Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A polifarmácia é uma das grandes questões em geriatria. Uma das piores consequências da polifarmácia é o aumento do risco de reações adversas. Diversos fármacos utilizados por pacientes idosos podem levar ao prolongamento do intervalo QT e, consequentemente, a ocorrência de arritmias ventriculares fatais. São fármacos que aumentam o intervalo QT, EXCETO:


A

Citalopram.


B

Clorpromazina.


C

Azitromicina.


D

Atorvastatina.

A Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória sistêmica, auto-imune e crônica que pode levar a deformidades articulares, declínio funcional e grande comprometimento na qualidade de vida. Definese como Artrite Reumatoide do idoso (EORA - elderly onset rheumatoid arthritis) a doença de início após os 60 anos de idade. Sobre a Artrite Reumatoide do idoso (EORA), marque a alternativa INCORRETA:


A

Há maior igualdade na distribuição entre os sexos, com a razão de acometimento entre mulheres e homens sendo próxima a 1 para 1.


B

O acometimento de grandes articulações proximais (ombros e quadris) é mais frequente.


C

A limitação funcional e a gravidade da lesão articular geralmente são maiores.


D

A ocorrência de manifestações extra-articulares, incluindo nódulos reumatoides, é maior do que nos pacientes com início da doença na idade jovem.

Na intenção de explicar os processos relacionados ao envelhecimento, várias teorias foram propostas, tentando englobar aspectos genéticos, bioquímicos e fisiológicos relacionados ao indivíduo. Considerando tais teorias, assinale a alternativa correta.


A

A teoria do uso e desgaste afirma ser o uso contínuo e ininterrupto das células somáticas o responsável pelo seu desgaste e, dessa forma, seu envelhecimento


B

A teoria do erro catastrófico defende que, radicais livres produzidos pelo processo de obtenção de energia, seriam os responsáveis pelo envelhecimento do ser anaeróbico


C

A teoria da apoptose defende o envelhecimento como resultado de alterações ocorridas nas funções neurais e endócrinas, notadamente no sistema hipotálamo-hipófise-adrenal


D

As teorias metabólicas defendem o fato de que animais de grande porte possuem menor sobrevida que animais pequenos pois apresentam maior taxa metabólica


E

A teoria epigenética defendo o envelhecimento correlacionado a heranças genéticas sem que haja interferência de hábitos de vida e meio ambiente

Homem de 82 anos agendou consulta médica devido a quadro de noctúria, urgência miccional, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e polaciúria. Após realização de exames iniciais, foi estabelecido o diagnóstico de hiperplasia prostática benigna. Paciente apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica (no momento, com descontrole pressórico importante), dislipidemia e glaucoma.


Considerando o caso clínico acima, assinale a alternativa correta.


A

Por tratar-se de um paciente com idade avançada, a melhor escolha é a mirabegrona, uma vez que apresenta poucos efeitos colaterais associados


B

Uma opção terapêutica seria a doxazosina, medicamento da classe dos alfabloqueadores seletivos que, por sua vez, estão menos associados a episódios de hipotensão


C

Para esse paciente, uma alternativa seria a introdução de alfabloqueador seletivo associado a inibidor da 5-alfa redutase, ou seja, tansulosina e dudasterida, respectivamente


D

A introdução de antimuscarínicos como a darifenacina seria uma alternativa segura, já que melhoram principalmente sintomas de esvaziamento, como os do paciente


E

A finasterida, medicamento da classe dos inibidores da 5-fosfodiesterase, seria uma alternativa caso o paciente apresenta-se sintomas de impotência sexual

Paciente de 72 anos apresenta nódulo palpável na tireoide e aumento de TSH, ao exame laboratorial. Foi solicitada a ultrassonografia com doppler colorido da tireoide.


Nesse exame, a pontuação do Thyroid Imaging Reporting and Data System (TI-RADS) que indica que o nódulo é moderadamente suspeito de malignidade, mas que pode indicar a necessidade de realização de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é


A

TI-RADS 1.


B

TI-RADS 2.


C

TI-RADS 3.


D

TI-RADS 4.


E

TI-RADS 5.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado