Questões de Concurso sobre Gastroenterologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.628 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A respeito da pancreatite aguda, analise as afirmações a seguir:


I - Define-se pancreatite intersticial pelo aumento do pâncreas no exame de imagem. O borramento peripancreático pode ser visto e constitui sinal de inflamação. A maioria dos pacientes apresenta esse tipo de pancreatite. A maioria dos casos é autolimitada.

II - Em relação aos sinais e sintomas da doença, a frequência cardíaca costuma estar elevada (p. ex., 100 a 140 bpm); a respiração é rápida e curta; a pressão arterial pode alternar entre alta e baixa, com hipotensão postural significativa; e o sensório pode diminuir até um nível de obnubilação.

III - A amilase e a lipase séricas aumentam no primeiro dia do quadro de pancreatite aguda e voltam ao normal em 3 a 7 dias. A amilase é mais específica para pancreatite, mas ambas as enzimas podem estar elevadas na insuficiência renal e em várias outras afecções abdominais (p. ex., úlcera perfurada, oclusão vascular mesentérica, obstrução intestinal).


É correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II, apenas.


D

I, II, III.


E

I e III, apenas.

A hemorragia digestiva é uma ocorrência frequente nos atendimentos das emergências hospitalares. Com isso, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__)A forma mais comum de apresentação da hemorragia digestiva alta aguda é a hematêmese, vômito em borra de café ou melena.

(__)Lesões de Cameron, Lesões de Dieulafoy e ectasia vascular de antro gástrico são as causas mais comuns de hemorragia digestiva obscura no trato digestório alto.

(__)A presença de hematoquezia sugere sangramento proximal ao ângulo de Treitz (esôfago, estômago ou duodeno).


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A

V − V − V.


B

F − V − V.


C

F − F − F.


D

V − V − F.


E

V − F − F.

Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria Gram-negativa espiralada que coloniza a mucosa gástrica dos seres humanos, desencadeando um processo inflamatório agudo (gastrite aguda) e, posteriormente, inflamação crônica, caracterizada como gastrite crônica. Nesse contexto, analise as proposições a seguir:


I- O estômago humano é o único reservatório reconhecido dessa bactéria.

II- A infecção pelo H. pylori é reconhecida como o maior fator de risco para o desenvolvimento do adenocarcinoma de estômago.

III- Doenças neurológicas (acidente vascular cerebral isquêmico, doença de Parkinson, Alzheimer e enxaqueca) não possuem associação com a infecção pelo H. pylori.


É correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

III, apenas.


C

II, apenas.


D

I, apenas.


E

II e III, apenas.

Assinale a alternativa que contenha indicações de tratamento da infecção pelo H. pylori.


A

Doença do refluxo gastresofágico, úlcera duodenal, úlcera gástrica


B

Esôfago de Barrett, câncer gástrico precoce, úlcera gástrica


C

Esofagite erosiva, linfoma Malt baixo grau, úlcera duodenal


D

Gastrite erosiva leve, úlcera duodenal, úlcera gástrica


E

Gastrite atrófica, purpura trombocitopênica idiopática, úlcera gástrica

Icterícia é a coloração amarelo-alaranjada que pode ser observada nas mucosas conjuntival e sublingual e na pele, em decorrência da elevação das concentrações séricas de bilirrubina. Sobre a icterícia, assinale a alternativa correta:


A

As síndromes de Gilbert e de Crigler-Najjar tipos 1 e 2 são formas adquiridas de icterícia por bilirrubina direta, que resultam de diferentes mutações no gene UGT1A1.


B

A colestase intra-hepática recorrente benigna (BRIC) é uma condição frequente benigna, de herança autossômica dominante, relacionada ao gene FIC1.


C

Anemias megaloblásticas por deficiência de B12, sideroblástica e ferropriva grave são exemplos de hiperbilirrubinemia indireta.


D

A síndrome de Dubin-Johnson decorre de mutações no gene UGT1A1.


E

O fígado pode ter sua capacidade de captar bilirrubina aumentada pelo efeito competitivo de medicamentos como rifampicina e ácido flavaspídico.

   
Gerar simulado