasileira de Diabetes, é recomendado o rastreamento em adultos com


A

25 anos ou mais e sobrepeso.


B

25 anos ou mais, mesmo sem fatores de risco presentes.


C

45 anos ou mais, mesmo sem fatores de risco presentes.


D

sobrepeso, mesmo sem outros fatores de risco presentes.

Uma mulher de 59 anos, em tratamento para osteoporose com alendronato 70 mg semanal, procura atendimento, por apresentar alteração nos exames tiroideanos, com TSH 0,1 (VR: 0,4-4,0 mUI/L) e T4 livre 1,5 (VR: 0,7- 1,8 ng/dL. Completamente assintomática.


Assinale a alternativa que indica a melhor conduta para esse caso.


A

Como tem hipertiroidismo subclínico, indicado suspender bisfosfonato e tratar imediatamente pelo risco aumentado de fratura, com avaliação da etiologia do hipertireoidismo posteriormente.


B

Repetir os exames com 3-6 meses. Caso persista alterado, investigar e tratar de acordo com a etiologia, pois a associação do hipertiroidismo subclínico com perda de massa óssea e fraturas está bem estabelecida.


C

Tratamento imediato com droga antitiroidenana pelo risco de arritmia (fibrilação atrial) nessa faixa etária.


D

Não fazer nenhuma conduta, pois a alteração laboratorial é mínima, devendo ser erro laboratorial.


E

Deve-se suspender imediatamente o bisfosfonato e repetir novos exames tiroideanos com 15 dias, pela interferência do bisfosfonato na secreção hipofisária de TSH.

Dentre as alternativas a seguir, qual a principal etiologia das massas adrenais unilaterais?


A

Feocromocitomas.


B

Adenomas não funcionantes.


C

Metástases.


D

AIDS.


E

Hiperplasia adrenal.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado