

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Parasitoses decorrem da presença macroscópica e/ou microscópica no intestino e comprometem de forma heterogênea aproximadamente 25% da população mundial. Associe CORRETAMENTE os itens numerados às respectivas características:
(1) Amebíase;
(2) Áscaris;
(3) Giardíase, Estrongiloidíase, Ancilostomíase.
(4) Esquistossomose.
(__) Uma das complicações em crianças com infestação maciça; sendo o parasita mais prevalente em todo o mundo com quadro de obstrução intestinal.
(__) Anemias, síndrome de má absorção e suas consequências estão presentes especialmente nelas; os parasitas nutrem-se de sangue.
(__) Doença parasitária crônica causada pelo verme achatado.
(__) Compromete basicamente o cólon, sua mucosa e submucosa, provocando ulcerações.
Agora, assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo:
2, 3, 4, 1.
3, 2, 1, 4.
4, 3, 1, 2.
1, 2, 3, 4.
Assinale a alternativa correta em relação à indicação de exames de imagem na pancreatite aguda (PA).
A presença de alça sentinela, a dilatação do estômago, do duodeno e do cólon transverso e o apagamento do músculo psoas, na radiografia simples de abdômen, são achados que influenciam na estratificação da gravidade da PA.
A ultrassonografia de abdome tem grande valor na avaliação das vias biliares e do pâncreas, na estratificação da PA e na detecção de necrose pancreática.
A TC de abdome não é um exame necessário na PA branda.
A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) está indicada em todos os casos de PA, para excluir a PA de origem biliar.
A presença de gases intestinais e obesidade são fatores limitantes para a acurácia do exame de tomografia.
Um paciente está em acompanhamento por esofagite de refluxo. A seguinte queixa é um sinal de alarme e tem indicação de endoscopia precoce, a qual corresponde corretamente à alternativa:
Faringite.
Diarreia.
Pirose.
Disfagia.
Mulher de 55 anos realizou EDA, que demonstrou úlcera de 1 cm na grande curvatura do corpo gástrico proximal. A biópsia na borda da úlcera revela células tumorais invasivas contendo mucina e que não possuem estrutura glandular. Foi solicitada uma ecoendoscopia, que mostrou invasão do tumor para o espaço subseroso.
A conduta correta, nesse caso, é:
ressecção endoscópica da mucosa.
dissecção endoscópica da submucosa.
gastrectomia parcial.
gastrectomia total.
quimioterapia neoadjuvante, seguida de dissecção endoscópica da submucosa.
Mulher de 64 anos procura consultório de um gastroenterologista com queixa de diarreia sanguinolenta há 6 semanas. Relata câncer de útero há cerca de 8 anos, tendo sido tratada com radioterapia e cirurgia. Realizou endoscopia digestiva alta, que não demonstrou alterações. A colonoscopia revela hiperemia e erosões moderadas do lado esquerdo, estendendo-se de forma contínua do reto à flexura esplênica e inflamação periapendicular. O cólon restante e íleo terminal eram normais. Biópsias do cólon descendente, sigmoide e reto revelam irregularidade arquitetônica, atrofia de criptas e ausência de granulomas e de fibrose de subíntima. Parasitológico e coproculturas são negativos para infecção.
O diagnóstico mais provável é:
retocolite ulcerativa.
doença de Crohn.
colite isquêmica.
colite amebiana.
colite actínica.