Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Mulher de 73 anos, tabagista, diabética, hipertensa, com transtorno ansioso, usa losartana 100 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia, metformina 2000 mg/dia e alprazolam 0,5 mg se crises de ansiedade. Comparece por demanda espontânea na atenção primária com quadro de tontura associada a perda de equilíbrio com piora gradual persistente e presença de marcha atáxica, há 1 dia. Ao exame físico verificado head impulse test positivo e presença de nistagmo vertical. Considerando o quadro clínico descrito, assinale a alternativa correta.


A

Trata-se de provável quadro de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) e o tratamento dessa paciente consiste na realização das manobras de Dix-Halppike e Epley, com prescrição de antieméticos


B

A paciente apresenta provável doença de Menière e, além dos testes realizados, deve-se fazer a otoscopia da paciente. Se confirmado, o tratamento consiste na prescrição de antibióticos e, em alguns casos, cirurgia


C

Devido antecedente de transtorno ansioso, é provável tratar-se de um quadro de crise dissociativa/conversiva. Deve-se acalmar a paciente e prescrever benzodiazepínico de resgate com encaminhamento para psicoterapia


D

Trata-se de sintomas secundários a distúrbios metabólicos. Dessa forma, deve-se dar alta para a paciente com orientação de controle pressórico e de HGT com previsão de reavaliação breve em atenção primária


E

Devido ao quadro e às alterações no exame físico, há a hipótese de tontura de etiologia central. Dessa forma deve-se encaminhar a paciente para serviço de emergência para a realização de exame de imagem de encéfalo

A população brasileira vem em crescente envelhecimento. Dessa forma, a responsabilidade com o indivíduo idoso de maneira a assegurar seu acesso à saúde, ao trabalho, ao lazer entre outros setores deve ser compartilhada entre o poder público e a sociedade como um todo. Em relação à pessoa idosa na sociedade e seus direitos, assinale a alternativa incorreta.


A

A garantia de prioridade compreende o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população


B

O atendimento domiciliar para a população idosa que dele necessitar e que esteja impossibilitada de se locomover é garantido pelo Direito à Saúde, presente no Estatuto da Pessoa Idosa


C

É vedada a discriminação da pessoa idosa nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade


D

Em todo atendimento de saúde, os maiores de 70 (setenta) anos terão preferência especial sobre as demais pessoas idosas, exceto em caso de emergência


E

Para o paciente idoso que não estiver no domínio de suas faculdades mentais, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar, o médico poderá decidir pelo tratamento mais adequado

MANA, 85 anos, procura auxílio médico com história de sentir-se desanimada com fraqueza de membros inferiores. Vinha em uso de levotiroxina 50 mcg em jejum, omeprazol 20 mg em jejum, metoprolol 25 mg pela manhã, donepezila 5 mg/d, venlafaxina 150 mg/d e atorvastatina 20 mg/d. Durante exame físico, foi observada bradicardia, FC: 35 bpm. Foi realizado um eletrocardiograma, mostrado a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que mostra qual associação medicamentoso pode justificar as alterações encontradas.


A

Atorvastatina e metoprolol.


B

Donepezila e venlafaxina.


C

Metoprolol e levotiroxina.


D

Venlafaxina e levotiroxina.


E

Donepezila e metoprolol.

No processo de envelhecimento, são frequentes as mudanças na personalidade do indivíduo. Sobre alterações características desta fase da vida, assinale a alternativa incorreta.


A

Redução do controle dos afetos


B

Dificuldade de adaptação ao novo


C

Misantropia


D

Despreocupação excessiva pela segurança


E

Tendência a se ocupar de modo perseverante dos mesmos temas

Assinale a alternativa que corresponda ao estágio atual do declínio funcional do Sr. JTL, de acordo com a escala FAST (Functional Assessment Scale).


Estágio

Características

Diagnóstico

1

Funções normais.

Adulto normal

2

Dificuldade subjetiva para encontrar vocabulário ou objetos.

Idoso normal

3

Dificuldade em atividades profissionais complexas e relações sociais (por exemplo: esquecer compromissos, perder-se em locais menos conhecidos).

DA incipiente

4

Dificuldades para cumprir tarefas cotidianas complexas como fazer compras, cuidar de finanças ou planejar um almoço de família.

DA leve

5

Dificuldades para cumprir tarefas cotidianas simples como escolher a roupa. Nesta fase a pessoa já é dependente.

DA moderada

6

A Precisa de ajuda para cumprir tarefas físicas simples com vestir-se.



DA moderada a grave



B Requer ajuda para tomar banho.

C Requer ajuda para atividades mecânicas do toalete (puxar a descarga, enxugar-se, etc).

D Incontinência urinária.

E Incontinência fecal.

7

A Falar restrita.




DA grave



B Vocabulário inteligível.

C Perda da capacidade de andar.

D Perda da capacidade de sentar-se na cama.

E Perda da capacidade de sorrir.

F Perda da capacidade de manter a cabeça ereta.



A

6E.


B

5.


C

1.


D

7F.


E

6C.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado