

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paciente de 72 anos apresenta lentificação de movimentos e rigidez muscular há cerca de 8 meses. Há 2 meses relata dificuldade para realizar pequenos reparos domésticos, vestir-se e certa insegurança para dirigir. A conduta terapêutica mais adequada para esse caso é:
pramipexol.
rasagilina.
safinamida.
rotigotina.
levodopa.
Em relação ao tratamento da osteoporose, é correto afirmar, EXCETO:
O alendronato é contra-indicado em pacientes com clearance de creatinina < 35 ml/minuto.
A dose recomendada de denosumabe para tratamento da osteoporose no idoso é 40 mg subcutâneo a cada 6 meses.
O uso prolongado de bifosfonatos tem sido associado a osteonecrose de mandíbula e fraturas atípicas do fêmur.
O denosumabe pode ser utilizado em idosos com insuficiência renal, uma vez que não é eliminado pelo rim.
A perda de consciência em idosos pode levar a lesões graves e muitas vezes demanda investigações para entendimento das possíveis causas. Assinale a característica presente nos casos de síncope em idosos e não nos casos de crise convulsiva.
Recuperação rápida da consciência.
Presença de lacerações em língua e cabeça.
Aumento de prolactina.
Presença de sintomas prodrômicos até a perda de consciência.
Liberação esfincteriana.
O Código de Ética Médica:
I. Estabelece como princípio fundamental que o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano. Como normas deontológicas, determina que são direitos do médico: exercer a medicina com dignidade e, conforme seu livre-arbítrio, realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios de delegacias de polícia.
II. Quando na função de auditor ou de perito, é direito do médico estabelecer seus honorários de forma justa e digna, bem como receber gratificações por valores vinculados às glosas.
III. É vedado ao médico desrespeitar o interesse e a integridade do paciente em qualquer instituição na qual esteja recolhido, independentemente da própria vontade.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Paciente de 72 anos com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca, apresentou pneumonia lobar esquerda há 6 meses com necessidade de internação. De acordo com a sua carteira vacinal recebeu uma dose da vacina polissacarídica 23-valente (VPP23) há 2 anos e não recebeu a vacina conjugada 13-valente (VCP13). Com relação ao esquema de vacinação antipneumocócica preconizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a orientação correta para o caso é:
aguardar 6 meses para receber uma dose da VCP13 e em 1 ano receber outra dose da VPP23.
administrar uma dose da VCP13 imediatamente e em 3 anos receber outra dose da VPP23.
administrar outra dose da VPP23 imediatamente e em 1 ano receber uma dose da VCP13.
aguardar 1 ano para receber uma dose da VCP13 e em 5 anos receber outra dose da VCP13.
administrar uma dose da VCP13 imediatamente e em 1 ano receber outra dose da VPP23.
Idoso de 61 anos com antecedente de artrite reumatóide procura ambulatório com queixa de inapetência e fadiga há dois meses. Exames complementares evidenciam hemoglobina: 9,3 g/dL, hematócrito: 28,1%, volume corpuscular médio: 92 fI(normal: 80 a 100 fl), ferro: 56 ug/dL (normal: 65 a 175 ug/dL), saturação de transferrina: 17% (normal: 20 a 50%) ferritina 288 mcg/L (normal: 36 a 262 mcg/L). O diagnóstico etiológico mais provável da anemia é:
hemolítica autoimune.
deficiência de vitamina B12.
deficiência de ferro.
deficiência de ácido fólico.
doença crônica.
A sarcopenia é uma condição que acomete mais da metade dos muito idosos e seu diagnóstico é principalmente baseado em fatores clínicos e exames não invasivos. Seguindo as recomendações mais recentes (Consenso Europeu de Sarcopenia - 2019), devem, respectivamente, ser usados para o diagnóstico de sarcopenia e avaliação da gravidade da sarcopenia:
Teste de sentar-se e levantar da cadeira e velocidade de marcha.
Circunferência de panturrilha e análise de composição corporal (DXA).
Timed up and go e questionários clínicos (SARC-F).
Questionários clínicos como SARC-F e forca de preensão palmar.
Timed up and go e análise de composição corporal (DXA).
Os 5-aminossalicilatos podem causar diarreia em idoso, é correto afirmar que um exemplo é a:
Levodopa.
Olsalazina.
Colchicina.
Digoxina.
Acetazolamida.
70 anos, feminino, tem diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) com 3 exacerbações nos últimos 6 meses. A prova de função pulmonar teve Volume Expiratório Forçado de 1 seg (VEF 1) de 35% do previsto e VEF1/CVF de 0,60 do previsto pós broncodilatador. Exames laboratoriais mostravam eosinofilia. Assinale a opção correta a respeito do tratamento indicado.
Uso regular de corticosteroide oral + Beta2- agonista de longa duração.
Uso regular apenas de broncodilatador de longa ação (beta2-agonista e anticolinérgico).
Uso regular de corticosteroide inalado + broncodilatador de longa ação (beta2-agonista e anticolinérgico).
Uso quando necessário de broncodilatador de longa duração (beta2-agonista ou anticolinérgico).
Uso, quando necessário, de broncodilatador de longa duração (beta2-agonista).
Qual é o diagnóstico mais provável?
Pneumonia.
Dengue.
Tuberculose.
Insuficiência Cardíaca.